top of page

IBGE: Piauí tem a maior população de gatos do Brasil

Atualizado: 3 de jun. de 2022

Dados levantados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE em 2019, constatam que os felinos estão presentes em 32,6% das residências piauienses, enquanto a média nacional é de 19,3%. Para fins de controle populacional, há um Indicativo de Projeto de Lei, em tramitação na ALEPI, de autoria da deputada Teresa Britto (PV), que propõe a criação de um serviço móvel de castração (castramóvel) de cães e gatos no Estado, visando atender a população de baixa renda.


Piauí lidera o ranking nacional com o maior percentual de domicílios com gatos - Teresina lidera entre as capitais. Projeto para criação de 'castramóvel' é discutido na Alepi. (Foto: FMS / CCZ)

O Piauí tem a maior população de gatos do Brasil, em situação de domicílio, conforme último levantamento realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O Piauí se destaca em primeiro lugar, com 32,6% das residências do Estado abrigando algum gato. O Maranhão aparece em segunda colocação, com 31,5%; em seguida o Ceará, com 29,3%. A pesquisa não trouxe informações sobre o quantitativo de gatos por domicílio, também não levantou dados sobre gatos abandonados, que vivem nas ruas.



A capital, Teresina, também concentra o maior percentual de domicílios com gatos, entre as capitais brasileiras. No ano da pesquisa, foram constatados 26,4% dos lares teresinenses com ao menos um gato, enquanto a média nacional entre as capitais é de 15,4%.


Os dados divulgados em 2022, são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019.


"Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 é a única que tem informações de animais domésticos (cães e gatos) nos domicílios. Piauí, de acordo com essa tabela, era o estado que tinha o maior percentual de domicílios do país com algum gato (32,6%)", diz Eyder Mendes, superintendente de informações do IBGE.


Cães e gatos em Teresina


De acordo com informações da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, o número contabilizado de cães e gatos imunizados com vacina antirrábica, em 2021, ultrapassou os 170 mil animais. "Isso levando em conta os animais que foram vacinados contra raiva no ano passado. Só em Teresina, na zona urbana e rural, os agentes vacinaram 173 mil animais. Desse total, 117 mil cães e 56 mil gatos", destacou o gerente do Centro de Zoonoses, Paulo Marques.


Controle populacional - 'castramóvel'


Em dezembro de 2021, a deputada estadual Teresa Britto (PV) apresentou o Indicativo de Projeto de Lei 74/2021, que autoriza o Poder Executivo a instituir o serviço público de controle reprodutivo de cães e gatos através de uma unidade móvel denominada de 'castramóvel' (veículo equipado com aparato cirúrgico para realização de castrações). De acordo com a proposta, para ter acesso ao benefício, os tutores de cães e gatos precisariam comprovar uma renda familiar de até 3 salários mínimos. Confira o texto da proposição.



O projeto prevê que os veículos (castramóvel) devam ser distribuídos em número suficiente para atender as diversas regiões do Estado, devendo ser devidamente aparelhados com todos os equipamentos e materiais cirúrgicos para realizar os procedimentos de castração dos animais nas comunidades carentes do Piauí. O serviço contará com um profissional veterinário que fará uma avaliação do estado de saúde de cada animal antes de realizar os procedimentos cirúrgicos.


A autora do projeto destaca a importância de se fazer o controle de natalidade dos animais de estimação, visto que uma gata pode ter de três a quatro gestações por ano, enquanto que uma cadela é capaz de ter até duas gestações anuais. A medida, além de evitar o abandono e o sofrimento dos pets, é vital para a própria saúde humana, pois quando desprovidos dos devidos cuidados, animais são potenciais transmissores de doenças. “Cuidar dos animais, além de tratar-se de uma questão humanitária, é uma questão de saúde pública”, justifica a deputada Teresa Britto.


Em 7 de fevereiro, a matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça da ALEPI. Neste momento, aguarda emissão de parecer do relator, para ser votada em plenário.



 



AJUDE! ANIMAIS DA APIPA EM RISCO DE FOME




Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!










Ajude a Apipa - situação de emergência









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Cidadeverde.com

bottom of page