Apipa Piauí

7 de mar de 20215 min

Jardim Comunitário para Pets: ação social para ajudar animais de rua no ES

Atualizado: 9 de mar de 2021

Na Serra, ES, moradores criam 'Jardim Comunitário para Pets' com espaço para alimentar cães e gatos de rua. Um lindo exemplo de ação comunitária para ajudar animais em situação de vulnerabilidade.

Uma ação comunitária para ajudar animais de rua na Serra, ES. (Foto: Dayane Rocha)

Ver animais abandonados circulando sem destino pelas ruas da cidade não é novidade para ninguém, mas uma atitude de moradores do bairro Barcelona, na Serra (ES), tem chamado a atenção. Amantes da causa animal, vários moradores resolveram unir-se para tentar proporcionar uma melhor qualidade de vida a alguns desses bichinhos.

Quem chega no jardim logo se depara com um espaço diferente. É que, para dar mais conforto aos bichinhos que vivem na rua, onde antes ficava uma área comum do bairro que estava sendo utilizada como descarte de todo o tipo de lixo, agora tem um espaço com comedouros, depósitos para água, plantas, arte nos muros e nas plaquinhas. Tudo para deixar o local mais aconchegante para os animais que passam por ali. Intitulado 'Jardim Comunitário para Pets', o projeto começou a ser idealizado em dezembro do ano passado.

Primeiro surgiu a ideia de fazer um 'Jardim Comunitário' e, logo depois, veio a ideia de colocarmos os comedouros e os bebedouros para pets. Foi então que o Presidente da Associação de Moradores de Barcelona, João Carlos Pereira Campos, conhecido como 'Carlinhos Pé Sujo' resolveu dar um rumo diferente para o local.

"Na avenida Teresópolis, onde hoje fica nosso 'Jardim Comunitário para Pets', era um gramado aberto porque foi realizado uma alteração no trânsito da região e essa parte ficou parada. Então resolvemos colocar grama pra deixar o bairro mais bonito. Mas a realidade é que as pessoas passaram a jogar lixo na grama e ficou muito feio. Então tivemos a ideia de revitalizar o local de uma forma que seria útil para os animais de rua. Foi uma ideia de vários moradores que abraçaram a causa. Um ajudou com a pintura do local, outro ajudou com a doação de ração, outro rega as plantas todos os dias e muitos outros que nos ajudam diariamente para que o projeto continue firme", contou o presidente.

No jardim é oferecido comida e água para cães e gatos de rua. Também existe um comedouro para os pássaros que ali sobrevoam.

"Resolvemos nos unir para transformar o que era feito de forma individual em um trabalho conjunto e mais abrangente. Criamos a praça com a ajuda que chegou por meio de doações, como por exemplo, as britas, a terra, minha esposa pintou as plaquinhas, recebemos ajuda para transformar os pneus e muito mais. É lindo de ver como os cachorros fazem fila pra beber água e se alimentar. Cada dia que passa a comunidade de animais que frequenta o local se multiplica e nós, moradores, ficamos muito felizes em saber que eles gostaram", comemorou João Carlos.

Detalhes do espaço comunitário criado para beneficiar animais de rua. (Fotos: Dayane Rocha)

De acordo com o presidente, a ração é doada pela Feira de Mangalhos e quem cuida dos comedouros é a secretária Dayane Rocha. O grafite foi feito por Tais. As mudas também foram doadas por moradores da comunidade.

"Recebemos muitas mãos para colocar esse projeto de pé. Sheila Aguiar, a Dayane, o Maycon Melo, o Luciano Flores, o Mário Galvão são alguns dos moradores que nos ajudam. Mas tem muito mais, pois toda a comunidade ficou engajada nisso. Ainda estamos fazendo os acabamentos. Ficou tão bonito que as pessoas vêm, tiram foto, porque tem uma parede de grafite e isso chama atenção de todos", comentou o presidente.

Além disso, foram espalhados pelas calçadas do bairro, recipientes com sacolas plásticas que ficam à disposição dos tutores de animais que porventura esqueceram a sacola para recolher as fezes dos seus pets.

Comedouros e bebedouros são reabastecidos todos os dias. (Foto: Dayane Rocha)

"Esse já é um outro projeto chamado de "Calçada Limpa". O objetivo é fazer do nosso bairro, um bairro melhor, mais bonito, em que todos os moradores têm consciência da importância de cuidar e preservar a natureza".

Como o próprio nome da iniciativa já diz, os animais que moram nas ruas do bairro pertencem a todos os participantes do projeto. Como tutores desses animais, cada um se responsabiliza pelos cuidados. E o grupo é organizado.

“Todos os dias moradores estão aqui no jardim para cuidar das mudas, colocar água, ver como está o local. É gratificante fazer um projeto que todo mundo se importa e se preocupa", ressaltou o presidente.

Ajude! Doe suplemento alimentar para gatinhos órfãos

Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Venha ajudar a APIPA! Falta RAÇÃO e demais itens básicos para manutenção do abrigo

A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA (Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais), fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência

Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento

Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA

Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena

Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!

Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia

Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo

Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos

CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)

CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina

AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

Com informações do Tribuna Online