top of page

Por que a 'exportação de animais vivos' tem que acabar?

De acordo com pesquisa realizada em 2019, mais de 80% da população brasileira é contra essa terrível e vergonhosa atividade comercial no país. Durante o mês de junho, ações de conscientização pelo banimento dessa bárbara prática medieval são realizadas em todo o mundo. Com um simples gesto, você também pode participar. Assine a petição que pede o fim da exportação de animais vivos pelo Brasil.


Faça um gesto de solidariedade assinando a PETIÇÃO que solicita ao Senado brasileiro que aprove o Projeto de Lei 357/2018. Esse PL estabelece a proibição, em âmbito nacional, da exportação de animais vivos para fins de abate em outros países. Participe! (Imagem: @forum.animal)

Todos os anos, cerca de 11 milhões de bovinos são embarcados em navios e transportados até países distantes para serem mortos por sua carne. Trafegam em condições críticas e são abatidos de forma brutal. O Brasil é um dos maiores responsáveis por isso. Ao longo da última década (2012-2021), o país exportou, por via marítima, cerca de 2,6 milhões de bovinos vivos, quantidade inferior apenas à exportada pela Austrália.


Neste mês de junho, marcado por ações mundiais de conscientização pelo banimento da exportação de animais vivos, deixamos o convite para refletirmos, todos, com compaixão, sobre a dura realidade por trás dessa atividade e para nos juntarmos à mobilização global por seu fim.


A ONG britânica Compassion in World Farming (CWF) celebra, todos os anos, em 14 de junho, o "Dia Internacional de Conscientização pelo Fim da Exportação de Animais Vivos. Sobretudo nessa data, imperativo lembrar que o grau de consciência sobre a crueldade da exportações de animais vivos já está estabelecido no país: a maior parte da população brasileira (84%) é favorável à proibição da atividade, segundo pesquisa do Instituto Ipsos realizada em 2019. Importante partir para a ação.


O que exatamente torna a exportação de animais vivos por mar uma atividade tão terrível? Normalmente, não temos noção do que de fato acontece nos bastidores das indústrias de exploração animal. As informações reveladas a seguir são resultado de diversas investigações realizadas por organizações de proteção animal em vários países, ao longo de muitos anos.


Ainda antes de serem embarcados, os animais frequentemente são submetidos a intenso sofrimento. A viagem em caminhões do interior do Pará, de onde partem dois de cada três bois exportados vivos pelo Brasil, até os estabelecimentos de pré-embarque, onde os animais ficam em quarentena antes de serem enviados ao porto, pode levar até mais de 3 dias. Nos caminhões, os animais ficam amontoados em meio a fezes e urina e não podem deitar-se para descansar. A jornada é comumente marcada por fome, sede , além de calor intenso. Acidentes não são incomuns, sobretudo nas estradas precárias.


O embarque nos navios marca o início de uma nova e dolorosa etapa. A depender da quantidade de animais, a operação de embarque pode durar até mais de uma semana. Durante esse período, os animais são submetidos a condições degradantes, de novo, em meio a seus próprios dejetos, que não podem ser lançados para fora enquanto o navio não tiver partido e alcançado o alto mar.


Nos compartimentos de carga dos navios, os sistemas de ventilação são inadequados, deficientes ou mesmo inoperantes. Isso agrava a situação e faz com que os animais tenham que respirar a amônia liberada pelos dejetos. Tudo isso em meio ao estresse térmico, especialmente nos meses mais quentes do ano.


Importante ressaltar que mais da metade da frota que transportou animais vivos a partir do Brasil entre 2015 e 2021 é constituída de navios antigos, com mais de 30 anos de serviço, e que cerca de 90% dos carregamentos desse período foram realizados em navios que não foram originalmente projetados para essa finalidade.


A superlotação é outra lamentável realidade. Em 43% dos embarques realizados no Brasil entre 2011 e 2015 houve superlotação. No período, 400 mil bois foram forçados a viver confinados em um espaço menor que o tamanho de uma porta (0,72cm X 2,10cm) por no mínimo duas semanas, inclusive sob condições climáticas adversas.


