top of page

Segunda etapa da vacinação contra raiva acontece neste sábado (17) em Teresina

Atualizado: 20 de dez. de 2020

Nesta segunda etapa da vacinação antirrábica de 2020, que acontece neste sábado (17), a FMS estima imunizar cerca de 55 mil cães e gatos residentes nas zonas Sul e Sudeste de Teresina. Os postos de vacinação irão funcionar das 8h às 17h.

Não deixe seu amiguinho morrer de raiva. Vacine! (Foto: Portal O Dia)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) chega à segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra Raiva de 2020 em Teresina, quando se estima vacinar cerca de 55 mil cães e gatos das zonas Sul e Sudeste. Os postos de vacinação irão funcionar das 8h às 17h deste sábado (17). Esta etapa encerra a imunização nas áreas urbanas da cidade. Nos dias 24 e 31 de outubro acontece a vacinação na Zona Rural da capital. Ao fim da campanha, a expectativa é que mais de 140 mil cães e gatos sejam imunizados em todo o município.


A veterinária chefe da Gerência de Zoonoses, Oriana Bezerra, orienta que as pessoas levem seus animais para vacinar nos horários em que o sol não esteja muito quente, para evitar estresse nos cães e gatos. “Existem muitos animais que não realizam nenhuma atividade física e que estão acima do peso, que se os donos o levarem caminhando ao meio dia para se vacinar e voltar imediatamente, ele pode ser prejudicado”, enfatiza.


Ela solicita ainda que os animais sejam levados para tomar a vacina por pessoas com capacidade para contê-los. “Percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não têm força para conter o animal na hora da vacina, além de idosos sem condição física para segurar um animal de médio e grande porte. Por isso fazemos essa ressalva”, esclarece Oriana.



Na primeira etapa, realizada no último sábado (03), foram vacinados 64.393 animais das zonas Norte e Leste, atingindo 95,67% de cobertura. A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol. O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo tutor é residente de Teresina.





Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




Com informações do Cidadeverde.com

bottom of page