top of page

Denúncia: burros feridos são explorados no transporte de areia no Piauí

Forçados a uma jornada de trabalho brutal, transportando cargas de areia que pesam até 70 Kg, burros feridos são escravizados e submetidos à crueldade. Homem perverso é investigado pela Polícia Civil de Picos, PI, e poderá responder por crime de maus-tratos a animais.

Foto feita pela APAPI, após duas semanas do início do tratamento dos animais. (Foto: APAPI)

A Polícia Civil de Picos investiga uma denúncia de maus-tratos contra quatro burros que eram usados para transportar sacas de areia, na cidade de Francisco Santos, PI. Os animais apresentavam graves feridas nas costas, e eram obrigados a trabalhar mesmo feridos e adoecidos. Veja reportagem da TV Clube (vídeo).



A protetora Sanya Elayne, que é fundadora da Associação dos Protetores de Animais de Picos (APAPI), contou que recebeu a denúncia pelas redes sociais, e pediu apoio da Polícia Militar para visitar o sítio onde estavam os animais, no dia 22 de junho. No local, foram encontrados três burros com feridas abertas nas costas, causadas pelo transporte da carga sem proteção.


“O dono dos animais dizia que um burro tinha mordido o outro, mas a gente via que os ferimentos eram no local onde vai a carga, no dorso do animal, que ele colocava sem nem uma manta de proteção”, relatou a protetora.


Ainda segundo Sanya, o homem que explora os burros contou que havia colocado os animais para trabalhar até um dia antes da gravação do vídeo. Os burros, segundo o dono, transportavam cargas de areia pesando entre 60 e 70 Kg.


Diante da situação de extremo sofrimento vivenciada pelos animais, a ONG APAPI entregou ração e medicamentos para o homem responsável pelos animais, para que ele mesmo tratasse as feridas dos burros. Com ajuda da Polícia Militar da cidade, a associação tem acompanhado o estado de saúde dos animais.


“Nós da APAPI não podemos resgatar esses animais, não temos onde mantê-los. Então, entramos em um acordo com o dono, para que ele não pusesse eles para trabalhar mais. E eles foram medicados, e as feridas estão melhores”, contou.


O caso foi denunciado ao Ministério Público. Nesta terça-feira (20) a Polícia Civil foi até o local para iniciar a investigação. Segundo o delegado Rodrigo Morais, quando o inquérito for concluído, o homem pode responder pelo crime de maus-tratos contra animais.



Outra denúncia: CCZ de Barras - PI mata cães eletrocutados


A Polícia Civil da cidade de Barras, localizada a 130 km de Teresina, abriu inquérito para investigar denúncias de maus-tratos contra cães no Centro de Zoonoses da cidade. Os animais estariam sendo mortos eletrocutados, segundo a polícia.


O delegado Ayslan Magalhães informou que o caso está sendo investigado e a polícia tem indícios de que os animais são mortos eletrocutados. Segundo o delegado, o veterinário responsável pelo Centro de Zoonoses, em entrevista, chegou a confirmar a prática.


"A prefeitura nega, mas o veterinário chegou a confirmar que eles são mortos eletrocutados depois de serem sedados. Nós vamos investigar tanto a conduta deste profissional quanto a situação do Centro de Zoonoses", informou o delegado.


Moradores do local, que residem na vizinhança, dizem que a prática é corriqueira. Eles relatam que escutam o choro dos cachorrinhos sendo eletrocutados, e afirmam que animais são executados a sangue frio, isto é, sem nenhuma medicação.


Anísio Ferreira, médico veterinário e presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, diz que a prática não é aceita e é considerada maus-tratos.


Maus-tratos contra cães e gatos podem levar à prisão


Em outubro de 2020, o governo federal sancionou a lei que aumentou a pena para até cinco anos de reclusão a quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos. O texto também prevê multa e proibição da guarda para quem praticar os atos de crueldade contra esses animais.



A pena pode ser aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal. O termo "reclusão" indica que a punição pode ser cumprida em regime inicial fechado ou semiaberto, a depender do tempo total da condenação e dos antecedentes criminais do réu.


As denúncias envolvendo maus-tratos ou outros tipos de crimes contra qualquer animal podem ser feitas através do número 190, da Polícia Militar, ou buscando a delegacia de Polícia Civil mais próxima para registrar a ocorrência.


Denunciar maus-tratos em Teresina - PI


DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387


BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684


DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br


As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade para com o animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!

 

Felicitamos a protetora Patrycia Sampaio, voluntária integrante da Diretoria da APIPA, por seu aniversário.


Conheça as caminhas para pets à venda na APIPA

 









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações da TV Clube

bottom of page