Apipa Piauí

6 de ago de 20226 min

Deputada Teresa Britto resgata cãozinho vítima de maus-tratos

Atualizado: 10 de ago de 2022

A deputada Teresa Britto foi até a cidade de Floriano para realizar o resgate de um cãozinho vítima de maus-tratos, que sofria repetidos espancamentos. Um desses atos de violência contra o inocente foi filmado e ganhou repercussão após ser divulgado nas redes sociais, chegando ao conhecimento da parlamentar, que tomou as devidas providências para salvar o cachorrinho.

Em Floriano, Teresa Britto e Lar do Nando realizam o resgate do cãozinho. (Imagens: @teresabritto_)

As chocantes imagens que mostram um indefeso cachorrinho amarrado com uma corda enquanto é covardemente espancado por um homem perverso, causaram comoção e viralizaram nas redes sociais, nesta semana. O animal foi salvo da situação degradante após a repercussão do caso e o vídeo, contendo as cenas de crueldade, chegar ao conhecimento da deputada estadual Teresa Brito (PV), que foi até o local do crime, com o apoio do abrigo Lar do Nando, realizar o resgate do cãozinho. O crime de maus-tratos ocorreu em Floriano, cidade situada a 240 km de Teresina, PI.

Na quinta-feira (04), ao chegar na cidade de Floriano, a deputada Teresa Brito (PV), que é parlamentar atuante na defesa do meio ambiente e da causa animal no Piauí, foi à Delegacia de Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência (BO), para que sejam implementadas as medidas cabíveis na apuração do caso, e solicitou o apoio da autoridade policial para proceder a ação de resgate do indefeso animalzinho vitimado em crime maus-tratos. O homem que é apontado como responsável pelo covarde ato de agressão ao cachorro foi identificado, mas conseguiu evadir-se do local do crime, escapando da autuação em flagrante.

"O BO foi feito e todas as medidas cabíveis foram adotadas. Não entendemos essa maldade toda com o animal. Que fique de exemplo para que ninguém pense que animal é coisa. Animal é um ser vivo que merece respeito, merece toda a proteção e carinho. Jamais vamos deixar um crime desse impune", disse a deputada estadual Teresa Britto, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí.

Em vídeo publicado no Instagram, na quinta-feira (4), Teresa Britto expõe os detalhes da sua providência para a consecução do resgate do cãozinho.

"Fui até Floriano, juntamente com o @lardonando (Abrigo Lar do Nando), para resgatar o cãozinho que foi covardemente agredido por um homem que mora no município. Acionamos a Polícia Civil Regional, que deu todo o suporte e abriu procedimento para investigação e também para possível responsabilização do agressor, que se evadiu do local. Estamos levando o cãozinho para Teresina e me comprometi em adotar e cuidar do animal. Que essa situação lamentável sirva de exemplo para qualquer irresponsável que pense que animal é coisa. Animal não é coisa, é um ser vivo que precisa ser tratado com carinho e respeito. A luta pela causa animal continua!", anuncia Teresa Britto, em post no Instagram (@teresabritto_).

A delegada regional de Floriano, Amanda Stevan, explica que a remoção do animal ocorreu como medida de cautela para protegê-lo. "Já foi formalizado todo o registro da ocorrência e diligências iniciais, e o fato seguirá em apuração, mediante inquérito policial, o qual, quando concluso será encaminhado ao Judiciário com indiciamento do autor do crime. Sobre a filmagem, a princípio, acredita-se que quem filmou o fez apenas com intuito de fazer um registro pra denúncia", justifica a delegada.

Moradores da casa, onde o animal foi resgatado, relataram que o homem que praticou a agressão contra o cão não é o tutor do animal, e acrescentam que o sujeito sofre com problemas de alcoolismo, situação que será apurada no inquérito policial.

Após o resgate, o animal foi conduzido para a cidade de Teresina, onde foi submetido a avaliação médica para atestar seu estado de saúde. Pelas redes sociais, a deputada Teresa Britto lançou uma campanha para escolher um novo nome para o cãozinho.

Na Assembleia Legislativa do Piauí - ALEPI, durante a Sessão Plenária da terça-feira, 09 de agosto, a deputada Teresa Britto (PV) subiu à tribuna para falar sobre esse caso de maus-tratos, manifestando o seu repúdio às repetidas ocorrências de atos criminosos que são praticados contra os animais no Piauí (vídeo).

Faça a sua parte - denuncie os maus-tratos

Maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal 14.064/20 (Lei Sansão), que entrou em vigor em setembro de 2020, aumentou as penas para quem praticar maus-tratos a cães e gatos. A nova norma estabelece punição que vai de 2 a 5 anos de prisão, além de multa e a proibição de guarda de novos pets. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

Denunciar maus-tratos em Teresina - PI

DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387

BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684 / 190

DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br

As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade ao animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!

Crise financeira: Apipa pede ajuda para não fechar abrigo

URGENTE! Apipa pede ajuda para manter abrigo

URGENTE-DOE RAÇÃO! Animais da Apipa pedem comida

Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!

Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!

Eleições 2022: escolha o candidato certo e vote pelos animais


Rifa: doe R$10 para concorrer a uma 'Caderneta de Anotações do Pet'

Compre produtos da APIPA para presentear seu pet

Parceria do 'Adote Petz' com a Apipa em Teresina

Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa

Mais informações no Instagram

Milteforan™: cãozinho precisa da medicação com urgência

ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR

URGENTE!: Apipa pede ajuda para manter abrigo

Ajude! Animais da Apipa sofrem efeitos nefastos de crise financeira

Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa

CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES
 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

Banco do Brasil
 
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
 
Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

Amor & Patinhas: ação incentiva adoção de animais carentes

Rabito: cãozinho com carcinoma pede ajuda para cirurgia

Ajude o Cabo Queiroz: gatinho internado com o fêmur fraturado

Ajude o Gerald! Gatinho pede apoio para tratamento de câncer

Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave

Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda

Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo

Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa

Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa

Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro

Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos

Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise

Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio

Solidarize-se com os animais da APIPA


 
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


 
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.
 

 
Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA
 

 
Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida


 
Como ajudar a APIPA
 

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
 

 
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
 

 
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
 

 
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
 

 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Com informações do Cidadeverde.com