top of page

Coleira: importância desse acessório para os pets

Atualizado: 19 de out. de 2022

O uso da coleira ajuda a controlar a agitação e aumenta a segurança do animal. O acessório, quando equipado com placa de identificação, proporciona que o tutor encontre um pet perdido com mais facilidade.


A coleira é fundamental para garantir a segurança dos pets fora de casa. (Foto: Shutterstock)

Após a adoção, uma das primeiras providências dos tutores deve ser a aquisição de coleira para o cachorro ou gato. Além da função estética, esse acessório é bastante importante para garantir a segurança do animal. Durante os passeios, no caso específico do cachorro, ele pode ficar agitado com tantas novidades em volta dele. Por isso, a coleira, juntamente com a guia, pode ser usada para controlar essa agitação, além de evitar também que ele fuja, seja atropelado ou brigue com outros cães.


Coleira com identificação


Outra função importante desse acessório é ajudar na identificação do animal. Caso ele escape da guia durante um passeio, fuja de casa ou se perca por qualquer outro motivo, a coleira com identificação (seja bordada ou com placa) aumenta as chances de reencontrá-lo. Para isso, é preciso colocar o nome do pet e do tutor, e um número de telefone para contato. Assim, quem achá-lo poderá informar o paradeiro do bichinho.


Animais com microchip


Mesmo os animais que possuem microchip precisam utilizar a coleira com identificação, pois nem todas as clínicas veterinárias possuem tecnologia para leitura. Além disso, se os dados cadastrados estiverem desatualizados, de nada valerá o microchip se o bichinho estiver perdido.


Qual a melhor opção de coleira?


Atualmente, existe uma infinidade de modelos de coleiras à venda. Porém, a escolha deve ser feita com cuidado. "O uso de coleiras depende do porte [do animal], comportamento e finalidade", destaca a médica veterinária Caroline Mouco Moretti.


Conforme explica a veterinária, se o cachorro é de pequeno porte e tem comportamento tranquilo, pode-se usar a coleira. Porém, se ele é um animal mais agitado, é recomendado utilizar o peitoral, para ajudar na contenção durante os passeios e evitar machucá-lo, caso necessite de um maior controle de movimento na rua. No caso dos gatos, que não saem para passeios externos, a coleira pode ficar à critério do tutor.


Utilizando corretamente


A médica veterinária também explica que a coleira e o peitoral não devem ficar folgados nem apertados, pois pode facilitar fugas ou causar machucados no animal. "O mais recomendado é deixar sempre a folga de um dedo entre a coleira e o pescoço", orienta.


Coleira em casa


Cães e gatos não devem usar a coleira com identificação somente em momentos de passeios. O ideal é utilizá-la sempre, mesmo dentro de casa. Ainda que o tutor tenha o máximo de cuidado, o animal pode fugir da residência ao encontrar uma porta aberta, por exemplo. Então, é melhor mantê-lo sempre identificado.


De acordo com Caroline Mouco Moretti, nos passeios pode-se utilizar o peitoral e em casa a coleira, assim garantindo a segurança e conforto do animal. "Sempre lembrando de ter a plaquinha ou tag de identificação em ambos os acessórios", enfatiza.


Adaptação do animal


Alguns cachorros e gatos podem se sentir incomodados com o uso da coleira. Por isso, é recomendado inserir o acessório na rotina deles ainda quando filhotes. "Fora isso, associar o uso às coisas boas, como passeio e petiscos, pode auxiliar nessa adaptação", completa.


Luiza Cervenka, que é criadora de conteúdo digital e consultora comportamental de cães e gatos, explica a importância do uso dos acessórios de identificação nos pets (vídeo).






SEJA SOLIDÁRIO COM A GATINHA ROSALIA



Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


AJUDE - ABRIGO EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA


Ajude a Apipa adquirindo os nossos modelos exclusivos de camisas


Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00






Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!





Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa



ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR








Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Terra/Pets

bottom of page