top of page

Copa do Mundo: proteja o pet do barulho durante os jogos

Nas comemorações da Copa, especialmente em jogos do Brasil, é comum que os torcedores façam uso da queima de fogos de artifício e rojões, prática que causa severo incômodo aos pets, que se estressam e sofrem com os estampidos resultantes de tais artefatos explosivos, devido a sua aguçada audição. É importante que os tutores fiquem atentos, pois o problema é bastante sério, podendo até mesmo ocasionar parada cardíaca e morte do animal.


Os pets sofrem muito com os barulhos resultantes da queima de fogos. Os transtornos podem ser minimizados com alguns cuidados, que podem evitar o estresse excessivo. (Foto: Divulgação / Sonhar & Morar)


Durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol, muitos torcedores utilizam rojões e fogos de artifício para comemorar gols/vitória da seleção brasileira em uma partida. É inquestionável que se trata de motivo para comemorar, mas quem sofre com esses barulhos são os pets, já que os bichinhos de estimação, como gatos e cachorros, são mais sensíveis a barulho estridor, luzes de brilho intenso e fortes odores. Veja o que você pode fazer para proteger o seu amiguinho durante as comemorações.


Medidas preventivas para proteger os pets


Mesmo que em alguns lugares o uso de artefatos pirotécnicos ruidosos seja proibido, sempre haverá os torcedores que utilizam os rojões e fogos de artifício durante as comemorações. Além disso, outros eventos sonoros alarmantes, como tempestades, também podem prejudicar os animais de estimação. Por isso, os tutores devem adotar medidas preventivas.


Prepare o seu pet


Gol do Brasil, não tem jeito: rojões, gritaria e fogos de artifícios. Mas nem todos gostam, especialmente os pets, que se assustam e se estressam com esses inconvenientes barulhos que acontecem repentinamente. Daí a importância de prepará-los durante os dias em que antecedem os jogos do Brasil.


Uma das formas de preparar o bichinho é procurar, na internet, gravações de fogos de artifício, rojões ou tempestades e colocar para o pet escutar, em volumes crescentes, nos dias que antecederem as partidas. Durante esse período, tente distrair o bichinho com petiscos e brinquedos. Ao perceber que o barulho não o incomoda tanto, vá aumentando o volume, gradativamente, até que o animal se acostume com o barulho.


Esta medida pode ajudar a normalizar a experiência, para não ser tão assustador durante os jogos.


Fique com o seu pet em casa


Em dias de jogos do Brasil é melhor deixar seu pet em segurança dentro de casa, de preferência com um rádio ou TV ligado para suavizar os ruídos estridentes que resultam das explosões. É muito importante que alguém esteja presente, fazendo companhia ao animal.


Se ele estiver sozinho, pode sentir-se em perigo e tentar escapar da residência.


O barulho de rojões e fogos de artifício também pode servir de gatilho para crises de epilepsia ou convulsões. Com o tutor por perto, o cuidado é imediato.


Tenha um lugar seguro pronto


Alguns pets, quando se assustam, podem tentar encontrar um lugar para refúgio e se esconder. Portanto, deixe pronto, na sua casa, um local para que o seu bichinho de estimação possa se sentir mais seguro.


Um quarto escuro, com as janelas e cortinas fechadas ajudam o pet a relaxar. Coloque uma música ou ligue a TV para minimizar os ruídos que assustam o bichinho. Se possível, fique com ele e brinque, mas não o force a nada. Existem até empresas que oferecem, gratuitamente, no Youtube, áudios que 'mascaram' os ruídos.


Treine seu pet para associar esse espaço a experiências positivas, por exemplo, deixando seus brinquedos favoritos ou um cobertor para que ele se sinta confortável e seguro.


Vale investir em atividades, brincadeiras, para estimular o faro, a 'caça' e a alimentação, para que ele entenda que ali se trata de um ambiente seguro.


Proteção extra


Deixe portas e janelas fechadas e isole áreas de piscinas para evitar acidentes, caso eles tentem fugir. É importante, também, certificar-se de que o seu pet esteja identificado com um tag ou um microchip, pois, em caso de fuga, será mais fácil localizá-lo.


Ruídos, como os dos fogos de artifícios e rojões, podem deixar o pet agressivo. Portanto, outra medida preventiva é evitar deixar animais juntos nesses momentos, pois eles podem brigar por conta do estresse e se machucarem.


Ajuda veterinária


Se o seu bichinho de estimação tem medo do barulho de rojões e fogos de artifício, peça ajuda a um médico-veterinário. Esse profissional pode receitar medicamentos e técnicas que podem ajudar a aliviar o medo e a ansiedade do seu pet.


Agora, como você já sabe como proteger os pets durante as comemorações da Copa do Mundo de Futebol, pode começar a se preparar para curtir os jogos, sem descuidar do seu amiguinho.


