top of page

Jardim Comunitário para Pets: ação social para ajudar animais de rua no ES

Atualizado: 9 de mar. de 2021

Na Serra, ES, moradores criam 'Jardim Comunitário para Pets' com espaço para alimentar cães e gatos de rua. Um lindo exemplo de ação comunitária para ajudar animais em situação de vulnerabilidade.

Uma ação comunitária para ajudar animais de rua na Serra, ES. (Foto: Dayane Rocha)

Ver animais abandonados circulando sem destino pelas ruas da cidade não é novidade para ninguém, mas uma atitude de moradores do bairro Barcelona, na Serra (ES), tem chamado a atenção. Amantes da causa animal, vários moradores resolveram unir-se para tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida a alguns desses bichinhos.


Quem chega no jardim logo se depara com um espaço diferente. É que, para dar mais conforto aos bichinhos que vivem na rua, onde antes ficava uma área comum do bairro que estava sendo utilizada como descarte de todo o tipo de lixo, agora tem um espaço com comedouros, depósitos para água, plantas, arte nos muros e nas plaquinhas. Tudo para deixar o local mais aconchegante para os animais que passam por ali. Intitulado 'Jardim Comunitário para Pets', o projeto começou a ser idealizado em dezembro do ano passado.


Primeiro surgiu a ideia de fazer um 'Jardim Comunitário' e, logo depois, veio a ideia de colocarmos os comedouros e os bebedouros para pets. Foi então que o Presidente da Associação de Moradores de Barcelona, João Carlos Pereira Campos, conhecido como 'Carlinhos Pé Sujo' resolveu dar um rumo diferente para o local.


"Na avenida Teresópolis, onde hoje fica nosso 'Jardim Comunitário para Pets', era um gramado aberto porque foi realizado uma alteração no trânsito da região e essa parte ficou parada. Então resolvemos colocar grama pra deixar o bairro mais bonito. Mas a realidade é que as pessoas passaram a jogar lixo na grama e ficou muito feio. Então tivemos a ideia de revitalizar o local de uma forma que seria útil para os animais de rua. Foi uma ideia de vários moradores que abraçaram a causa. Um ajudou com a pintura do local, outro ajudou com a doação de ração, outro rega as plantas todos os dias e muitos outros que nos ajudam diariamente para que o projeto continue firme", contou o presidente.


No jardim é oferecido comida e água para cães e gatos de rua. Também existe um comedouro para os pássaros que ali sobrevoam.


"Resolvemos nos unir para transformar o que era feito de forma individual em um trabalho conjunto e mais abrangente. Criamos a praça com a ajuda que chegou por meio de doações, como por exemplo, as britas, a terra, minha esposa pintou as plaquinhas, recebemos ajuda para transformar os pneus e muito mais. É lindo de ver como os cachorros fazem fila pra beber água e se alimentar. Cada dia que passa a comunidade de animais que frequenta o local se multiplica e nós, moradores, ficamos muito felizes em saber que eles gostaram", comemorou João Carlos.


Detalhes do espaço comunitário criado para beneficiar animais de rua. (Fotos: Dayane Rocha)

De acordo com o presidente, a ração é doada pela Feira de Mangalhos e quem cuida dos comedouros é a secretária Dayane Rocha. O grafite foi feito por Tais. As mudas também foram doadas por moradores da comunidade.


"Recebemos muitas mãos para colocar esse projeto de pé. Sheila Aguiar, a Dayane, o Maycon Melo, o Luciano Flores, o Mário Galvão são alguns dos moradores que nos ajudam. Mas tem muito mais, pois toda a comunidade ficou engajada nisso. Ainda estamos fazendo os acabamentos. Ficou tão bonito que as pessoas vêm, tiram foto, porque tem uma parede de grafite e isso chama atenção de todos", comentou o presidente.


Além disso, foram espalhados pelas calçadas do bairro, recipientes com sacolas plásticas que ficam à disposição dos tutores de animais que porventura esqueceram a sacola para recolher as fezes dos seus pets.


Comedouros e bebedouros são reabastecidos todos os dias. (Foto: Dayane Rocha)

"Esse já é um outro projeto chamado de "Calçada Limpa". O objetivo é fazer do nosso bairro, um bairro melhor, mais bonito, em que todos os moradores têm consciência da importância de cuidar e preservar a natureza".


Como o próprio nome da iniciativa já diz, os animais que moram nas ruas do bairro pertencem a todos os participantes do projeto. Como tutores desses animais, cada um se responsabiliza pelos cuidados. E o grupo é organizado.


“Todos os dias moradores estão aqui no jardim para cuidar das mudas, colocar água, ver como está o local. É gratificante fazer um projeto que todo mundo se importa e se preocupa", ressaltou o presidente.




Solidarize-se com os animais da APIPA


Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).



A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).



Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.








Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do Tribuna Online

bottom of page