top of page

Os sinais clássicos do amor canino

Saiba que sinais são os mais clássicos do amor canino e identifique por quem o seu cão de estimação sente mais carinho.

Há quem duvide que cachorros sintam amor incondicional. Este artigo é para aqueles que ainda têm alguma dúvida de como os cães demonstram o seu afeto. (Foto: Divulgação / Spirit Fanfics)

Um dos maiores motivos que leva uma pessoa a desejar conviver com um cãozinho de estimação em casa é o amor canino, e a ciência tem feito descobertas cada vez mais concretas sobre os sinais que indicam o nível de carinho deste querido animal pelos seres humanos, analisando o comportamento dos pets para identificar o tipo de atitude que mais demonstra afeto.


Tornando-se parte da família com rapidez e facilidade, os cachorros passam a ser a alegria da casa em pouco tempo, e por meio da observação do comportamento destes animais na convivência diária com seus tutores, é possível identificar com cada vez mais clareza os sinais mais clássicos do amor canino.



Elaborado pela UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco, estudo define sete comportamentos específicos que podem ser reais indícios de carinho dos cães em relação aos seus tutores ou outros seres humanos, conforme exposto a seguir:


Sempre ao seu lado

O animal fica sempre do lado de quem gosta, mesmo tendo a possibilidade de ficar em outros ambientes da casa ou com outras pessoas.


Esperando por você

O cão que gosta de uma pessoa passa o dia todo à sua espera, podendo já se direcionar ao portão, porta ou quintal da casa ao saber que a hora do tutor chegar se aproxima.


A alegria é geral

O cachorro demonstra uma felicidade extrema ao encontrar seu tutor quando ele chega em casa. Comportamentos eufóricos que incluem correr, pular e balançar muito o rabo, comumente ocorre na hora da chegada do tutor.


Mudança de humor

O cachorro tende a ficar mais animado e eufórico quando o seu tutor está feliz e de bom humor. E se comporta de forma mais quieta, calma e sem ânimo quando o tutor parece abatido, triste ou cansado.


Despedida

O cão nunca deixa que você saia de casa sem se despedir, e te leva até a porta quando você vai embora, como quem se compromete a cuidar de tudo até que o tutor volte.


Proteção e segurança

O pet sempre acredita que você está passando por uma situação de perigo, e comumente anda à sua frente, latindo para as outras pessoas, como uma forma de te defender de ameaças – podendo até chegar a ser agressivo com quem se aproxime demais.


Tristeza ao ficar só

O cachorro muda de humor, de hábitos e de comportamento ao ficar longe de seu tutor por um período de tempo maior, podendo deixar de se alimentar, de ter alegria e até falecer em função de uma grande tristeza, nos casos em que seu tutor morre, por exemplo.






Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do CachorroGato

bottom of page