top of page

Rússia e EUA começam vacinar animais contra Covid-19

Rússia e EUA dão largada na corrida para proteger animais. Além dos pets, bichos explorados em zoológicos e instituições acadêmicas também começam a ser vacinados contra a Covid-19. A Rússia foi pioneira nas pesquisas e desenvolveu a vacina Carnivac-Cov, um imunizante para animais.

O cão Dachshund toma a sua primeira dose de imunizante contra Covid-19, na Rússia. País iniciou vacinação dos animais em abril deste ano. (Foto: Mikhail Tereshchenko / TASS / Getty Images)

Depois de mais da metade da população de seres humanos do planeta ter tomado ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19, agora começa a corrida para proteger os animais. Na Rússia e nos Estados Unidos, pets domésticos e bichos confinados em zoológicos começaram a receber as injeções de imunizantes. Há dois objetivos na iniciativa. Primeiro, impedir que eventuais infecções evoluam para quadros preocupantes da enfermidade. Segundo, atenuar o risco de ocorrência de mutações no SARS-CoV-2, o vírus responsável pela Covid-19, no organismo animal. Cada vez que um vírus passa de uma espécie para outra, a probabilidade de isso ocorrer é significativa e uma dessas transformações pode criar uma versão habilitada a contaminar o humano com graus de transmissibilidade e de letalidade elevados.


Não se pode esquecer que pelo menos 75% das doenças infecciosas emergentes são de origem animal, incluindo a Covid-19. “Hoje, mais do que nunca, podemos ver a importante conexão entre a saúde animal e a saúde humana”, ressaltou a Organização Mundial da Saúde em seu posicionamento sobre o tema. Até agora, o que se sabia sobre a Covid-19 em animais é que a doença não se manifestaria neles de forma tão agressiva quanto em humanos. Um estudo realizado no Brasil pelo Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) confirmou essa percepção, registrada em estudos semelhantes feitos no mundo. O pesquisador Guilherme Calvet analisou, entre março e outubro do ano passado, 21 pacientes com diagnóstico de Covid-19 e seus 39 animais de estimação, dos quais 29 eram cães e 10 eram gatos. “Os resultados demonstram que, de 21 domicílios diferentes, quase a metade apresentava um ou mais animais de estimação positivos para SARS-CoV-2”, informou. Foram nove cachorros (31%) e quatro gatos (40%) infectados ou expostos ao vírus. Os animais obtiveram resultados de RT-PCR positivos de 11 a 51 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas de seus tutores. A literatura registra que a carga viral nos bichos é baixa e que os sinais por eles manifestados são leves, como coriza e tosse.


Uma pesquisa publicada na semana passada, no entanto, sugere que pode haver exceções a esse quadro. Um grupo de cientistas ingleses e franceses identificou, pela primeira vez, um cachorro e dois gatos infectados pela variante alfa do SARS-CoV-2, surgida no Reino Unido. Os pets manifestaram miocardite (inflamação do músculo cardíaco) entre três e seis semanas depois de seus tutores testarem positivo para a doença.


Outro ponto é que até o momento não há indícios de que os animais transmitam o vírus para seres humanos. O que ocorre é o contrário, com tutores infectando os animais. “Os gatos são mais suscetíveis à infecção do que os cães. Em condições controladas de laboratório, verificou-se que os felinos podem transmitir o vírus para seus companheiros de espécie. No entanto, não está comprovada a transmissão do novo coronavírus de cães para outros cachorros ou gatos”, diz Guilherme Calvet.


Apesar da baixa gravidade das manifestações clínicas da Covid-19 em bichos, tornou-se clara a necessidade de uma vacina indicada a eles. Em abril, a Rússia registrou o primeiro imunizante, fabricado pelo Centro Federal de Saúde Animal da Rússia. A Carnivac-CoV tem como alvo cães, gatos, visons e raposas. No país, o nefasto mercado de pele de animais ainda é um nicho importante e serviu de alerta o caso dos 17 milhões de visons abatidos na Dinamarca, no ano passado, por causa de linhagens do vírus que sofreram mutações e infectaram algumas pessoas.



Nos Estados Unidos, desde julho mais de 100 espécies de mamíferos abrigados em zoológicos, santuários e instituições acadêmicas começaram a receber uma vacina experimental fabricada pela Zoetis, empresa com foco em saúde animal. Sua criação se deu após uma solicitação do Zoológico de San Diego. Em janeiro, os cuidadores depararam com gorilas infectados. Os animais, idosos, apresentavam tosse leve, secreção nasal e letargia. Com a autorização do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, tigres, ursos-negros, leões da montanha, furões e ursos-pardos foram os primeiros a ser imunizados. A vacina é experimental e, segundo informações da fabricante, 26 mil doses estão sendo doadas a organizações de 14 países. Por aqui, não há movimentação em relação à proteção de animais. No Zoológico de São Paulo, o maior da América Latina, os bichos não estão sendo vacinados e, segundo a instituição, não há previsão para que isso ocorra. Mas é muito bom que a preocupação com os animais exista.

 







Ajude a Apipa - situação de emergência


Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Veja

bottom of page