Entenda como um pano amarrado em torno do corpo do pet pode deixá-lo mais calmo durante as comemorações com fogos (vídeo).



A técnica Tellington Touch


Sabemos que os pets costumam ficar agitados e extremamente assustados quando os fogos começam, pois eles ficam expostos a altos níveis de ruídos. E para ajudar a amenizar o sofrimento do seu cachorro, iremos mostrar uma maneira muito simples, uma técnica chamada Tellington Touch.


A técnica, que foi desenvolvida por Linda Tellington-Jones, baseia-se na informação de que animais que possuem esse tipo de pavor também têm grande sensibilidade nas regiões traseiras, patas e orelhas. Sendo assim, a técnica consiste em atar o cão com um pano para que a circulação sanguínea das regiões extremas do corpo seja estimulada, contribuindo para amenizar as tensões localizadas no dorso do animal, reduzindo a irritabilidade.



Por que a técnica Tellington Touch funciona?


O efeito da pressão da faixa sobre o corpo do cachorro influencia no sistema nervoso dele, que recebe a informação sensitiva, envia ao cérebro e o deixa mais calmo, visto que essa pequena pressão, ativa seu sistema nervoso autônomo.


Tudo isso faz com que sua psique e tronco entrem em harmonia, causando a sensação de segurança e deixando o cão menos agitado. De acordo com Helena Truksa, bióloga com foco em psicologia e especializada em comportamento animal, na Ethos Animal, a técnica funciona, mas não pode ser considerada como a salvação, pois o efeito pode variar em cada cachorro, dependendo do nível de fobia que ele possui.


Contudo, ela diz que "os cães se sentem mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade simulam essa sensação". Mas complementa dizendo que “isso não quer dizer que o cachorro vai ficar tranquilo [...], apenas vai ter menos medo da situação”.






Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com



Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes no Hospital Criar


Apipa pede ajuda para manter abrigo de animais em Teresina. O programa Universo PET/O Dia TV entrevistou a protetora Isabel Moura (vídeo).



URGENTE: ESTOQUE de RAÇÃO ZERADO


AJUDE - ABRIGO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA




Ajude a Apipa adquirindo os nossos modelos exclusivos de camisas


Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00








Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa



ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR








Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Sonhar & Morar

7 Comments


tom wilson
tom wilson
há 6 dias

Looking for the ultimate assignment help? Your search ends here! Our company provides the best assignment writing services in Australia and is the prime choice for students seeking academic help. With a dedicated team of experienced professionals and subject experts, we ensure top-notch assignments tailored to your needs. From timely delivery to affordable pricing, we prioritize your academic success. Join the ranks of satisfied students who have benefited from our assistance. Trust us to help you excel in your studies and achieve your academic goals. Experience the difference with our unmatched service – your success is our priority.

Like

ricky sams
ricky sams
há 6 dias

Facing challenges with Macroeconomics assignments? No need to worry! Our team at Macroeconomics Assignment Help offers expert assistance tailored to your needs. Whether it's analyzing GDP, understanding fiscal policies, or solving economic models, we're here to ensure your success. Reach out today for personalized support and conquer your Macroeconomics assignments!

Like

frames zon
frames zon
Dec 05, 2023

In the bustling streets of Connaught Place, have you wondered, "Is there an optical store that truly stands out?" Frameszon, a haven for eyewear enthusiasts, answers your quest for excellence. With an exquisite collection of eyewear and sunglasses, Frameszon caters to diverse tastes, making it the go-to destination in the optical world. Proudly among the top opticia in cp, Frameszon reflects the city's vibrancy. Recognized as Connaught Place's best-kept secret, it offers unrivaled quality and expert guidance, where fashion seamlessly meets functionality. Step into Frameszon and let your style take center stage in the heart of Delhi.

Like

leo wilson
leo wilson
Nov 28, 2023

With the right approach, even an English course taken entirely online is doable. The first step towards efficient studying is setting up a quiet, undisturbed area to do so. Furthermore, establish a arrange to ensure that you simply do all of your homework and reading on time. Be sure to keep up with the online stage by checking for overhauls and required readings regularly. Take portion in course discussions to clarify concepts and construct connections with other students. If you are ever at your wit is end and need a helping hand, just Google and do my online course. This option makes online English class more accessible and successful by providing guidance and help. Staying organized, interested, and asking for…

Like

Students frequently acquire a significant amount of homework after finishing a chapter or topic in their studies. By turning in this homework, teachers may gauge their students' capacity for new information acquisition and comprehension. Most students will need to study up on the material thoroughly before class to ensure they fully grasp the concepts covered. Putting new knowledge into practise might be difficult, which is why it is crucial to pay someone to do my online class that helps not only online classes but also assignments.

Like
bottom of page