• Apipa

Quarentena: amigos pets são maiores aliados

Os maiores aliados em tempos de isolamento social pela Covid-19 são os animais de estimação. Ficar mais perto do pet nesse período resulta em ganho para a convivência, fortalecendo laços de amizade e cuidados.

Pets deixam as pessoas mais felizes, aumentando os níveis de serotonina. As pessoas conseguem enfrentar esses dias difíceis com menos estresse. (Foto: GI / Getty Images)

Muitos já são os estudos que demonstram que a companhia de um pet faz diferença para melhorar sintomas de ansiedade e depressão. Também se observa que o convívio com animais de estimação eleva a qualidade de vida das pessoas mais velhas, especialmente diante da síndrome do ninho vazio, quando os filhos deixam a casa.


E em tempos de coronavírus e isolamento social? Saiba que os bichos ajudam a conservar nossa saúde mental.


Já é comprovado cientificamente que a convivência com um pet aumenta a concentração, em nosso sangue, de uma substância chamada serotonina, que ficou conhecida como 'hormônio da felicidade'. A presença de uma mascote por perto também reduz nossos níveis do hormônio do estresse. Está aí a explicação fisiológica de nos sentirmos tão bem junto aos nossos pets.


A quarentena é um bom momento para adotar um pet?


Desse modo, os animais podem nos auxiliar a enfrentar com menos estresse períodos de quarentena ou distanciamento social, como o que atravessamos no mundo todo, por conta da atual pandemia. E isso vale sobretudo para os idosos, que, por estarem no grupo de risco para o coronavírus, devem isolar-se ainda mais.


Para que possamos retribuir o carinho e benefício da sua companhia, não podemos nos esquecer dos cuidados com os animais nesse momento. Certifique-se de manter um estoque de ração em quantidade adequada, bem como medicamentos de uso crônico, caso o bicho dependa deles. Manter a vacinação em dia também é importante, porque diminui a necessidade de ter de correr para o veterinário diante de uma infecção inesperada.


Além disso, é bacana oferecer brinquedos e petiscos para divertir o bicho junto à família. E lembre-se de que, ainda que você não possa sair com o pet às ruas, é possível promover brincadeiras dentro de casa para exercitá-lo. Vale jogar bolinha, correr ao lado dele… Estímulos não faltam.


Em relação aos animais que se acostumaram a fazer suas necessidades na rua, saia de casa mas evite aglomerações - e não se esqueça de recolher os dejetos da via pública. Se o tutor for idoso, convém ter uma rede de contatos (vizinhos, parentes, amigos) para dar suporte ao animal e passear com ele nesse período. Lembrando que os passeios devem ser curtos e em locais com pouca gente. Também, nunca é demais ressaltar, observe os horários indicados para passeios, a fim de não comprometer o bem-estar do pet.


Quarentena: identificar sintomas de ansiedade e depressão no pet


Se a sua rotina permitir, aproveite o tempo maior para curtir seu pet. Ele certamente ficará feliz de ficar horas a mais com seus familiares. E a troca de carinho e boa energia vai ajudar a amenizar esse período difícil para todos.


Alerta: detergente e álcool em gel prejudicam animais


Ajude! Cadela resgatada pela APIPA precisa de três cirurgias


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo



Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina


AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.


Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia


Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA


As adoções tinham sido temporariamente suspensas por conta da pandemia. Atendendo a pedidos de amigos, a APIPA já começa a disponibilizar alguns animais para adoção. Confira mais informações em post no Facebook.


Com informações do Pet Saudável

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon