top of page

Páscoa: coelho não é presente - seja consciente

Atualizado: 11 de abr. de 2022

Por ser considerado como um símbolo da Páscoa, o coelho está entre os presentes mais populares nesta data. Mas se engana quem acredita que presentear um ente querido com um pet é uma atitude louvável. Coelho não é objeto para ser usado como presente de Páscoa, visto que isso consiste em um gesto equivocado, quase sempre resultando em sofrimento para o animal.


Não fomente o nefasto comércio de vidas inocentes. Não compre animais. Adote-os! (Foto: PetLove)

A venda de coelhos no período da Páscoa é uma das práticas comerciais mais condenáveis do mercado. Os coelhos tiveram o infortúnio de serem relacionados diretamente a símbolo de Páscoa, já que isso lhes atribui um status de mercadoria, tornando-os produto de uma indústria perversa que os manufaturam em larga escala para abastecer o comércio no período pascal. Alguns pet shops fazem até promoções com grandes divulgações nos dias que antecedem o feriado, para aumentar as vendas. Tais promoções incentivam e induzem as pessoas a usarem coelhos como presente, ou seja, muitos clientes desavisados são influenciados e acabam comprando por impulso.


Esse modelo de exploração animal é negócio similar ao praticado pelas famigeradas 'fábricas de filhotes', que submetem cães e gatos (de raças com valor de mercado) à procriação desenfreada para fins de comercialização dos animais. Mas vale ressaltar, quem compra animais, seja coelho, cão, gato ou outro bicho, está fomentando essa indústria perversa que os explora em condições degradantes nas quais os animais são submetidos a inomináveis torturas, sempre com o vil propósito de obter um lucro comercial nefasto, de caráter medieval e bárbaro.


O abandono


Por não se atentarem às necessidades específicas dos coelhos antes de adquiri-los como pets, muitas famílias acabam negligenciando os cuidados e, pior, abandonando o animal - ato condenável que configura crime, previsto na Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais).


O número de abandonos de coelhos após a Páscoa cresce consideravelmente a cada ano. Muitos são os bichinhos deixados em lixeiras, praças e parques, onde acabam morrendo de frio, fome, atropelados ou atacados por outros animais em situação de rua.


Ocorrências do tipo acontecem constantemente, pois quem é presenteado com um peludo desses nem sempre está disposto a assumir a responsabilidade para sustentar e oferecer os cuidados necessários que o animalzinho exige – e são muitos. É importante ter em mente que surpreender um ente querido oferecendo de presente qualquer animal doméstico pode representar um ato irresponsável, de extrema insensatez, visto que as consequências do gesto costumam resultar em desgraça para o inocente que é usado como objeto de agrado.


Seja consciente


Animais não são objeto que se usa como enfeite em festas ou para servir de presente. Nesta Páscoa, pense muito bem e evite comprar um coelhinho. Coelhos são animais complexos que exigem inúmeros cuidados específicos.


Muitas pessoas, por serem desprovidas de consciência e acreditarem estar fazendo algo 'fofo', acabam por impor aos coelhos uma situação muito triste nesta época do ano, pois os compram ou os recebem de presente e depois os negligenciam ou os abandonam à própria sorte.


Nós, protetores, sempre recomendamos a adoção de cães e gatos para quem quer a companhia de um pet. Contudo, caso tenha o desejo e a intenção de ser tutor de um orelhudo, pesquise sobre ONGs que se dedicam ao resgate e cuidado destes animais. São muitas vidas aguardando um lar. Não compre, adote!

Então, à luz da razão e da consciência, caso você queira presentear alguém com um coelhinho, que ele seja de pelúcia ou chocolate - de preferência com leite de origem vegetal em sua composição.




 


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!



Águas de Teresina notifica a Apipa por atraso em pagamento de conta de água. Ajude a Entidade a pagar este débito e manter o abastecimento de água em seu abrigo de animais carentes.





Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com












Ajude a Apipa - situação de emergência












Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

bottom of page