Carroças: vereadora defende fim da 'tração animal' em Teresina

Atualizado: 17 de set.

O indicativo de Projeto de Lei, de autoria da vereadora Thanandra Sarapatinhas, visa criar o Programa de Redução Gradativa dos Veículos de Tração Animal em Teresina, indicando alternativas para o segmento por meio de políticas públicas que façam a inserção dos carroceiros no mercado de trabalho, livrando os animais dessa exploração abusiva.


Vereadora Thanandra Sarapatinhas, protetora e defensora da causa animal, pede o fim da famigerada 'tração animal' em Teresina, libertando os animais dessa brutal crueldade. (Foto: Cidade Verde)

A vereadora Thanandra Sarapatinhas, que é protetora independente e defensora da causa animal, protocolou um Indicativo de Projeto de Lei, na Câmara Municipal de Teresina, que institui o programa de Redução Gradativa dos Veículos de Tração Animal com a inserção social dos carroceiros no mercado de trabalho. A matéria já está tramitando nas comissões da Câmara e já teria sido lida em plenário, na semana passada, dia 6 de setembro.


Em entrevista à TV Cidade Verde, veiculada em 6 de setembro, a vereadora Thanandra Sarapatinhas explica o seu projeto que defende o fim dessa prática cruel em Teresina, a famigerada tração animal (vídeo).



A proposta da vereadora proíbe o uso de animais para tração em Teresina e determina que a Secretaria de Meio Ambiente (Seman) e o Centro de Zoonoses realizem um cadastro para reinserir a pessoas que vivem da exploração dos animais, os carroceiros, em outras profissões vigentes na cidade. O projeto de Thanandra Sarapatinhas também regulamenta diversos outros mecanismos deste seguimento.


O Projeto de Lei estabelece que a Prefeitura de Teresina faça a doação de bicicleta de carga ou qualquer outro veículo similar acoplado a uma caçamba de baixo custo e de simples manutenção para os carroceiros cadastrados. A proposição estabelece o prazo de um ano para que o Poder Executivo municipal faça o redirecionamento e a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.


“Após transcorridos os prazos e cumprido todos os termos, fica terminantemente proibida a circulação de Veículos de Tração Animal em área urbana no município de Teresina”, estabelece o parágrafo V do Artigo segundo da lei.


Thanandra Sarapatinhas, que tem como bandeira a proteção e bem-estar dos animais, já havia protocolado na Câmara de Teresina um projeto de lei que propunha o fim da exploração de animais nessa atividade ultrapassada e perversa. A matéria, no entanto, veio a ser arquivada a pedido da própria parlamentar.


“Já perdi a conta de quantos cavalos, burros e éguas resgatei em exaustão, com a pata quebrada, abandonados. Então, desde aquela época venho estudando uma proposta para dar fim ao uso de animais para tração. Mas tem que ser uma proposta para ajudar também os carroceiros, que são trabalhadores e precisam de uma renda”, pontuou Thanandra Sarapatinhas.


Na argumentação social, a parlamentar citou diversos problemas de origem social que causam sofrimento tanto aos animais, que são sujeitos à exploração, quanto aos carroceiros, que convivem com condições precárias de trabalho, insalubridade, alto risco de acidentes de trânsito. Para a vereadora, a instalação de um programa para reduzir gradativamente a tração animal poderá ser um pontapé inicial para a criação de programas sociais destinados a esse segmento da sociedade.


Thanandra Sarapatinhas também relembrou que as primeiras leis contra a prática de maus-tratos contra os animais surgiram há vários séculos. Para ela, é inadmissível que atualmente, em meio a tanta tecnologia, os animais ainda sofram tamanha exploração, submetidos a trabalhos forçados e sem direito a descanso, sem assistência veterinária, sujeitos a toda forma de abuso, com recorrentes casos de maus-tratos registrados em Teresina.


A protetora já resgatou centenas de equinos em condições de maus-tratos, vítimas de crueldade. Thanandra Sarapatinhas relembrou alguns casos que, na avaliação dela, são chocantes.



Compre na Apipa: Pipoca, o macaquinho que não sabia pular


Superlotação e falta de recursos: Apipa pede ajuda urgente


Crise financeira: Apipa pede ajuda para não fechar abrigo


URGENTE! Apipa pede ajuda para manter abrigo


URGENTE-DOE RAÇÃO! Animais da Apipa pedem comida


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!


Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais


Compre produtos da APIPA para presentear seu pet


Parceria do 'Adote Petz' com a Apipa em Teresina


Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa

Mais informações no Instagram


Milteforan™: cãozinho precisa da medicação com urgência


ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR


Ajude! Animais da Apipa sofrem efeitos nefastos de crise financeira


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes


Rabito: cãozinho com carcinoma pede ajuda para cirurgia


Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado


Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer


Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave


Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda


Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo


Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa


Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa


Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro


Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos


Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise


Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio


Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Cidadeverde.com