top of page

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina

Atualizado: 18 de fev. de 2021

Nesta época, com aumento do abandono dos pets, entidades e protetores sofrem para conseguir dar conta da demanda resultante das ações criminosas de tutores perversos, que, sem piedade, largam os bichinhos na rua, assim se livrando da responsabilidade de cuidar.

A sua ajuda agora é muito importante. Além das dívidas, são cerca de 300 cães e gatos à espera de adoção e de ajuda no abrigo da APIPA. (Imagens: TV Clube)

Com as férias e festas de fim de ano, muitos animais domésticos acabam largados à própria sorte, vitimados pela maldade de humanos cruéis. Os crimes de abandono, que têm aumento expressivo nesta época, sempre resultam em mais despesas para as entidades e protetores que prestam assistência aos animais, pois são forçados a enfrentar esta realidade caótica contraindo dívidas, porquanto os resgates e cuidados com os animais maltratados sempre envolvem custos elevados.


Assista ao vídeo / TV Clube


Em Teresina, como no resto do país, pessoas perversas encontram no abandono uma solução mais fácil para se livrar do seu dever moral de cuidar do pet, passando a responsabilidade para entidades de proteção animal, que, via de regra, resgatam e abrigam os bichos abandonados, arcando com todos os custos de acolhimento e tratamento do animal, ainda tendo que cuidar dele durante o resto de sua vida, no caso deste ser velho ou doente.


Abandono de animais é uma prática tipificada como crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais. Mas isto não serve para inibir as nefastas ações criminosas que resultam no sofrimentos dos indefesos bichinhos que são vítimas deste ato bárbaro e cruel.


De acordo com Isabel Moura, tesoureira da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), existem muitas opções para o tutor evitar a prática dos atos perversos de abandono dos animais de estimação. “Você pode pedir a um parente que vá até a casa e cuide do animal, colocando comida e trocando a água suja por uma limpa. Se não houver parentes próximos, existem profissionais no mercado que são especializados em ir até a residência para alimentar e medicar o animalzinho, caso ele esteja fazendo uso de medicação”, explicou a protetora.


A APIPA precisa da sua ajuda


A população de animais domésticos em Teresina é de 149 mil cachorros e gatos, somando-se os domiciliados, semidomiciliados ou em situação de abandono. Conforme relata Isabel, a APIPA atualmente abriga cerca de 300 animais (cães e gatos) e a dívida acumulada em clínica veterinária já ultrapassa os R$ 90 mil. “A gente lançou uma vaquinha em que a pessoa contribui com o valor mínimo de R$ 15 para que a gente consiga chegar à quantia e realizar o pagamento dessa dívida com a clínica veterinária, ao fim dessa campanha, pois não tem mais o que fazer”, lamenta.


Doações


As doações podem ser entregues diretamente no abrigo APIPA, das 9 às 17 horas. O amigo também pode optar por entregar as doações nos vários pontos de coleta de donativos em Teresina (lista abaixo). Para quem preferir ajudar com dinheiro, segue nossas contas bancárias abaixo.


Pontos de coleta de donativos em Teresina


Loja ANIMAL'S - Fones (86) 3232-7343 / 3232-7374

Av. Nossa Senhora de Fátima, 1525, Bairro de Fátima, Teresina - PI


Clínica CRIAR - Fones (86) 3232-7444 / 3084-6360

Rua Anfrísio Lobão, 2039, Jockey, Teresina - PI


Pet House - Fone (86) 3232-9248

Av. Dom Severino, 4022, Morada do Sol, Teresina - PI


Clin Pet Veterinária - Fone (86) 3232-7907

Rua Visconde da Parnaíba, 1631, Bairro Ininga, Teresina - PI


Pet Vitalle - Fone (86) 3085-4141

Av. Presidente Kennedy, 1870, São Cristóvão, Teresina - PI


Clínica DoctorVet - Fone (86) 3233-8449

Av. Dom Severino, 3060, São Cristóvão, Teresina - PI


Loja Skull (roupas femininas)

Rua São Pedro, 973, Centro (ao lado da casa da cultura), Teresina - PI


Casa Pet Rações - Fone (86) 99477-7489

Quadra 93, casa 11, Dirceu / Itacaré, Teresina - PI


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4






Para ADOTAR um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


Com informações da TV Clube

bottom of page