top of page

Lei espanhola: pets deixam de ser coisas e integram núcleo familiar dos tutores

O Congresso espanhol aprovou uma medida que retira os pets do estatuto jurídico dos bens materiais e os coloca na posição de seres sencientes, capazes de sentir emoções e sentimentos de forma consciente, sendo integrados ao núcleo familiar de seus tutores.

As relevantes conquistas para a causa animal na Espanha representam um marco civilizatório naquele país, sendo um exemplo para o mundo. No Brasil, os pets ainda têm o status jurídico de bens materiais - coisas. (Foto: Divulgação / Fórum Animal)

Nesta última quarta-feira (5), os animais na Espanha deixaram de ser considerados bens materiais. Uma tripla reforma legal do Código Civil, da Lei Hipotecária e da Lei de Processo Civil, aprovada em 2 de dezembro, estabeleceu que os pets agora serão considerados "seres vivos dotados de sensibilidade".


A medida tira os animais da classificação de coisas e lhes confere um status familiar junto ao núcleo da família de seus tutores. O objetivo é estabelecer que o princípio da natureza dos animais é diferente da natureza dos objetos ou dos bens.


Dessa forma, a norma passará a regular, por exemplo, a guarda conjunta de animais em caso de divórcio ou separação dos tutores. Além disso, os bichinhos agora estão protegidos por lei contra apreensão, abandono e maus-tratos.


A luta pela saída dos animais do estatuto jurídico dos bens materiais é antiga na Espanha. Em 2015, o Observatório de Justiça e Defesa Animal coletou mais de 500 mil assinaturas que demonstravam apoio à implementação da medida aprovada recentemente no Congresso.


Em 2017, a Fundação Affinity e outras entidades que lutam pela causa animal, também mobilizaram o país com a promoção de iniciativas que incentivaram forças políticas para a "desobjetificação" dos animais.


Com a efetivação da nova lei na primeira semana de 2022, a Espanha agora segue o exemplo da União Europeia (UE) na proteção dos direitos dos animais. Em 2009, a UE também reconheceu os pets como seres sencientes, que possuem capacidade de sentir emoções e sentimentos de forma consciente.



Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com






Ajude a Apipa - situação de emergência












Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do JC/Meu Pet

bottom of page