top of page

I EcoThe: Feira Ambiental da Semam acontece neste domingo em Teresina

Neste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semam realiza a I EcoThe, feira ambiental que vai oferecer diversos serviços aos teresinenses que visitarem o Parque Lagoa do Mocambinho, na zona Norte de Teresina. Quem levar 1 kg de ração pet, poderá trocá-lo por mudas frutíferas. A ração arrecadada será destina a entidades que prestam assistência a cães e gatos carentes na cidade. Participe!


A gerente do Núcleo de Educação Ambiental da SEMAM, Naisis Castelo Branco (vestindo verde), em visita técnica ao Parque Lagoa do Mocambinho, local que vai sediar a programação da I EcoThe. (Foto: Semam)

Marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado em 5 de junho, a primeira edição da EcoThe se inicia neste domingo e terá continuidade com a Semana do Meio Ambiente, que se encerra na quinta-feira, dia 9. O evento consiste em uma feira ambiental de caráter sustentável, realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), que vai oferecer diversos serviços aos visitantes no Parque Matias Matos (Lagoa do Mocambinho), no bairro Mocambinho, zona Norte de Teresina, onde será realizada em dois turnos: das 8h às 11h e das 16h às 20h.


São 20 estandes, cerca de 30 expositores, entre empresas públicas e privadas, startups e ONGs. No da Equatorial, aberto nos dois turnos, materiais recicláveis, como plástico, metal, eletrônicos e papel, podem ser trocados por descontos na conta de luz. E lâmpadas usadas ou queimadas podem ser trocadas por lâmpadas LED novas.


A equipe da empresa de abastecimento Águas de Teresina vai mostrar com uma composteira caseira como armazenar, em casa, restos de alimentos e transformá-los em adubo. Também será mostrado como criar uma horta caseira com esse material. A Defesa Civil fará uma simulação de princípio de incêndio que vai entusiasmar a criançada que é fã de filmes de ação, mas trará também importantes dicas sobre como lidar e evitar uma situação desse tipo.


“Pensamos em oferecer não apenas um dia agradável em família, mas também experiências que mostrem como a prática da sustentabilidade e da educação ecológica é muito mais simples do que parece e facilmente aplicável ao nosso dia a dia. São pequenas atitudes e cuidados que fazem a soma que precisamos para mudar o planeta”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont’Alverne.


Abrangendo uma área com cerca de 4,9 hectares, situado à zona Norte de Teresina, o Parque Lagoa do Mocambinho sedia a I EcoThe. (Foto: Semam)

Serviços para os visitantes


Quem se dispuser a levar óleo de cozinha usado ao estande do Indama, poderá vender cada 900ml a R$ 1,50. Presidida pela advogada Dárcia Alencar, a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI trocará 1 kg de ração pet por mudas frutíferas. A ração arrecadada será doada a ONGs ligadas à causa animal, que prestam assistência a cães e gatos carentes em Teresina.


A pressão arterial poderá ser aferida por estudantes dos cursos de Saúde da Faculdade Santo Agostinho. No espaço da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, SMPM, serão exibidos e vendidos, a preços simbólicos, brinquedos feitos a partir de materiais reciclados. O lucro será revertido para ações sociais da secretaria gerenciada por Gabriela Rodrigues.


Mudas e hortaliças estarão à venda no estande da Garagem Orgânica, que vai expor uma horta ecológica que promete inspirar a quem se aventurar a plantar suas próprias verduras e legumes.


Ações de combate ao mosquito da dengue e ao calazar serão explicadas de forma simples e didática pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses de Teresina. Informações sobre turismo ecológico e as belezas do Piauí poderão ser encontradas na tenda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Turismo, SEMDEC, e da Universidade Estadual do Piauí, UESPI.


Semana de atividades


Realizada pela Prefeitura de Teresina, através da SEMAM, a I EcoThe conta com apoio da Secretaria de Educação, SEMEC; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, SEMDEC; plataforma Mobieduca.Me e Solar Machado Engenharia.


A programação tem continuidade com a Semana do Meio Ambiente, a partir desta segunda-feira (6), estendendo-se até a quinta-feira (9). Confira, abaixo:


Segunda-feira, dia 6


Plantio e distribuição de mudas oferecidas pela SEMAM

Local: Escola Municipal Jonas Pereira da Silva – Bairro Novo Horizonte, às 9h30.


Terça-feira, dia 7


Mutirão de limpeza no Rio Parnaíba

Local: Av. Maranhão, próximo à Equatorial, às 8h.


Quarta-feira, dia 8


Tour guiado por alunos do Curso de Turismo da UESPI / Atividades infantis com material reciclável

Local: Parque da Cidadania, às 17h.


Quinta-feira, dia 9


Plantio na Lagoa, oferecido pelo IFPI

Local: Parque Ambiental Matias Matos – Mocambinho, às 8h.


Trilha Ecológica, oferecida pela SEMDEC

Local: Parque da Cidade, sede da SEMAM, às 8h.


 

ANIMAIS DA APIPA EM RISCO DE FOME



 

AJUDE A APIPA - Receita Federal cobra dívida de R$ 3.378,46

 


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!










Ajude a Apipa - situação de emergência









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações da PMT e SEMAM

bottom of page