Apipa Piauí

19 de set de 20214 min

STF veta abate de animais apreendidos em situação de maus-tratos

Atualizado: 15 de out de 2021

O Supremo Tribunal Federal decidiu para proibir o abate de animais silvestres ou domésticos apreendidos em situação de maus-tratos. A decisão foi finalizada pelo Plenário Virtual às 23h59 desta sexta-feira (10/9).

A arguição de descumprimento de preceito constitucional (ADPF 640) requeria o pronunciamento da Corte em face de normas constantes da Lei 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais) e do Decreto 6.514/2008. No julgamento da ação no plenário virtual, todos os ministros acompanharam o voto de Gilmar Mendes. (Foto: Divulgação / Jornal Labor)

A ação foi proposta pelo Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em relação à interpretação que vem sendo conferida aos artigos 25, parágrafos 1º e 2º, e 32 da Lei 9.605/1998, bem como aos artigos 101, 102 e 103 do Decreto 6.514/2008, por parte de órgãos judiciais e administrativos, de modo a possibilitar o abate de animais apreendidos em situação de maus tratos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional o abate de animais apreendidos em razão de maus-tratos. No entendimento dos ministros, se não há casos comprovados de doenças e pragas ou outros riscos sanitários, o sacrifício destes animais não é justificável.

Ministério do Meio Ambiente afirma que puxar carroça é benéfico aos animais

Para o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, cuja posição prevaleceu, a permissão para o abate de animais apreendidos em situação de maus-tratos viola a Constituição, que impõe um dever de proteção à fauna.

"No caso, observa-se que a interpretação da legislação federal proposta pelos órgãos administrativos e adotada pelas autoridades judiciais, ao possibilitar o abate de animais apreendidos em condições de maus-tratos, ofende normas materiais da Constituição", afirmou.

"Destaque-se que o caso em análise não se refere às situações concretas de abatimento de animais quando constatada a contaminação por doenças ou pragas infecto-contagiosas, mas sim à eliminação a priori da fauna apreendida em situação de maus-tratos, sob a alegada e hipotética possibilidade da ocorrência desses riscos ou em virtude de falhas do poder público na destinação dos animais às entidades previstas em lei", completou.

TJPR determina que animais podem ser parte em ação judicial

O ministro afirmou que os problemas em relação aos custos de manutenção dos animais são relevantes, mas não podem ser usados como justificativa para a medida.

"É certo que os problemas estruturais e financeiros mencionados nas decisões judiciais e nas manifestações administrativas são relevantes. Contudo, tais questões não autorizam o abate dos animais apreendidos em situações de maus-tratos, mas sim o uso dos instrumentos acima descritos, quais sejam a soltura em habitat natural ou em cativeiros, a doação a entidades especializadas ou a pessoas habilitadas e inclusive o leilão", afirmou.

Segundo o ministro, autoridades públicas "têm se utilizado da norma de proteção aos animais em sentido inverso ao estabelecido pela Constituição, para determinar a opção preferencial de abate de animais apreendidos em situação de risco".

Mobilização de protetores para STF não aprovar extermínio de animais

Denunciar maus-tratos em Teresina - PI

DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387

BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684

DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br

As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade para com o animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!

Nova campanha da Apipa

Livro de Ouro: Apipa arrecada fundos para quitar dívida em clínica

Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram

PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes

Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram

Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo

Urgente: gatinha com 'tumor maligno epitelial' precisa de cirurgia

Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram

Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA

Adoção solidária: gatinha com pata amputada é adotada na APIPA

Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente

Solidarize-se com os animais da APIPA


 
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos
 

 
A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


 
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.


 
Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência
 

 
Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento
 

 
Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA
 

 
Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
 

 
APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena
 

 
Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


 
Como ajudar a APIPA
 

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
 

 
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
 

 
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
 

 
Faça a sua doação de ração para cães e gatos:
 
Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos
 

 
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
 

 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4


 
Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
 

 
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

Com informações do Consultor Jurídico