Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
Atualizado: 20 de Dez de 2020
Nesta época, com aumento do abandono dos pets, entidades e protetores sofrem para conseguir dar conta da demanda resultante das ações criminosas de tutores perversos, que, sem piedade, largam os bichinhos na rua, assim se livrando da responsabilidade de cuidar.

Com as férias e festas de fim de ano, muitos animais domésticos acabam largados à própria sorte, vitimados pela maldade de humanos cruéis. Os crimes de abandono, que têm aumento expressivo nesta época, sempre resultam em mais despesas para as entidades e protetores que prestam assistência aos animais, pois são forçados a enfrentar esta realidade caótica contraindo dívidas, porquanto os resgates e cuidados com os animais maltratados sempre envolvem custos elevados.
Assista ao vídeo / TV Clube
Em Teresina, como no resto do país, pessoas perversas encontram no abandono uma solução mais fácil para se livrar do seu dever moral de cuidar do pet, passando a responsabilidade para entidades de proteção animal, que, via de regra, resgatam e abrigam os bichos abandonados, arcando com todos os custos de acolhimento e tratamento do animal, ainda tendo que cuidar dele durante o resto de sua vida, no caso deste ser velho ou doente.
Abandono de animais é uma prática tipificada como crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais. Mas isto não serve para inibir as nefastas ações criminosas que resultam no sofrimentos dos indefesos bichinhos que são vítimas deste ato bárbaro e cruel.
De acordo com Isabel Moura, tesoureira da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), existem muitas opções para o tutor evitar a prática dos atos perversos de abandono dos animais de estimação. “Você pode pedir a um parente que vá até a casa e cuide do animal, colocando comida e trocando a água suja por uma limpa. Se não houver parentes próximos, existem profissionais no mercado que são especializados em ir até a residência para alimentar e medicar o animalzinho, caso ele esteja fazendo uso de medicação”, explicou a protetora.
A APIPA precisa da sua ajuda
A população de animais domésticos em Teresina é de 149 mil cachorros e gatos, somando-se os domiciliados, semidomiciliados ou em situação de abandono. Conforme relata Isabel, a APIPA atualmente abriga cerca de 300 animais (cães e gatos) e a dívida acumulada em clínica veterinária já ultrapassa os R$ 90 mil. “A gente lançou uma vaquinha em que a pessoa contribui com o valor mínimo de R$ 15 para que a gente consiga chegar à quantia e realizar o pagamento dessa dívida com a clínica veterinária, ao fim dessa campanha, pois não tem mais o que fazer”, lamenta.
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Veja como participar da Vaquinha Virtual
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
Abandono: realidade cruel para os animais em dezembro e janeiro
Vai viajar? Jamais deixe seu pet sozinho
Para ADOTAR um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.
Com informações da TV Clube