top of page

Governo Bolsonaro consegue ser o PIOR para os animais

Jair Bolsonaro, com suas pautas que apregoam a defesa de 'uma economia acima de tudo', conseguiu piorar o que já era péssimo. Este governo representa uma desgraça para os animais e uma catástrofe sem precedentes ao meio ambiente neste país.

Este presidente retrógrado já endossou uma crescente lista de práticas perversas que vão contra o bem-estar animal. (Imagens: Causa Operária / WHTimes)

Não dá pra negar que nenhum governo no Brasil realmente foi bom para os animais. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro, com suas pautas que apregoam a defesa de “uma economia acima de tudo”, conseguiu piorar o que era ruim. Bolsonaro já endossou uma crescente lista de práticas que vão contra o bem-estar animal.


Brasil tem hoje um governo que vê vantagem no fortalecimento da caça, que reconhece todos os tipos de rodeios como manifestações culturais (inclusive Bolsonaro sancionou em tom comemorativo a Lei da Vaquejada e o Dia Nacional do Rodeio), incluindo prova de laço, que consiste em perseguir e ferir um bezerro com 40 dias de idade (que sobrevive com traumas e vez ou outra morre na arena).


Determinadas práticas regionalistas jamais poderiam ser assimiladas como patrimônio nacional, já que além de entrarem em conflito com a Lei de Crimes Ambientais são modalidades que fazem parte da realidade de pequena parcela da população se considerada abrangência.


Se fizéssemos um referendo no país, creio que a maior parte da população diria que rodeios não acrescentam nada em suas vidas, e que bani-lo não faria falta. É muito estranho termos um governo com defensores da caça.



Governo CRUEL - defende toda forma de exploração animal


Até mesmo um dos ministros, Onyx Lorenzoni, é autor de um PL que fortalece ainda mais a prática, enquanto pesquisas já apontaram que a maior parte da população brasileira é contrária à caça – que hoje é permitida até com o uso de cães e armas brancas.


Jair Bolsonaro também já disse em várias ocasiões que ser contra o uso de animais como entretenimento é “ditadura do politicamente correto”. Ademais, até hoje não demonstrou preocupação com o aumento do número de espécies ameaçadas no país. Na realidade, o atual governo pediu para ocultar a lista de animais aquáticos ameaçados para não prejudicar o setor da pesca.


Bolsonaro não leva a sério mudanças climáticas nem mesmo impacto ambiental. Ele é da opinião de que tanto animais silvestres quanto as populações indígenas podem se adaptar “muito bem” ao agronegócio. Posição também já defendida por Xico Graziano.


Desde 2019, o governo assumiu a “missão” de exportar mais animais vivos para fora do país com fins de abate do que nunca – incluindo novos destinos como Cazaquistão, Vietnã e Laos. Também está se esforçando para despachar muito mais gado em pé para Turquia, Egito, Jordânia, Iraque, Líbano e Irã. Já foi comprovado que exportação de gado vivo é crueldade.



Governo CRUEL - não respeita a vida nem bem-estar dos animais


Submeter um animal a viagens com duração média de 21 dias passando pelos mais diferentes tipos de privação para morrer em outro país; isto sem considerar o impacto ambiental do descarte de resíduos na água.


Jair Bolsonaro também já afirmou que o melhor caminho para baixar o preço da carne é “criar mais boi”, ignorando a devastação causada pela agropecuária em relação ao desflorestamento, degradação e subutilização do solo.


Com essa consciência, fez lobby para o Banco do Brasil reduzir juros para o setor e liberar um novo crédito bilionário. Como não reconhecer que este é um péssimo governo para os animais?


O número de habilitação de frigoríficos no país cresce, assim como a liberação da pesca esportiva em áreas de conservação ambiental. Falando em contradição, e a Secretaria dos Animais que defensores dos animais que o apoiam tanto comemoraram?


Simplesmente não existe nem vai existir. O governo já confirmou que não será mais criada. Ademais, nunca se fala em sustentabilidade, mas também, como falar em sustentabilidade defendendo tudo que foi citado?





Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!



Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.



Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA


As adoções tinham sido temporariamente suspensas por conta da pandemia. Atendendo a pedidos de amigos, a APIPA já começa a disponibilizar alguns animais para adoção. Confira mais informações em post no Facebook.


Com informações do Vegazeta

bottom of page