Apipa Piauí

12 de abr de 20226 min

Páscoa: existe chocolate para cachorro?

Cães podem participar da comemoração com petiscos exclusivos para a espécie. Porém, os chocolates para humanos devem ficar longe dos pets, pois são altamente tóxicos.

Não existe 'chocolate pra cachorro'! O que existem são petiscos que levam o nome chocolate, mas não contêm as substâncias que são nocivas aos pets, feitos especialmente para os cães. Caso o animal coma o verdadeiro chocolate acidentalmente, recomendamos procurar um médico-veterinário o quanto antes, pois as consequências vão de vômitos até o óbito. (Foto: Divulgação / Alpha Conde)

A Páscoa está chegando e quem costuma frequentar pet shops já deve ter reparado na extensa oferta de ovos de páscoa caninos. Mas, será que estes produtos são realmente seguros para os cães?

Primeiro, é preciso esclarecer que, apesar de terem forma, cor e, muitas vezes, cheiro de chocolate, os produtos feitos para cães não levam chocolate de verdade na fórmula. Assim, se o cachorro não tiver restrições alimentares ou de saúde específicas, não há problema em oferecer o petisco.

“A rigor, não existe 'chocolate pra cachorro'! O que existem são petiscos que as marcas intitulam dessa maneira. Eles possuem muitas diferenças em relação aos doces para humanos. A principal delas é a ausência do cacau e do açúcar, os ingredientes mais tóxicos para os cães. Dentre os principais componentes desse tipo de 'chocolate', temos milho, arroz, soja, aveia, trigo, vegetais, frutas e carnes”, explica o médico-veterinário Maurício Tomaz.

Aprenda a fazer um 'chocolate' ou ovo de Páscoa com Alfarroba, para o seu amigo peludo. Saudável, nutritivo e que o seu cachorro pode comer (vídeo).

Ofereça, mas com moderação!

Ainda que os 'chocolates caninos' sejam considerados seguros para os pets, é preciso alguns cuidados na hora de oferecer a iguaria, sendo que a precaução começa na hora da compra.

“É necessário que o tutor sempre se atente à embalagem do produto que está comprando, e verifique se este é fabricado especialmente para os pets, para ser considerado seguro”, alerta a médica-veterinária Mariana Fragoso, mestre em nutrição de cães e gatos. Para ela, antes de oferecer qualquer petisco, é importante conversar com o profissional que acompanha o animal para saber se o produto está realmente liberado.

Outro cuidado é adquirir o petisco de lugares confiáveis. “Os ovos de 'chocolate' feitos para cães são seguros, porém vale ressaltar que é um petisco, não se devendo exceder em quantidade. Além disso, é importante procurar o produto em lojas para pet, tomando cuidado para não trocar por produtos para humanos”, ressalta a médica-veterinária Valeska Rodrigues, doutora em nutrição veterinária e professora do curso de Medicina Veterinária da Unifran.

E o chocolate de verdade?

Se os 'chocolates' feitos especialmente para os pets estão liberados para os cães, o mesmo não se pode dizer sobre os chocolates (verdadeiros) de humanos. Estes devem ficar longe do comedouro dos animais.

“O chocolate é um alimento rico em açúcar e gordura, possui componentes estimulantes, como a teobromina e a cafeína. A teobromina é tóxica para os cães e as composições de chocolate têm concentrações diferentes dessa substância. Dependendo da quantidade ingerida e o tipo de chocolate, os sinais clínicos poderão ser mais leves ou agravados”, esclarece Valeska.

Segundo os profissionais, caso o animal coma chocolate (verdadeiro) acidentalmente, o ideal é procurar o médico-veterinário o quanto antes. Isso porque as consequências vão de vômitos até o óbito.

“As consequências da intoxicação pelo chocolate irão depender da quantidade que o pet ingeriu, podendo levar de duas a quatro horas para acontecerem. Nos casos leves, onde a ingestão foi pequena, vômito e diarreia são frequentes, entretanto, quando a quantidade consumida pelo pet for grande, podem ocorrer problemas no coração, convulsões e levar à morte”, diz Mariana.

Valeska acrescenta ainda que, em alguns casos, podem acontecer lesões pancreáticas, fazendo o animal desenvolver insuficiência deste órgão e precisar de medicação pelo resto da vida.

Tratamento

Assim como as consequências dependem da quantidade de chocolate ingerida pelo pet, o tratamento também varia de acordo com as mesmas condições, podendo envolver somente a ministração de medicamentos ou até internação do animal.

“O tratamento recomendado visa a manutenção dos parâmetros cardiovasculares, renais e hepáticos, além de redução do desconforto causado pelos vômitos e diarreia. A hidratação é muito importante, pois a alteração metabólica poderá levar a desequilíbrio hidroeletrolíticos. Não há antídoto, o que nós fazemos é apenas minimizar os efeitos da teobromina no organismo do cãozinho”, finaliza Valeska.

Páscoa: coelho não é presente - seja consciente

Festas: perigo de intoxicação alimentar para animais

Guloseimas natalinas: alimentos perigosos para os pets


Abril Laranja: prevenção da crueldade contra animais

OAB-PI lança campanha para arrecadar ração para abrigos de animais

Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!

Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!

Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais

Águas de Teresina notifica a Apipa por atraso em pagamento de conta de água. Ajude a Entidade a pagar este débito e manter o abastecimento de água em seu abrigo de animais carentes.

Mais informações no Instagram

Apipa inaugura seu Centro Clínico e Ambulatorial Veterinário

Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes

Apipa sofre para superar efeitos nefastos de crise financeira

Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa

CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES
 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

Banco do Brasil
 
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
 
Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado

Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer

Ajude! Estoque de RAÇÃO novamente ZERADO na Apipa

Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave

Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda

Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa

Ajude o Oliver: sofrido gatinho resgatado pela Apipa

Urgente: filhotes precisam de tapetes higiênicos na Apipa

Natalina: ajude cadelinha atropelada à véspera de Natal

Ajude! Cadela em estado deplorável é socorrida pela Apipa

Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo

Feliz aniversário, protetora Isabel Moura

Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa

Ajude gatinho resgatado com as patas fraturadas

Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa

Apipa completa 14 anos de fundação

Ajude: gatinho com graves lesões é internado para tratamento

Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro

Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos

Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT

Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise

Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram

PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes

Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram

Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio

Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram

Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA

Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente

Solidarize-se com os animais da APIPA


 
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).
 

 
A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


 
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.
 

 
Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA
 

 
Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
 

 
APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena
 

 
Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


 
Como ajudar a APIPA
 

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
 

 
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
 

 
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
 

 
Faça a sua doação de ração para cães e gatos:
 
Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos
 

 
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
 

 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4


 
Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
 

 
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

Com informações do Vida de Bicho