top of page

Alerta: cresce ameaça de doenças transmitidas por animais no mundo

De acordo com pesquisadora da Universidade de Oxford, que desenvolve vacina contra o coronavírus, é inevitável nova pandemia de gripe no futuro. O aumento da densidade populacional, das viagens internacionais e do desmatamento estão impulsionando a disseminação de zoonoses no mundo.

A origem do coronavírus permanece um mistério, mas a maioria dos pesquisadores acredita que o vírus surgiu em morcegos e depois foi transmitido para a população humana através de outro animal. (Foto: Pexels)

A professora da Universidade de Oxford, Inglaterra, que está desenvolvendo a vacina contra o coronavírus fez um alerta para o risco crescente de doenças transmitidas de animais para humanos. De acordo com a imunologista Sarah Gilbert a disseminação de zoonoses se torna cada vez mais provável devido ao estilo de vida das sociedades contemporâneas.


“Por causa da maneira como o mundo está se desenvolvendo, é bastante provável que tenhamos zoonoses causando surtos no futuro”, disse a professora ao jornal britânico The Independent. “O aumento da densidade populacional, das viagens internacionais e do desmatamento aumentam o risco de transmissão dessas doenças”.


A origem do coronavírus permanece um mistério, mas a maioria dos pesquisadores acredita que o vírus surgiu em morcegos e depois foi transmitido para a população humana através de outro animal. Outras doenças que se espalharam pelo mundo recentemente, incluindo Ebola, SARS e o vírus do Nilo Ocidental, também se originaram em animais.


A ameaça representada por essas doenças, diz a professora Gilbert, não deve diminuir no futuro, à medida que o mundo se torna cada vez mais globalizado. “Haverá outra pandemia séria de gripe no futuro”, disse a imunologista ao jornal inglês. “Vai acontecer de novo, [mas] não sabemos qual subtipo de gripe será. Antes do coronavírus, estávamos trabalhando em uma vacina universal contra a gripe que funcionaria contra todos os tipos, fosse H1N1, H3N3 ou H7N7. Se tivermos sucesso, não seremos tão atingidos quando o surto acontecer”.


Apesar de estar sendo desenvolvida, a vacina universal contra a gripe ainda não chegou na fase final de testes. “Doenças que não têm reservatório animal, como o sarampo, em teoria, poderiam ser erradicadas. Mas isso não se aplica à gripe. É um vírus que está presente em muitas aves selvagens migratórias e não podemos nos livrar desse reservatório. Ela vai continuar infectando pessoas e então, no futuro, haverá outra pandemia com um tipo diferente de gripe que não vimos antes”, afirmou.



Em relação à vacina contra o Covid-19, Gilbert demonstrou estar confiante. “Há uma chance muito boa de que muitas das vacinas que estão sendo desenvolvidas no mundo sejam eficazes”, disse ela. “Vimos bons níveis de anticorpos neutralizantes e fortes respostas de células T em algumas delas. O ideal seríamos conseguir produzi-las em escala global”, destaca. Porém, a professora admitiu que, nesta fase, ainda é 'difícil' estabelecer por quanto tempo a proteção desencadeada pelas vacinas vai durar e que nível de imunidade será alcançado.






Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do Crescer

bottom of page