Apipa Piauí

23 de mar de 20214 min

Chip desenvolvido em Israel substitui animais em testes de medicamentos

Chip imita tecidos humanos e dispensa a exploração de animais em testes de medicamentos. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, tecnologia pode reduzir o tempo utilizado no processo de criação de novas drogas, que costuma levar de quatro a seis anos, para alguns meses.

Método pretende livrar os animais da exploração cruel e reduzir o tempo no processo de desenvolvimentos de novos medicamentos. (Foto: Universidade Hebraica de Jerusalém)

Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, desenvolveram uma terapia promissora contra o câncer sem realizar nenhum teste em animais. Um chip que reproduz tecidos humanos ajudou o grupo de cientistas a testar novos medicamentos para combater efeitos colaterais do tratamento da doença.

O estudo usou o chip para combater lesões no fígado e no rim de pacientes com câncer que tomam certos medicamentos, como cisplatina ou ciclosporina. Com o equipamento, os cientistas adicionaram empagliflozina – substância que melhora os níveis de glicose no sangue e é usada no tratamento de diabetes tipo 2 -, simulando os efeitos combinados dessas drogas em tecidos humanos para evitar a destruição de parte dos órgãos.

O que os especialistas descobriram ao usar o chip como base para os testes é que a empagliflozina pode ser usada junto com esses medicamentos fundamentais no tratamento do câncer para limitar os danos que eles costumam causar aos seres humanos.

Aprovação da Food and Drug Administration - FDA

Os pesquisadores submeteram a terapia testada com o chip à aprovação da Food and Drug Administration (FDA), agência americana que regula o uso de medicamentos. Os resultados do estudo foram publicados na revista 'Science Translational Medicine'.

“Até onde sabemos, essa é a primeira vez que uma droga está dando esse passo sem testes em animais, e a razão é que eliminamos essa necessidade usando nossa tecnologia do 'humano em um chip'”, disse o professor Yaakov Nahmias, pesquisador responsável pelos estudos.

Nahmias espera que esse primeiro teste bem-sucedido com o chip contribua não só para excluir animais do ciclo de testes de medicamentos, mas também agilize e barateie o desenvolvimento de remédios.

“Levar um medicamento ao ponto de testes clínicos normalmente leva de quatro a seis anos, centenas de animais e custa milhões de dólares", disse.

Agilidade nos testes

O tempo necessário para testes caiu com o uso da tecnologia. A redução na pesquisa feita em Israel sobre o impacto de medicamentos contra o câncer no rim e em outros órgãos com o uso do chip foi de oito meses.

Esse 'chip biológico' possui esferóides renais humanos - uma cultura de células esféricas – e incorpora sensores para analisar o metabolismo do tecido. Com isso, é possível imitar o efeito das drogas e sua interação em órgãos humanos sem incluir nenhum ser vivo no processo de testagem.

Ajude! Gatinho Peter precisa de cirurgia para remoção de globo ocular

Ajude! Doe suplemento alimentar para gatinhos órfãos

Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Venha ajudar a APIPA! Falta RAÇÃO e demais itens básicos para manutenção do abrigo

A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência

Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento

Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA

Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena

Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!

Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia

Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo

Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos

CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)

CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina

AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

Com informações da CNN Brasil