top of page

Azeite de oliva extra virgem na dieta do cachorro

Atualizado: 20 de dez. de 2020

Incremente a alimentação do seu cachorro com o azeite de oliva extra virgem. Saiba como usar este produto e descubra os benefícios que ele pode proporcionar à saúde do cão.

IMPORTANTE: para incorporar o azeite de oliva extra virgem na dieta habitual do cachorro, você deve buscar orientação de um especialista em nutrição animal. (Foto: LosCaninos)

Adotar o azeite de oliva extra virgem na dieta é sempre algo indicado pelos médicos. O ingrediente possui diversos benefícios para o organismo e, além de proteger o corpo de várias doenças, ainda ajuda a emagrecer. Mas a novidade é que o produto também pode ser extremamente saudável para os cães.


Seja adicionando na dieta do cão ou aplicando pelo seu corpo, o azeite de oliva trará vários benefícios para a nutrição e pelugem do seu melhor amigo.


O ingrediente possui componentes que são riquíssimos em ômega-3. Isso irá fortalecer o sistema imunológico do cão, vai ajudá-lo a perder peso, promoverá uma melhor aparência na pele e no pelo e proporcionará mais anos de vida para ele.


E por incrível que isso possa parecer, o azeite de oliva extra virgem é um alimento que o cachorro possui prazer em consumir.



Benefícios do azeite de oliva extra virgem para o cachorro


  • Sistema Imunológico forte O que todo tutor deseja é que seu cãozinho cresça e se desenvolva forte e saudável. Para isso, uma alimentação rica e proteica é importantíssimo. O azeite pode ser um grande aliado da saúde canina. Graças ao ômega 3, o azeite possibilita tornar o sistema imunológico do cachorro mais forte e resistente aos vírus, bactérias e germes. Inclua na alimentação do cachorro, uma ou duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem na ração, dependendo do porte do cachorro. Faça isso em pelo menos uma refeição diária do pet. Lembre-se que este ingrediente é um laxante natural e seu consumo deve ser moderado. Procure saber a quantidade correta a ser dada para o cão, buscando orientação de um especialista em nutrição animal.

  • Ótimo para prisão de ventre Se o seu amiguinho está com dificuldades de defecar, o azeite de oliva pode ser um excelente laxante natural. Procure dar uma colher do ingrediente para o seu cão. Rapidamente o seu cachorro irá recuperar o ritmo normal do funcionamento do intestino. O uso do azeite de oliva extra virgem para aliviar essas prisões de ventre dispensam o uso de qualquer medicamento ou produto químico. Ele irá formar uma espécie de oleosidade no intestino do cão, fazendo com que as fezes que estão presas deslizem.

  • Aliviar rachaduras nas almofadinhas As almofadinhas presentes nas patas do cão são muito resistentes, mas exigem certos cuidados. Algumas vezes elas ficam ásperas e possuem rachaduras, geralmente ocasionadas pela alta temperatura do chão onde o cachorro passa. O azeite pode ser um ótimo aliviador dessas rachaduras. Mele um pouco do seu dedo no produto e passe sobre as almofadinhas. Procure repetir o processo uma vez por dia, durante uma semana.

  • Ótimo para o pelo e pele Há ainda os benefícios para a pele e pelugem do cão. As sarnas e ninhos dos ácaros que ficam na pele do cão podem ser enfraquecidos graças ao azeite. Além disso, a pele canina ainda será hidratada. O ingrediente ajuda também a acabar com pulgas e carrapatos. Umedeça com o azeite a área da pele que está com algum parasito. Espere um tempinho e retire-o.



Consulte um especialista em nutrição animal


Tenha em mente que se você pretende incorporar este alimento à dieta habitual do seu cachorro, deve consultar um especialista em nutrição animal para que ele te indique a melhor forma de fazê-lo. Convém também averiguar se com sua ração habitual já são supridas todas as necessidades nutricionais do cão.


Se você der ao seu cão comida caseira, peça ao profissional que especifique quanto azeite de oliva extra virgem você pode incluir na dieta do peludo, conforme seu tamanho, idade, peso e outras particularidades do bichinho. Confira mais dicas no vídeo abaixo.








Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do Clube para Cachorros

bottom of page