top of page

Ministério Público do Piauí realiza visita institucional à Apipa

Atualizado: 7 de jul. de 2022

Representantes do MPPI, Caoma e Ibama realizaram, na tarde dessa quarta-feira (29), visita institucional à sede da Apipa, com finalidade de conhecer as instalações e serviços oferecidos aos animais carentes no abrigo mantido pela Instituição, com vistas a embasar a atuação ministerial na promoção de políticas públicas na defesa e proteção dos animais no Estado.


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa. (Foto: @mppioficial)

Uma equipe do Ministério Público do Piauí (MPPI), coordenada pelas Promotoras de Justiça Carmelina Moura e Raquel Galvão, titulares da 24ª e da 23ª Promotorias de Justiça de Teresina, esteve, na tarde dessa quarta-feira, 29 de junho, na Apipa – Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais. A visita foi realizada para embasar a atuação ministerial na promoção de políticas públicas na defesa e proteção dos animais.



A Apipa é uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de assistir, defender e proteger os animais em situação de abandono e maus-tratos.


Os integrantes do MPPI foram recepcionados pela administradora da Apipa, Isabel Moura, e pelo médico veterinário Isael Sá, responsável técnico da Apipa, que falaram sobre os desafios para manter financeiramente a Instituição, que depende de doações. Atualmente, a entidade abriga 84 cães e 160 gatos, todos vacinados. Os animais disponibilizados para adoção também são castrados.


Os membros e servidores do MPPI verificaram as instalações do local, os serviços veterinários ofertados, os processos de adoção e acolhimento e o cuidado com os animais.


A equipe constatou que a Apipa presta um importante serviço, inclusive de trabalho social relativo ao atendimento ambulatorial para animais da comunidade carente.


Durante a visita, a Promotora Carmelina Moura fez a entrega de 100 quilos de ração para cães e gatos. Os alimentos foram obtidos a partir de termos de ajustamento de condutas firmados pela 24ª PJ de Teresina, órgão com atribuição para defesa do meio ambiente na capital do Piauí.


A Promotora de Justiça Raquel Galvão observou as condições de funcionamento da Instituição, a fim de atualizar o cadastro da Entidade para que seja possível a destinação de recursos de transações penais realizadas nos Juizados Especiais Criminais de competência da 23ª PJ de Teresina. A transação penal é um instituto previsto pela Lei 9099/95, que permite a aplicação imediata de pena alternativa, não privativa de liberdade, cujo cumprimento encerra o procedimento e evita a instauração da ação penal.


Fotos: @mppioficial


Além das Promotoras, participaram também da visita servidoras da 24ª Promotoria, da CPPT/MPPI (Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público do Piauí) e do Caoma (Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente), e o representante da Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) no Piauí, Fabiano Pessoa.


Coordenadoria de Comunicação Social

Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI

(86) 3194 8726 (telefone e WhatsApp)

imprensa@mppi.mp.br




Campanha: doe R$ 5,00 mensais para ajudar o abrigo


 




ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR




Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!










Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do MPPI

bottom of page