top of page

Sábado 30/Out: vacinação antirrábica para cães e gatos em Teresina

A vacinação de cães e gatos contra a raiva se inicia neste sábado, 30 de outubro, nas zonas Norte e Leste de Teresina. No sábado seguinte, 6 de novembro, serão imunizados os animais das zonas Sul e Sudeste da capital.

A raiva é uma doença letal. A vacina é a única forma segura de prevenção. Jamais deixe de vacinar o seu animal de estimação. Seja um tutor responsável - faça a sua parte! (Foto: PGV)

Cães e gatos das zonas Norte e Leste de Teresina devem ser vacinados contra a raiva neste sábado, 30 de outubro. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará a abertura da campanha com mais de um mês de atraso, com relação ao dia D nacional, que ocorreu em 25 de setembro. Abaixo, você poderá conferir as listas com os postos de vacinação.


ATENÇÃO: Os animais residentes nas zonas Sul e Sudeste de Teresina receberão suas vacinas no sábado seguinte, dia 6 de novembro. Para os animais domiciliados na zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro, com data a ser definida pela FMS.


A abertura oficial da imunização será às 8h30, na unidade escolar Firmina Sobreira, no bairro Poti Velho, na zona Norte.


Apenas os cães e gatos do bairro Aroeiras, onde um caso de raiva canina foi registrado em setembro, já foram vacinados, ainda naquele mês. A FMS alegou falta de insumos para realizar a campanha no mês de setembro.



A vacinação de hoje, 30 de outubro, acontecerá em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais.


No sábado seguinte, 6 de novembro, a vacinação terá continuidade em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Animais da zona rural receberão a vacina em data posterior, devendo acontecer ainda no mês de novembro.


De acordo com a FMS, essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte.


O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, solicita que os tutores de cães e gatos levem seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados. “Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva, que é uma doença grave e, por isso, tutores das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz.


Paulo Marques diz garantir a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol.



Perigos da raiva


A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso central e pode levar à morte em poucos dias, se a enfermidade não for devidamente tratada. Na maioria das vezes, os animais domésticos são o meio transmissor do vírus para o homem, no entanto, o hábito de tentar domesticar animais silvestres pode ser fatal se este estiver contaminado.


O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, médico veterinário Anísio Ferreira, alerta que a raiva canina já está circulando pelo Piauí há pelo menos dois anos. “É preciso abordar a necessidade do serviço de vigilância. A campanha em Teresina não ocorreu por falta de seringas. O órgão, seja estadual ou municipal, tem a obrigação de proteger a sociedade contra a raiva. Há mais de três anos, acompanhamos mais de 169 municípios que deixaram de fazer a campanha por falta de vacina. A Prefeitura de Teresina nunca tinha deixado de vacinar. O Conselho está acompanhando os casos. É preciso bloquear o ciclo silvestre com a vacinação de cães e gatos”, destacou.


Confira os postos de vacinação:




 



Participe da 'Campanha Livro de Ouro' da Apipa




Ajude a Apipa - situação de emergência


Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Comments


bottom of page