Apipa Piauí

22 de set de 20216 min

Padre protetor de animais é astro em série documental da Netflix

Atualizado: 15 de out de 2021

O Padre João Paulo, de Gravatá, PE, aparece na série mostrando o trabalho que desenvolve para incentivar adoção, amor e respeito aos animais.

Na paróquia de Santana, em Gravatá, Agreste de Pernambuco, o Padre João Paulo levou o amor aos animais a um novo patamar e incorporou os cuidados com os bichos na rotina da igreja. (Imagem: Netflix)

A história de um padre da Diocese de Caruaru se tornou tema de episódio de uma série documental da Netflix. O sacerdote João Paulo de Araújo Gomes, de 51 anos, é administrador paroquial da Paróquia de Santana, em Gravatá, Agreste de Pernambuco, e ficou conhecido pelo seu trabalho desenvolvido com animais carentes. Por causa deste trabalho de incentivo aos cuidados, amor e adoção, o padre se tornou estrela de um dos episódios da série 'Apenas Cães', lançada em de julho deste ano pela plataforma de stream.

"Às vezes, parece que sou o salvador da pátria, mas não sou. Só consigo socorrer e resgatar alguns cachorros. Conheço gente que tem entre 20 e 30 cachorros, que os alimentam e cuidam. Quando aceitei fazer o documentário, era para dar visibilidade para essas pessoas, que são os heróis. Meu trabalho é mudar a mentalidade das pessoas. Muitas dizem que os achavam invisíveis, mas que agora os veem", explicou.

Ao todo, foram três anos de gravações do documentário, com idas e vindas da equipe de cinegrafistas da Netflix ao Brasil e conversas à distância. Tudo isso foi feito em sigilo até a divulgação oficial da plataforma. A movimentação da equipe em Gravatá, que é um município com cerca de 80 mil habitantes, fez com que a população especulasse que o padre se candidataria às eleições municipais.

"Eles procuraram entrar mesmo na minha vida, a equipe viveu dias com a gente, gravou horas e horas para depois selecionar tudo e ficar com o resumo. Assinamos um acordo concordando que não podíamos dizer a ninguém. Como se tratava de uma equipe de seis ou mais pessoas filmando, despertava o interesse na cidade; muita gente pensou que eu ia ser candidato na eleição e achava que eu estava gravando o guia eleitoral", afirmou.

Trabalho desenvolvido com os animais

O padre contou que a relação dele com os animais não foi algo planejado ou organizado, "foi natural". O sacerdote, natural do Recife, chegou à cidade de Gravatá em 2013 e foi procurado por uma equipe de um abrigo da cidade. Foi então que decidiu vender biscoitos para ajudar no faturamento e cuidar de 98 animais.

"Criamos uma relação de amizade, vieram em outras missas e disseram que o abrigo não era um lugar adequado. Assim, pensei em trabalhar para fechar esse abrigo. Elas começaram a trazer os cachorros para a praça, alguns foram apresentados na igreja. Fizemos uma campanha bem ostensiva e fechamos o local em um ano e meio", contou.

Padre João Paulo tem cinco cães adotados e cuida deles como uma família. Um dos momentos mais emocionantes do episódio da série mostra a intimidade do padre com os seus animais de estimação, quando uma de suas cadelas, a Cecília, que tem as patas traseiras paralisadas, ganha uma cadeira de rodas e pode voltar a andar.

Ações promovidas em Gravatá

O episódio da série mostra algumas ações desenvolvidas pelo padre na Paróquia de Santana. Entre elas está a "benção dos animais", uma celebração de aproximadamente 30 minutos em que o os animais recebem a bênção do sacerdote. No espaço, são disponibilizados comedouros e bebedouros com ração e água.

Apesar da visibilidade de seu trabalho, o padre contou que "o amor pelos animais é discriminado". "Não é raro, quando fazemos postagens, as pessoas comentarem que o padre deveria estar preocupado com as pessoas. As pessoas esquecem que temos 18 obras sociais, e que o amor aos animais está interligado ao amor com as pessoas. A fé cristã tem uma preocupação com uma ecologia integral, não existe o cuidado com o ser humano quando você não tem cuidado aos animais e à natureza", defende.

Padre leva cachorros de rua à missa para incentivar adoção

O projeto social - de amor aos animais - do Padre João Paulo

O cuidado com os animais em situação de rua é um dos assuntos mais comentados entre aqueles que veem nos bichinhos companheiros para a vida toda. Na paróquia de Santana, em Gravatá, Agreste de Pernambuco, um padre levou o amor aos animais a um novo patamar e incorporou os cuidados com os bichos na rotina da igreja.

De longe, já é possível perceber os comedouros e bebedouros para animais abandonados colocados na lateral da paróquia. O Padre João Paulo disponibiliza água e ração 24h por dia através de doações. O trabalho vem sendo feito há seis anos, desde que chegou à cidade.

Para o Padre João Paulo, os animais o escolheram. "Não foi nada programado, nada projetado. Entretanto, diante da necessidade, de casos gritantes de abandono e maus-tratos, a gente não poderia simplesmente ficar vendo. É necessário provar compaixão e fazer alguma coisa pelos animais", comenta.

O padre tem a ajuda da veterinária Claudia Fernanda, assim como alguns voluntários engajados no projeto. O resgate é feito e alguns cuidados como castração e vacinação são realizados em uma clínica. Após o tratamento, os animais são disponibilizados para adoção responsável.

Assista à reportagem realizada em outubro de 2019 pelo programa 'O Povo na TV', da TV Jornal Interior (vídeo).

Nova campanha da Apipa

Livro de Ouro: Apipa arrecada fundos para quitar dívida em clínica

Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram

PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes

Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram

Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo

Urgente: gatinha com 'tumor maligno epitelial' precisa de cirurgia

Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram

Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA

Adoção solidária: gatinha com pata amputada é adotada na APIPA

Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente

Solidarize-se com os animais da APIPA


 
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Feliz Aniversário! APIPA congratula a protetora Temis pelos seus 80 anos
 

 
A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


 
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.


 
Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência
 

 
Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento
 

 
Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA
 

 
Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
 

 
APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena
 

 
Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária


 
Como ajudar a APIPA
 

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
 

 
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
 

 
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
 

 
Faça a sua doação de ração para cães e gatos:
 
Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos
 

 
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
 

 
CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4


 
Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
 

 
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

Com informações do NE10 Interior