top of page

Copa do Mundo: proteja o pet do barulho durante os jogos

Nas comemorações da Copa, especialmente em jogos do Brasil, é comum que os torcedores façam uso da queima de fogos de artifício e rojões, prática que causa severo incômodo aos pets, que se estressam e sofrem com os estampidos resultantes de tais artefatos explosivos, devido a sua aguçada audição. É importante que os tutores fiquem atentos, pois o problema é bastante sério, podendo até mesmo ocasionar parada cardíaca e morte do animal.


Os pets sofrem muito com os barulhos resultantes da queima de fogos. Os transtornos podem ser minimizados com alguns cuidados, que podem evitar o estresse excessivo. (Foto: Divulgação / Sonhar & Morar)


Durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol, muitos torcedores utilizam rojões e fogos de artifício para comemorar gols/vitória da seleção brasileira em uma partida. É inquestionável que se trata de motivo para comemorar, mas quem sofre com esses barulhos são os pets, já que os bichinhos de estimação, como gatos e cachorros, são mais sensíveis a barulho estridor, luzes de brilho intenso e fortes odores. Veja o que você pode fazer para proteger o seu amiguinho durante as comemorações.


Medidas preventivas para proteger os pets


Mesmo que em alguns lugares o uso de artefatos pirotécnicos ruidosos seja proibido, sempre haverá os torcedores que utilizam os rojões e fogos de artifício durante as comemorações. Além disso, outros eventos sonoros alarmantes, como tempestades, também podem prejudicar os animais de estimação. Por isso, os tutores devem adotar medidas preventivas.


Prepare o seu pet


Gol do Brasil, não tem jeito: rojões, gritaria e fogos de artifícios. Mas nem todos gostam, especialmente os pets, que se assustam e se estressam com esses inconvenientes barulhos que acontecem repentinamente. Daí a importância de prepará-los durante os dias em que antecedem os jogos do Brasil.


Uma das formas de preparar o bichinho é procurar, na internet, gravações de fogos de artifício, rojões ou tempestades e colocar para o pet escutar, em volumes crescentes, nos dias que antecederem as partidas. Durante esse período, tente distrair o bichinho com petiscos e brinquedos. Ao perceber que o barulho não o incomoda tanto, vá aumentando o volume, gradativamente, até que o animal se acostume com o barulho.


Esta medida pode ajudar a normalizar a experiência, para não ser tão assustador durante os jogos.


Fique com o seu pet em casa


Em dias de jogos do Brasil é melhor deixar seu pet em segurança dentro de casa, de preferência com um rádio ou TV ligado para suavizar os ruídos estridentes que resultam das explosões. É muito importante que alguém esteja presente, fazendo companhia ao animal.


Se ele estiver sozinho, pode sentir-se em perigo e tentar escapar da residência.


O barulho de rojões e fogos de artifício também pode servir de gatilho para crises de epilepsia ou convulsões. Com o tutor por perto, o cuidado é imediato.


Tenha um lugar seguro pronto


Alguns pets, quando se assustam, podem tentar encontrar um lugar para refúgio e se esconder. Portanto, deixe pronto, na sua casa, um local para que o seu bichinho de estimação possa se sentir mais seguro.


Um quarto escuro, com as janelas e cortinas fechadas ajudam o pet a relaxar. Coloque uma música ou ligue a TV para minimizar os ruídos que assustam o bichinho. Se possível, fique com ele e brinque, mas não o force a nada. Existem até empresas que oferecem, gratuitamente, no Youtube, áudios que 'mascaram' os ruídos.


Treine seu pet para associar esse espaço a experiências positivas, por exemplo, deixando seus brinquedos favoritos ou um cobertor para que ele se sinta confortável e seguro.


Vale investir em atividades, brincadeiras, para estimular o faro, a 'caça' e a alimentação, para que ele entenda que ali se trata de um ambiente seguro.


Proteção extra


Deixe portas e janelas fechadas e isole áreas de piscinas para evitar acidentes, caso eles tentem fugir. É importante, também, certificar-se de que o seu pet esteja identificado com um tag ou um microchip, pois, em caso de fuga, será mais fácil localizá-lo.


Ruídos, como os dos fogos de artifícios e rojões, podem deixar o pet agressivo. Portanto, outra medida preventiva é evitar deixar animais juntos nesses momentos, pois eles podem brigar por conta do estresse e se machucarem.


Ajuda veterinária


Se o seu bichinho de estimação tem medo do barulho de rojões e fogos de artifício, peça ajuda a um médico-veterinário. Esse profissional pode receitar medicamentos e técnicas que podem ajudar a aliviar o medo e a ansiedade do seu pet.


Agora, como você já sabe como proteger os pets durante as comemorações da Copa do Mundo de Futebol, pode começar a se preparar para curtir os jogos, sem descuidar do seu amiguinho.


Entenda como um pano amarrado em torno do corpo do pet pode deixá-lo mais calmo durante as comemorações com fogos (vídeo).



A técnica Tellington Touch


Sabemos que os pets costumam ficar agitados e extremamente assustados quando os fogos começam, pois eles ficam expostos a altos níveis de ruídos. E para ajudar a amenizar o sofrimento do seu cachorro, iremos mostrar uma maneira muito simples, uma técnica chamada Tellington Touch.


A técnica, que foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones, baseia-se na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. Sendo assim, a técnica consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, contribuindo para amenizar as tensões localizadas no dorso do animal, reduzindo a irritabilidade.



Por que a técnica Tellington Touch funciona?


O efeito da pressão da faixa sobre o corpo do cachorro influencia no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão, ativa seu sistema nervoso autônomo.


Tudo isso faz com que sua psique e tronco entrem em harmonia, causando a sensação de segurança e deixando o cão menos agitado. De acordo com Helena Truksa, bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal, na Ethos Animal, a técnica funciona, mas não pode ser considerada como a salvação, pois o efeito pode variar em cada cachorro, dependendo do nível de fobia que ele possui.


Contudo, ela diz que "os cães se sentem mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade simulam essa sensação". Mas complementa dizendo que “isso não quer dizer que o cachorro vai ficar tranquilo [...], apenas vai ter menos medo da situação”.






Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com



Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes no Hospital Criar


Apipa pede ajuda para manter abrigo de animais em Teresina. O programa Universo PET/O Dia TV entrevistou a protetora Isabel Moura (vídeo).



URGENTE: ESTOQUE de RAÇÃO ZERADO


AJUDE - ABRIGO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA




Ajude a Apipa adquirindo os nossos modelos exclusivos de camisas


Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00








Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa



ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR








Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Sonhar & Morar

bottom of page