top of page

Lockdown: dicas para gastar energia dos cães dentro de casa

Os cachorros também ficam entediados e precisam de atividades mentais e físicas. Que tal um pouco de diversão em família para mantê-los ativos e felizes?

Os decretos de 'lockdown' impostos em diversos estados são reflexo do agravamento da nefasta crise sanitária na qual perece a população deste país. O momento pede isolamento total na tentativa de conter o avanço da Covid-19. Neste cenário de calamidade, é preciso cuidar também do bem-estar dos pets. Seja consciente! (Imagem: Patas em Pauta)

Assim como nós, os cães tiveram que se adaptarem a uma mudança drástica de rotina durante esta crise sanitária que se instalou no mundo em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, ocasionando isolamento social (quarentena) e os decretos de lockdown (distanciamento social obrigatório imposto pelo Estado por um determinado período), que, mesmo com seus efeitos nocivos à economia, são extremamente importantes para contermos o avanço da Covid-19.


Os cães podem ficar entediados com a falta de passeios ao ar livre ou estressados pelo fato de ter mais gente dentro de casa. Então, que tal um pouco de diversão em família para mantê-los ativos e felizes? É possível minimizar os efeitos do isolamento social nos nossos cães proporcionando a eles algumas atividades bem simples e brinquedos feitos em casa.


Enriquecimento ambiental


Agora você vai conhecer cinco ideias propostas pelo canal 'Patas em Pauta', que lhe ensinarão a fazer enriquecimento ambiental em casa para o seu cachorro (vídeo).



Treinamento de comandos e truques


Os cães de todas as idades adoram aprender coisas novas. Você pode fazer isso com a ajuda de petiscos ou outro tipo de recompensa. Para que ele se sente, por exemplo, faça um gesto, como tocar em sua cabeça, enquanto diz para ele se sentar. Sempre que ele acertar, ofereça uma recompensa rapidamente para que ele não fique confuso e entenda por que está ganhando um presentinho.


É muito importante que o treinamento seja sempre algo divertido para ele e para você. Nunca o repreenda, caso ele errar ou não obedecer ao comando.


Veja algumas dicas do Dr. Pet (Alexandre Rossi) para ensinar comandos (vídeos).





Pega-pega com brinquedos


Com a restrição dos passeios, os cães podem ficar menos ativos e isso não é bom para sua saúde mental e física. Separe alguns minutos do dia para se exercitar com ele dentro de casa, mesmo que seu espaço seja pequeno.


Com seu brinquedo preferido ou um novo, faça com que ele siga você pela casa, correndo ou caminhando. Não faça essa brincadeira em locais onde o piso é escorregadio, para não causar acidentes.


É importante ter cuidado redobrado com cães idosos ou com problemas de saúde. Consulte sempre seu médico veterinário antes de realizar atividades físicas com eles.


Massagem relaxante


Massagear seu cão também é uma terapia para você. Acariciar animais de estimação provoca a liberação do hormônio oxitocina (em você e nele), fazendo com a que a pressão arterial e os níveis de estresse baixem, deixando ambos mais relaxados e felizes.


Em geral, os cachorros preferem carinhos no peito, ombros e na base da cauda. Alguns também ficam bastante felizes com massagens na base do pescoço ou entre as orelhas. A maioria dos cães não se sente confortável com toques em suas pernas, patas ou barrigas, então só faça isso se tiver certeza de que seu cachorro gosta.


Cães menores podem precisar de uma massagem com pouca pressão e os cães maiores podem gostar de um toque mais forte.


Se seu cachorro não quiser a massagem, não restrinja seu movimento nem o segure, pois isso pode deixá-lo com medo ou ansioso.


Além dessas atividades, existem muitas outras que você pode fazer com seu cão dentro de casa. Uma dica interessante é aproveitar o tempo livre para buscar na internet por tutoriais de como fazer brinquedos para animais estimação – existem muitas ideias criativas.


E não se esqueça: nesse momento tão desafiante para o planeta, os cães precisam do nosso amor mais do que nunca. Mantenha seu cachorro saudável e protegido em casa e desfrute do amor incondicional que ele tem para te oferecer.


IMPORTANTE: sempre lave suas mãos antes e depois de interagir com cães e seus brinquedos.





Solidarize-se com os animais da APIPA


Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).



A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).



Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.








Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações da World Animal Protection

bottom of page