top of page

APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena

Atualizado: 20 de dez. de 2020

Daniela Ramos, presidente da Entidade, diz que o isolamento social serviu para impulsionar as adoções no abrigo, superando as expectativas. A protetora destaca a importância da adoção e dá dicas de como se exercer a guarda responsável de animais.

A cadela Maricota, recentemente adotada. As adoções também contemplaram animais idosos e deficientes, dentre estes, bichinhos hospedados no abrigo há vários anos. (Foto: APIPA® / Facebook)

Adotar um pet, além de ser uma bela expressão de amor, é uma atitude que contribui para a redução no número de animais abandonados. Na capital do Piauí, por exemplo, desde o início da quarentena, o número de companheiros de quatro patas nas famílias vem aumentando. A Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) registrou uma alta de mais de 50% na adoção de cães e gatos nos últimos quatro meses.


Nesse período de distanciamento social, a companhia deles tornou-se ainda mais valiosa para quem precisa dividir emoções, cuidados e uma rotina em casa.


Daniela Ramos, presidente da APIPA, destaca que a busca por focinhos gelados e brincalhões inclusive superou até as expectativas.


“Estamos com uma média de 40 animais adotados por mês, muitos bichinhos que estavam no abrigo há anos e agora estão sendo escolhidos, inclusive aqueles que possuem algum tipo de deficiência”, destaca a presidente, Daniela Ramos.


No entanto, muito mais do que carinho, os pets necessitam de atenção e cuidados especiais que são indispensáveis para uma boa adaptação e, claro, para sua saúde, segurança e bem-estar. Por isso, torná-lo membro da família, acolhendo-o no próprio lar, é uma decisão delicada que requer, acima de tudo, responsabilidade.


“Adotar não é comprar. A adoção é um ato de amor. E o animal que uma pessoa tira do abrigo não pode mais voltar para a rua. É sempre bom lembrar que ele já sofreu muito e não pode sofrer mais”, ressalta Daniela.



Quer saber como fazer uma adoção responsável? Confira as dicas deixadas por Daniela, abaixo:

  • observe se dentro do lar há espaço adequado para acolher o bichinho de estimação;

  • identifique se há condições, dentro da rotina, para oferecer tempo de qualidade para o pet com todos os cuidados de que ele necessita;

  • assuma o compromisso com a castração para evitar que haja um número maior de animais abandonados nas ruas;

  • ofereça alimentação adequada;

  • responsabilize-se pela vacinação e promova visitas regulares ao veterinário para prevenir doenças e manter a saúde do pet.


Agindo dessa forma, observando e colocando em prática esses cuidados, você certamente vai realizar uma adoção muito mais consciente e oferecer ao bichinho adotado o bem-estar e o carinho que ele tanto merece.





Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações da TV Clube

bottom of page