• Apipa

Cachorros têm sexto sentido?

Cães não possuem capacidades proféticas nem habilidades sobrenaturais. O que muitos definem como sendo o 'sexto sentido do cão' são questões explicadas por alguns mecanismos biológicos.

De acordo com teoria do biólogo inglês Rupert Sheldrake, alguns comportamentos caninos não podem ser justificados somente por seus sentidos apurados, mas sim por capacidades superiores que os cães possuem, que são uma forma de consciência primitiva que lhes confere habilidades sensoriais, as quais os seres humanos não têm. (Foto: Pexels)

O que o homem ainda não conseguiu explicar de forma incontestável tende a ficar envolto em uma aura sobrenatural. Isso costuma acontecer com o que muitos chamam de 'sexto sentido do cão'. No entanto, na maioria dos casos, trata-se de questões que encontram sua explicação em diversos mecanismos biológicos, inclusive, muitas vezes, isso é explicado pelo fato de que muitos animais têm outros sentidos muito desenvolvidos, como, por exemplo, o olfato e a audição.


Os cães e sua capacidade de detectar diversas mudanças que acontecem em nossos corpos


Muitos amigos de quatro patas têm a capacidade de detectar, por exemplo:

  • Tumores

  • Gestações

  • A hora certa do parto

  • Hipoglicemias

  • Ataques de epilepsia


Isso não se deve ao fato de eles terem uma bola de cristal canina que lhes permita prever as coisas antes que qualquer pessoa.


Acontece que, em nossos corpos, são produzidas mudanças químicas como reação a determinadas situações que se expressam por meio da emanação de odores que os bichinhos são capazes de perceber através de seu poderoso olfato.


O comportamento dos bichinhos diante de fenômenos naturais


Uma das habilidades caninas é prever temporais e outros fenômenos climáticos e, até mesmo, terremotos.


Nesse caso, a explicação se encontra na sua aguçada audição. Os bichinhos captam frequências e escutam sons que nunca seríamos capazes de ouvir. Se os cães são capazes de escutar um assobio imperceptível aos nossos ouvidos, por que não seriam capazes de detectar vibrações que prevejam a ocorrência desses eventos?


Mas além disso, sentem as mudanças na pressão atmosférica e as alterações no nível da eletricidade estática.


Nossos amigos de quatro patas nos conhecem mais do que ninguém


Mas assim como farejam e ouvem coisas que os humanos não têm condições de perceber, os cães também descobrem imediatamente a forma de ser dos humanos.


Nesse caso, prevalece sua inteligência, sensibilidade e seu grande poder de observação.


Os bichinhos sabem dizer com que tipo de pessoa eles estão conforme o seu comportamento, mas também aprenderam a ler expressões e emoções e a interpretar tons de voz e nossa linguagem corporal.


Em alguns casos, também se valem de seu olfato. Por isso, é muito comum que o seu bichinho perceba rapidamente quando você não está se sentindo bem e trata de consolar você com seu carinho. Ou que ele tente defendê-lo, se percebe alguma hostilidade por parte de alguma pessoa que se encontra por perto.


O senso de orientação dos cachorros é seu sexto sentido?


A habilidade que esse animal tem de encontrar o caminho de volta à casa, por mais afastados que estejam, é uma questão que muitos atribuem ao sexto sentido do bichinho. Mesmo que isso nem sempre seja possível, por diversos motivos, se destacam os casos dos bichinhos que percorreram milhares de quilômetros para voltar às suas casas.


Essa capacidade de se orientar seria explicada por uma característica que compartilham com gatos e outros animais. A explicação se encontraria no fato de serem capazes de detectar certas diferenças sutis e mudanças no campo magnético terrestre. No entanto, essa aptidão sofreria a interferência da presença de, por exemplo, ímãs muito potentes.


Focinhos caninos infravermelhos, o sexto sentido do cão?


Muita gente pensa que, da mesma forma que a criancinha do filme O Sexto Sentido, os cães sejam capazes de ver pessoas falecidas. Essa crença se baseia no fato dos animais permanecerem imóveis olhando o nada e, inclusive, ficam com seu pelo arrepiado.


No entanto, essa questão também tem uma explicação que nada tem de sobrenatural e que tem pouco a ver com um suposto sexto sentido.


A resposta se encontra, mais uma vez, no potente olfato canino, que, com certeza, detectou um odor aparente que os humanos nem sequer perceberam que existe.


Mas, até mesmo, está sendo levantada a teoria de que os bichinhos possuem alguns detectores de calor em seus focinhos. Isso explicaria com maior precisão a habilidade que alguns cães têm para encontrar corpos soterrados em diferentes tipos de catástrofes.


Ajude! Falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo da APIPA



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Venha ajudar a APIPA! Falta RAÇÃO e demais itens básicos para manutenção do abrigo A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


Com informações do Meus Animais