top of page

Ministério do Meio Ambiente afirma que puxar carroça é benéfico aos animais

Atualizado: 14 de set. de 2021

BANALIZAÇÃO À BARBÁRIE: conforme declarou o Ministério do Meio Ambiente (MMA), esta prática perversa, medieval, que consiste em submeter animais a trabalhos forçados, a famigerada 'tração animal', não induz a situações de maus-tratos. "Trata-se de uma relação íntima e mutuamente benéfica para ambas as espécies (homem-animal)", afirma a declaração imbecilizada do MMA, explicitando o seu caráter fascista.

TRAÇÃO ANIMAL - NEGLIGÊNCIA, DESUMANIDADE, BARBÁRIE: a crueldade perversa que persiste nas ruas do país, em pleno século 21. (Foto: Ascom Araraquara)

Autor de um projeto de lei que visa a proibição do uso de veículos de tração animal nas áreas urbanas das cidades brasileiras, ontem (10) o deputado federal Célio Studart (PV-CE) divulgou a resposta que recebeu do Ministério do Meio Ambiente ao sugerir a substituição das carroças por alternativas sem uso de animais.

 

Resposta descabida do Ministério do Meio Ambiente


"A utilização de tração animal não pode ser vinculada a ato de abuso ou maus-tratos. Não representa afronta à saúde dos mesmos", respondeu a Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente. Segundo a pasta, "trata-se de uma relação íntima e mutuamente benéfica para ambas as espécies (homem-animal)".

 

Célio Studart classificou a resposta como surreal, considerando o elevado número de maus-tratos sofridos por animais utilizados para puxar carroça ou charrete no país.


O que consta no projeto de lei


No PL 270/2019, que foi apensado ao PL 6357/2013, do deputado Giovani Cherini (PL-RS), Studart defende a substituição da tração animal por veículo de propulsão humana ou tração elétrica.


"A substituição será precedida de cadastramento dos condutores no órgão competente, que serão encaminhados para a realização de cursos de qualificação profissional, que incentivem a formação de cooperativas e associações", consta no seu Projeto de Lei (PL 270/2019).


"Já existem alternativas feitas com estruturas metálicas aos tradicionais veículos de tração animal, conciliando-se, assim, tanto a fonte de renda dos trabalhadores, quanto o bem-estar dos animais. Por exemplo, no Município de Santa Cruz do Sul (RS), de forma sustentável, já se utiliza uma estrutura metálica, de tração elétrica, para uma parte da coleta seletiva do lixo", argumenta o parlamentar.


ENQUETE DO PL 270/2019 - Câmara dos Deputados

PL altera o Código de Trânsito Brasileiro e dispõe sobre a proibição do uso de veículos de tração animal em área urbana e a sua substituição por veículo de propulsão humana.


LEIA MATÉRIAS RELACIONADAS


Denunciar maus-tratos em Teresina - PI


DPMA - Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387


BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684


DE - Delegacia Eletrônica (online)

Clique no link: dv.pc.pi.gov.br


As denúncias também podem ser feitas em qualquer delegacia de polícia. Denunciar é um ato de cidadania e de solidariedade para com o animal vitimado. Faça a sua denúncia. Os animais agradecem!




PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45



 

Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

 







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).


Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Vegazeta

bottom of page