top of page

Pet não é presente: faça uma adoção consciente

Atualizado: 25 de ago. de 2021

PET NÃO É PRESENTE! Neste Natal, não presenteie pessoas com animais de estimação. Entenda por que devemos acabar com esta cultura ultrapassada e equivocada.

Não se sabe dizer o número certo, mas é inegável que depois de festas tradicionais como Páscoa, Natal, Dia das Crianças, entre outras, há um aumento significativo no número de pets abandonados pelas ruas, clínicas, parques, abrigos, etc. A famigerada cultura de se presentear as pessoas com animais de estimação aparece no topo da lista dos fatores que contribuem para este flagelo. (Foto: Divulgação / Appegada)

Existe uma cultura em datas especiais, como Páscoa e Natal, de presentear crianças, namorados e amigos com animais de estimação. Apesar de existir todo um trabalho desenvolvido por ONGs e protetores, com objetivo de promover a conscientização acerca dos direitos dos animais, isso ainda acontece. É preciso fortalecer a ideia de que PET NÃO É PRESENTE, pois são seres vivos sencientes que precisam de um lar responsável, com tutores conscientes para assumir o sério compromisso da adoção. Hábitos culturais são mudados com muito esforço e aos poucos. Por isso, hoje vamos falar sobre essa mudança e você pode fazer diferente a partir deste Natal!


Por que pet não é presente?


Em filmes românticos ou de infância, sempre assistimos pessoas presenteando seus parceiros e crianças com animais de estimação. Aqui na vida real mesmo, você já notou que sempre se escuta “ela ganhou um cachorro”? Formou-se assim uma cultura de presentear com cachorros e gatos. Acontece que adotar um pet requer muita responsabilidade, algo que dificilmente é ensinado ou levado em consideração no momento do 'presente'.


Mesmo quando uma criança quer muito um animal de estimação, é necessário explicar que ele é um ser vivo, falar sobre tudo que ele vai precisar e sobre as tarefas do dia a dia. Uma criança precisa estar devidamente conscientizada acerca das responsabilidades que envolvem a adoção de um pet, pois isto vai ensiná-la sobre escolhas e a ter consciência de suas obrigações e deveres.



Animais de estimação não devem ser tratados como brinquedo, um objeto que se usa e deixa de lado ou descarta. Nesta lógica, os animais são seres que precisam ser respeitados e jamais devem ser considerados como coisas que podem ser transformadas em presentes. Vamos listar, abaixo, algumas características que corroboram a afirmação de que PET NÃO É PRESENTE, para que você nunca se deixe levar por esta cultura ultrapassada e equivocada. Confira:

  • pets precisam de cuidados básicos com a alimentação;

  • eles adoecem e precisam de consultas veterinárias, remédios e até cirurgias;

  • um pet, sem receber a devida atenção e carinho do seu tutor, pode sofrer e ficar deprimido;

  • eles precisam ter seu próprio espaço, com conforto e segurança;

  • cachorros precisam de frequentes passeios para se exercitar e socializar;

  • eles precisam de cuidados sanitários diários, pois defecam e urinam;

  • animais de estimação não deixam de existir quando você precisa sair de casa ou vai viajar;

  • eles não podem ter livre acesso à rua;

  • precisam de vacinas durante toda a sua vida;

  • necessitam de companhia e diversão;

  • e muito mais.



PET NÃO É PRESENTE, pois não é como uma boneca ou um buquê de rosas. A responsabilidade é diária e por toda a vida do animal, com atenção, custos e laço afetivo. Eles merecem um lar e tutores que os queiram e os amem. Por isso, se você pensou em presentear alguém, converse com essa pessoa antes, fale sobre o compromisso e, caso ela queira realmente assumir a tutela de um pet, convide-a a visitar um abrigo de animais ou a conduza até uma feira de adoção. Agindo assim, você vai contribuir para a realização de uma adoção responsável, conseguindo uma família para um animal carente e, certamente, este seu ato será lembrado com mais carinho e cumplicidade no futuro.



Solidarize-se com a APIPA neste Natal


Neste Natal, solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e 12 kg para os gatos. Para fazer as doações, o amigo interessado em ajudar pode fazer a entrega dos materiais diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).







Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do Appegada

bottom of page