top of page

Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo

Atualizado: 20 de dez. de 2020

Amigo da APIPA, animais esperam por sua participação. Com a quarentena, a crise vivenciada pela Entidade agrava-se mais a cada dia, com progressiva redução das doações (cerca 70%). Pedimos que se solidarize conosco neste momento de grande dificuldade, não deixando de oferecer o seu apoio.

AJUDE! Drástica redução nas doações intensifica sofrimento de animais. (Imagens: APIPA / Facebook)

Em Teresina, os efeitos da pandemia já se refletem no aumento de bichinhos abandonados, principalmente de gatos. O decréscimo nas doações para manter os abrigos de animais carentes é outra consequência devastadora da crise desencadeada pelo isolamento social. Essa calamidade já é sentida no centro de acolhimento da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), instituição sem fins lucrativos que presta assistência a animais em situação de risco, que existe há mais de doze anos e que sobrevive somente de doações. A Entidade relata que, com a quarentena, as doações já caíram cerca 70% e pede aos amigos que continuem oferecendo a sua imprescindível ajuda, que jamais deixem de doar.



Os abrigos de animais sofrem também com queda na demanda por adoções. Em vários países, verifica-se considerável aumento nas adoções de animais carentes assistidos por entidades protetoras durante a pandemia do novo coronavírus. Isto vem acontecendo devido a diversas iniciativas positivas, como as campanhas de conscientização que esclarecem dúvidas e divulgam as informações verdadeiras e corretas acerca da pandemia, visando incentivar as adoções dos pets. Nos Estados Unidos, por exemplo, abrigos de animais estão realizando eventos de adoção no estilo drive-thru e a ideia tem sido um verdadeiro sucesso. Já em muitas cidades brasileiras o abandono de animais só cresce. Muito disso vem ocorrendo por conta da desinformação que é resultante da difusão de notícias falsas, como o famigerado factoide que diz que os pets transmitem a Covid-19.



A APIPA vem verificando drástica diminuição nas doações para manter seu centro de acolhimento de animais carentes. Atualmente, cerca de 300 animais, entre cães e gatos, são assistidos pela Entidade.


"As adoções caíram e também estamos enfrentando a falta de doações de ração e material e limpeza. Em outros países, a gente vê canis vazios e aqui no Brasil é diferente. As pessoas abandonam porque ainda acreditam que os animais podem transmitir a Covid-19. Recebemos muita denúncia de abandono, principalmente, de gatos. Abandonam porque não castram, porque o bichinho adoece, por motivos banais, até porque o bichinho tem carrapato ou sarna. Além disso, não custa lembrar que abandonar um animal é crime", relata Jane Haddad, uma das fundadoras da APIPA e administradoras do abrigo.


Para evitar aglomeração de pessoas, visando prevenir disseminação da Covid-19, o ideal é que as doações à APIPA sejam realizadas por meio de transferência bancária. Com relação a ração, os cães e gatos acolhidos pela Entidade são adaptados a algumas marcas (mais informações no link abaixo).


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


Adote um animalzinho da APIPA


Devido à pandemia, voluntários do abrigo têm adotado medidas de prevenção ao coronavírus. Interessados em adotar animais devem entrar contato com a Apipa por meio do Instagram.


Voluntários posam com animais para incentivar adoção. (Imagens: APIPA / Facebook)

"O interessado entra em contato pelo direct do Instagram para que a gente faça o agendamento. Tivemos que mudar o horário das visitas para evitar a disseminação do coronavírus. Os animais têm um amor incondicional, a companhia deles levanta a estima de crianças e idosos, o carinho e confiança que eles passam. Os benefícios são os melhores. Nesse confinamento, às vezes, as pessoas discutem, e ter um animalzinho ali dando amor faz toda a diferença", reitera Haddad.



Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.



Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA


As adoções tinham sido temporariamente suspensas por conta da pandemia. Atendendo a pedidos de amigos, a APIPA já começa a disponibilizar alguns animais para adoção. Confira mais informações em post no Facebook.


Com informações do Bicharada

bottom of page