Muitos desses animais não conseguem sequer chegar ao destino final: morrem durante a viagem por enfermidades como infecções pulmonares ou mesmo em decorrência do estresse térmico, que são as principais causas de morte a bordo dos navios de transporte de animais. Seus corpos costumam ser triturados e jogados ao mar.


Nos abatedouros dos países de destino, a maioria, no Oriente Médio e no Norte da África, os animais sobreviventes são submetidos a uma nova rodada de intenso sofrimento físico e psicológico. Nesses locais, é comum que o abate seja realizado sem prévia insensibilização, o que significa que o animal está consciente e é capaz de sentir dor ao ter sua garganta cortada.


A brutalidade também pode ocorrer durante o manejo, com práticas como a torção de rabo, o corte de tendões das pernas e até a perfuração dos olhos sendo utilizadas para desnortear e imobilizar os bois antes do abate. Tais práticas estão definitivamente em desacordo com os padrões de bem-estar animal estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal e, se fossem realizadas no Brasil, seriam consideradas ilícitas.


Os danos causados pela 'exportação de animais vivos' vão além do sofrimento animal. A atividade integra a cadeia da pecuária bovina, que é o principal motor do desmatamento no bioma amazônico. Entre 2016 e 2020, 9% dos bois criados no Pará, estado que lidera o ranking de desmatamento da Amazônia desde 2008, foram exportados vivos. Relatório produzido pela Mercy For Animals em parceria com a Repórter Brasil, em 2021, revelou que fornecedores indiretos das grandes empresas exportadoras de bois vivos tinham operações em áreas desmatadas ilegalmente.


Casos de uso de trabalho escravo também já foram documentados no setor, o que não surpreende, já que a pecuária bovina lidera de longe o ranking nacional de uso de mão de obra em condições análogas à escravidão.


Tramitam, hoje, no Congresso Nacional, três projetos de lei que pedem pelo fim da exportação de animais vivos: o PL 357/2018, o PL 3093/2021 e o PL 3316/2021. Esperamos que nossos representantes eleitos atendam aos anseios da grande maioria da população. Com mais de meio milhão de assinaturas, a petição co-criada pela Mercy For Animals e a ativista Luisa Mell é outra prova de que parcela significativa da nossa sociedade deseja o fim da exportação de animais vivos. Ao redor do mundo, a mudança já começou. Proibições e restrições já foram anunciadas na Ásia, na Oceania e na Europa. O Brasil não pode ficar para trás, mas adiante da proteção do bem-estar animal. Podemos liderar a mudança.


O ator Márcio Garcia narra como são as terríveis viagens de animais exportados vivos para outros países (vídeo - imagens de horror).



PETIÇÃO - proibição da exportação de animais vivos


Você também pode contribuir para acabar com essa terrível e vergonhosa atividade comercial. Faça um gesto de solidariedade assinando a PETIÇÃO que solicita ao Senado brasileiro que aprove o Projeto de Lei 357/2018. Esse PL estabelece a proibição, em âmbito nacional, da exportação de animais vivos para fins de abate em outros países. Juntos, nós podemos construir um mundo de compaixão pelos animais. Participe!



Compartilhe a página da campanha Exportação Vergonha com seus amigos e os encoraje a também ajudar os animais.


O texto original deste artigo foi escrito por Cristina Mendonça

Diretora Executiva da Mercy For Animals no Brasil



 

No momento, o ESTOQUE DE RAÇÃO da Apipa está ZERADO


ANIMAIS DA APIPA EM RISCO DE FOME - VEJA COMO AJUDAR




AJUDE! Apipa corre o risco de ficar sem abastecimento de água no abrigo

 

AJUDE A APIPA - Receita Federal cobra dívida de R$ 3.378,46

 


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!










Ajude a Apipa - situação de emergência









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações de Um Só Planeta

bottom of page