top of page

Pets perdidos: se achar um na rua devolva ao tutor

Atualizado: 10 de out. de 2022

Em Teresina, tutora que teve cãozinho furtado, há cerca de um ano, sofre com a separação e faz apelo para ter de volta o bichinho. Nos dias atuais é bastante comum nos depararmos com notícia de desaparecimento de animais de estimação, e os motivos são diversos. A recomendação para quem encontrar algum animalzinho perdido é que acolha o bichinho em local seguro, para que não sofra acidentes. Feito isso, tentar localizar os tutores para fazer a devolução.


'Eu até sonho com o Theo voltando', lamenta a tutora Marta Ribeiro. (Foto: Marta Ribeiro)

Há cerca de um ano, a nutricionista Marta Ribeiro vive a angústia da ausência de seu cãozinho desaparecido. Imagens de câmeras de segurança mostram que o pet foi furtado enquanto andava pela rua, em Teresina, e levado em um carro vermelho. Mesmo com o passar do tempo, a tutora segue incansável na busca pelo animalzinho, com esperança de reencontrá-lo. Veja na reportagem da TV Cidade Verde (vídeo).



"A gente chegou a visualizar nas câmeras o que tinha acontecido. Detectamos pelas imagens um carro vermelho, mas não conseguimos identificar a placa porque a câmera não tem tanta precisão. Deu pra ver algumas coisas, um homem com uma camisa no ombro", disse a tutora.


Marta Ribeiro diz que vive um 'luto' e espera que a divulgação das imagens levem à localização do animal de estimação.


"Eu até sonho com o Theo voltando. Eu ainda tenho esperança de encontrá-lo e peço a colaboração para as pessoas que vejam as imagens e consigam identificar o Theo ou até mesmo a própria pessoa que o levou se sensibilize e o traga de volta, pois é uma família que tá entristecida até hoje. É como se a gente vivesse um luto de um animal que a gente não sabe se está vivo ou morto, bem tratado ou maltratado", desabafa a tutora do cãozinho.


O coordenador da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Emir Maia, orienta que tutores que tiverem animais desaparecidos registrem boletim de ocorrência.


"Quando tiverem um animal desaparecido compareçam à delegacia de polícia da área para confeccionar o boletim de ocorrência. Temos um delito, previsto no Código Penal, que é apropriação de coisa alheia, e tivemos casos na DPMA a respeito do desaparecimento de cães que foram encontrados por terceiros que não quiseram devolver o animal", orienta o delegado.


A advogada Dárcia Alencar, da Comissão de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-PI, alerta que a apropriação indevida de animais que já têm um tutor pode ser considerado crime.


"Aquele jargão do 'achado não é roubado' é parcialmente real. Você achar não é crime, mas se apropriar ou se recusar a restituir, isso sim é crime e passível de um mês a um ano de detenção e multa", alerta a advogada Dárcia Alencar.


Para o advogado Francisco Júnior, que é especialista em causa animal, entre as medidas mais usuais que podem auxiliar na localização de pets perdidos estão o registro em cartório, que já disponibilizado em Teresina, e a microchipagem do pet, que consiste na implantação de um pequeno chip sob a pele do animal.


"Em Teresina existe cartório que oferece uma espécie de posse do animal doméstico. Você pode se dirigir ao cartório e pedir um formulário onde serão incluídas suas informações e características do seu animal. Já pela microchipagem é colocado um pequeno chip, um pouco maior que um grão de arroz, e ao passar um scanner sobre a pele são lidas informações sobre a propriedade e característica do animal", sugere o advogado Francisco Júnior.



Ajude a Apipa adquirindo os nossos modelos exclusivos de camisas



Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00






Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!





Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa



ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR



Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com








Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Cidadeverde.com

Comments


bottom of page