Apipa Piauí

30 de out de 20215 min

Sábado 30/Out: vacinação antirrábica para cães e gatos em Teresina

A vacinação de cães e gatos contra a raiva se inicia neste sábado, 30 de outubro, nas zonas Norte e Leste de Teresina. No sábado seguinte, 6 de novembro, serão imunizados os animais das zonas Sul e Sudeste da capital.

A raiva é uma doença letal. A vacina é a única forma segura de prevenção. Jamais deixe de vacinar o seu animal de estimação. Seja um tutor responsável - faça a sua parte! (Foto: PGV)

Cães e gatos das zonas Norte e Leste de Teresina devem ser vacinados contra a raiva neste sábado, 30 de outubro. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) fará a abertura da campanha com mais de um mês de atraso, com relação ao dia D nacional, que ocorreu em 25 de setembro. Abaixo, você poderá conferir as listas com os postos de vacinação.

ATENÇÃO: Os animais residentes nas zonas Sul e Sudeste de Teresina receberão suas vacinas no sábado seguinte, dia 6 de novembro. Para os animais domiciliados na zona rural, a vacinação acontecerá ainda no mês de novembro, com data a ser definida pela FMS.

A abertura oficial da imunização será às 8h30, na unidade escolar Firmina Sobreira, no bairro Poti Velho, na zona Norte.

Apenas os cães e gatos do bairro Aroeiras, onde um caso de raiva canina foi registrado em setembro, já foram vacinados, ainda naquele mês. A FMS alegou falta de insumos para realizar a campanha no mês de setembro.

Teresina tem caso confirmado de raiva canina

A vacinação de hoje, 30 de outubro, acontecerá em 136 postos das zonas Norte e Leste e a meta é vacinar 67.883 animais.

No sábado seguinte, 6 de novembro, a vacinação terá continuidade em postos das zonas Sul e Sudeste para aproximadamente 60.095 cães e gatos. Animais da zona rural receberão a vacina em data posterior, devendo acontecer ainda no mês de novembro.

De acordo com a FMS, essa logística em datas por zona da cidade é para atender com mais postos de vacinação e facilitar o acesso a esse serviço. A vacina é gratuita e é a única forma de prevenção contra a doença, que pode ser transmitida para humanos e provocar até a morte.

O gerente de Zoonoses da FMS, Paulo Marques, solicita que os tutores de cães e gatos levem seus animais que tenham idade a partir de três meses para serem imunizados. “Essa vacina é muito importante para que cães e gatos fiquem vacinados contra a raiva, que é uma doença grave e, por isso, tutores das zonas Norte e Leste devem levar seus animais a um dos postos de vacinação”, diz.

Paulo Marques diz garantir a segurança da vacina, que é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol.

Vacinação antirrábica em Teresina inicia em 30 de outubro

Perigos da raiva

A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso central e pode levar à morte em poucos dias, se a enfermidade não for devidamente tratada. Na maioria das vezes, os animais domésticos são o meio transmissor do vírus para o homem, no entanto, o hábito de tentar domesticar animais silvestres pode ser fatal se este estiver contaminado.

O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, médico veterinário Anísio Ferreira, alerta que a raiva canina já está circulando pelo Piauí há pelo menos dois anos. “É preciso abordar a necessidade do serviço de vigilância. A campanha em Teresina não ocorreu por falta de seringas. O órgão, seja estadual ou municipal, tem a obrigação de proteger a sociedade contra a raiva. Há mais de três anos, acompanhamos mais de 169 municípios que deixaram de fazer a campanha por falta de vacina. A Prefeitura de Teresina nunca tinha deixado de vacinar. O Conselho está acompanhando os casos. É preciso bloquear o ciclo silvestre com a vacinação de cães e gatos”, destacou.

Confira os postos de vacinação:

sábado, 30 de outubro - zonas Norte e Leste

sábado, 6 de novembro - zonas Sul e Sudeste


Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise

Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos

Participe da 'Campanha Livro de Ouro' da Apipa

Livro de Ouro: ajude a Apipa atingir meta semanal de R$ 10 mil

Livro de Ouro: Apipa arrecada fundos para quitar dívida em clínica

Participe! Rifa de Botox Facial para ajudar a Apipa

Participe! Posto Full inicia Campanha Solidária para ajudar a Apipa

Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo

Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram

PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes

Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram

Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio

Urgente: gatinha com 'tumor maligno epitelial' precisa de cirurgia

Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram

Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA

Adoção solidária: gatinha com pata amputada é adotada na APIPA

Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente

Solidarize-se com os animais da APIPA


 
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).
 

 
A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


 
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.


 
Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência
 

 
Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento
 

 
Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA
 

 
Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
 

 
APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena
 

 
Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


 
Como ajudar a APIPA
 

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
 

 
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
 

 
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
 

 
Faça a sua doação de ração para cães e gatos:
 
Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos
 

 
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
 

 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4


 
Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
 

 
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA