top of page

Veterinário tira dúvidas sobre pulgas e carrapatos

Especialista explica como evitar e tratar este problema tão comum, que se agrava ainda mais nos dias mais quentes do ano.

CUIDADO: produtos sem registro podem trazer riscos à saúde do animal e das pessoas, além de não terem sua eficácia comprovada e não representarem segurança e confiabilidade para uso. (Foto: CachorroGato)

Só quem tem ou já teve animais de estimação sofrendo com pulgas e carrapatos sabe como esses parasitas espalhados pelo ambiente podem se tornar um incômodo e perigoso problema nos pets e em toda a família. Mas esse problema tem solução. Além de alguns cuidados preventivos, é fundamental que sejam usados produtos de procedência garantida, também aplicados da maneira correta. Dessa forma, o tutor do pet se livra do percalço e, de quebra, manda para longe de casa o fantasma de doenças como a febre maculosa, a arranhadura do gato, a dipilidiose, entre outras.


Para dar dicas sobre prevenção, esclarecer alguns mitos sobre o tema e ajudar na forma mais indicada para a escolha do produto correto e melhores maneiras de aplicação no animal, o médico veterinário Marcel Pereira, assistente técnico da Merial Saúde Animal, traz informações importantes:


Meu pet está com pulgas e/ou carrapatos. Como isso acontece?


As infestações surgem pelo contato do cão ou gato com um ambiente infestado ou por um outro animal que leva a infestação. Apesar de ser mais difícil, as pessoas podem levar alguns parasitas na roupa, por exemplo, dando origem à infestação do ambiente e, por consequência, do pet. Ainda, os carrapatos podem se deslocar por grandes distâncias, fazendo com que o foco de infestação seja a residência de um vizinho, por exemplo.


Uma única pulga no animal bota em média 50 ovos por dia, tornando-se centenas em pouco tempo. Esses ovos vão caindo pela casa, principalmente nos locais onde o animal permanece por mais tempo, dando origem à infestação ambiental. O prazo para surgir uma pulga adulta a partir de um ovo varia bastante, podendo ser de 10 dias até 6 meses.


Assim como as pulgas, os carrapatos também se proliferam em grande quantidade, infestando o ambiente e o animal, em busca de sangue para se alimentarem e continuarem a se reproduzir. Um erro comum é as pessoas pensarem que só se pega carrapato no mato. O carrapato do cão, por exemplo, prefere ambientes secos e altos, como frestas, e sobem muros, passando de um ambiente para outro.


É verdade que no verão tem mais pulga? Qual a influência do clima tropical predominante na maior parte do País neste processo?


O clima quente faz com que o desenvolvimento das pulgas seja mais rápido, encurtando o tempo do ciclo entre os ovos até a fase adulta. Em média esse ciclo pode levar até 140 dias para que o ovo origine a pulga adulta, em períodos de baixa temperatura, diferente do que ocorre em períodos quentes, quando o ovo origina a pulga adulta em 10 dias. Isso pode causar a impressão de que há mais parasitas ou que os produtos indicados não estejam agindo da forma esperada.


Falando em parasitas, principalmente carrapatos, vêm logo à lembrança problemas graves de saúde pública, como a febre maculosa. O que o tutor deve fazer para que possa passear com seu animal tranquilamente por parques e praças públicas, sem medo de levar o carrapato para a casa?


É fundamental utilizar um produto devidamente registrado contra carrapato de forma preventiva, ou seja, no intervalo recomendado pelo fabricante. Em caso de dúvidas o veterinário também pode auxiliar na prevenção. Mas é importante lembrar que não é só em áreas verdes que os carrapatos podem representar um risco, como dito acima.


Ultimamente temos visto casos em que aplicações de antipulgas e carrapaticidas têm gerado efeitos adversos nos animais de estimação, como irritações na pele, por exemplo. A que isso se deve?


Há casos em que os animais podem ser alérgicos, apresentando uma reação local. Mas esses casos são raros. A maior queixa ocorre quando se utiliza produto caseiro ou sem registro ou que não tem indicação para a espécie animal. Esse uso indevido coloca em risco a vida dos pets.


Quais os cuidados que o tutor deve ter na hora de comprar o carrapaticida correto para o seu animal?


O ideal é sempre prevenir com frequência, com um produto seguro, indicado para uso em cães e gatos. O médico veterinário pode ser consultado para indicar qual o melhor produto para cada animal. No caso de o pet já estar infestado, é necessária a ação rápida, ou seja, que o produto comece a agir em poucas horas.


E é de extrema importância prevenir doenças transmitidas por carrapatos. Para saber se o pet adquiriu alguma doença (Erliquiose e Babesiose) transmitida pelo parasita, é necessário que o animal passe por avaliação veterinária. Em alguns casos o pet não apresenta sintomas. Porém, há algumas situações que dão indícios do agente causador, como febre, desânimo, diminuição do peso, hemorragia, anemia, entre outros.


E para a aplicação certa?


É necessário seguir as instruções de uso do produto, que constam na bula. A consulta ao veterinário também é importante para a correta aplicação e eventuais esclarecimentos, em caso de mais dúvidas.


Para a saúde do pet, qual a importância de escolher marcas com credibilidade no mercado e devidamente registradas no Brasil?


O consumidor deve primeiro se certificar de que o produto tem registro. Geralmente o número de licença está impresso na embalagem, facilitando a consulta. Os produtos registrados foram avaliados por órgãos reguladores, em relação à sua eficácia e segurança.


Produtos sem registro podem trazer riscos à saúde do animal e das pessoas, além de não terem sua eficácia comprovada e não representarem segurança e confiabilidade para uso.


O uso de um carrapaticida aplicado de maneira errada pode trazer algum risco à saúde da família do tutor do animal?


Todo produto deve ser aplicado de acordo com as instruções de uso passadas pelo fabricante. Daí a importância de se ler a bula antes do uso ou falar com o médico veterinário para ter as orientações corretas de aplicação, tipo de pet e repetição do produto, caso seja necessário.


Que outras doenças, além da febre maculosa, poderíamos citar entre as relacionadas a pulgas e carrapatos, que trazem riscos à saúde humana?


A doença da arranhadura do gato ocorre quando um gato transmite a bactéria Bartonella henselae, por meio de lambeduras ou arranhadura, para as pessoas. A infecção leva ao aparecimento de nódulos locais nas pessoas. A doença é transmitida entre os gatos pela pulga.


A dipilidiose é uma verminose que ocorre nos pets, sendo transmitida entre os animais pela ingestão de pulgas infestadas. A infestação nas pessoas ocorre quando elas ingerem de forma acidental os ovos do verme Dipylidium caninum, semelhante à tênia, presentes nas pulgas ou ambiente. Após a infestação, o verme se instala no intestino, podendo chegar a 50 cm de comprimento. Nesse caso, no homem os sintomas são dores abdominais, diarreia e perda de peso. Raramente a doença apresenta sintomas nos pets.




PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45



 

Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

 








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações da Petmag

bottom of page