top of page

Vacinação antirrábica em Teresina inicia em 30 de outubro

Atualizado: 17 de out. de 2021

A vacinação antirrábica de 2021, em Teresina, para os cães e gatos residentes nas áreas urbanas da cidade, vai acontecer em dois sábados consecutivos, iniciando no dia 30 de outubro, nas zonas Norte e Leste. No sábado seguinte, 6 de novembro, a campanha urbana será concluída com a imunização dos animais das zonas Sul e Sudeste.

A raiva é uma doença letal. A vacina é a única forma segura de prevenção. Vacine o seu animal de estimação. Seja consciente! (Foto: Ascom / FMS)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou as datas da campanha de vacinação contra a raiva que vai imunizar os cães e gatos residentes em Teresina. Para os animais domiciliados nas áreas urbanas da cidade, serão disponibilizados 268 postos de atendimento para a vacinação, que vai acontecer em duas etapas, em dois sábados consecutivos, iniciando no dia 30 de outubro, das 8h às 17h, nos postos das zonas Norte e Leste. No sábado seguinte, 06 de novembro, serão imunizados os animais das zonas Sul e Sudeste. Consulte as listagens dos postos de vacinação para as duas etapas urbanas, abaixo.


Por questões de logística, a FMS decidiu imunizar os animais residentes nas áreas urbanas de Teresina dividindo a campanha em duas etapas, separadas por zonas. Já os cães e gatos das áreas rurais do município, por sua vez, serão contemplados com a vacina ainda no mês de novembro, em datas a serem divulgadas posteriormente pelo Órgão.


A vacinação antirrábica de 2021, em Teresina, acontece com mais de um mês de atraso, em relação aos demais municípios do Piauí. A Secretaria de Estado da Saúde havia anunciado o 'dia D' da campanha para 25 de setembro e 02 de outubro, o que não ocorreu na capital.


O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, ressalta a importância de que todos os animais sejam imunizados. “Convidamos todos os tutores de cães e gatos das zonas Norte e Leste para levar seus animais a um dos postos de vacinação e garantir a dose desses animais”, alerta o gestor. “A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos. Ou seja, protegendo o seu animal você também se protege”, reforça o gestor.


Caso de raiva canina confirmado em Teresina


O Centro de Controle de Zoonoses de Teresina iniciou, no dia 30 de setembro, a vacinação antirrábica de emergência nos animais do bairro Aroeiras, Zona Leste da capital, onde foi registrado um caso de raiva canina. A imunização ocorreu através de agendamento de forma domiciliar e em dois postos do referido bairro. O animal que testou positivo para a doença foi sacrificado após morder uma mulher.


Esta pessoa que foi atacada pelo cachorro infectado encontra-se em casa e faz o tratamento no Hospital da Primavera, Zona Norte da cidade. Em seres humanos, sintomas da raiva podem demorar até 45 dias para se manifestar.



A Raiva


A raiva é uma doença viral prevenível. Os seres humanos podem ser infectados através de mordidas e arranhaduras de mamíferos já contaminados. A doença pode ser transmitida por animais silvestres como furões, raposas, coiotes, guaxinins, gambás e morcegos, mas a campanha contempla apenas os cães e gatos, por serem animais de companhia que possuem maior proximidade e convívio com os humanos. Paulo Marques diz garantir a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.


Confira os postos de vacinação:



 

Ajude a Apipa - situação de emergência



Participe da 'Campanha Livro de Ouro' da Apipa



Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações da PMT/FMS

bottom of page