Quarentena: adoções aumentam e esvaziam abrigo de animais na Flórida
Um abrigo de animais carentes no Condado de Palm Beach, Flórida, viralizou pela melhor razão possível: todas as baias de um de seus canis estão vazias pela primeira vez na história. O inusitado é que todos os animais acolhidos no local, cerca de 300, foram adotados.

O abrigo Friends of Palm Beach County Animal Care and Control, na Flórida (EUA), está em festa após a organização ter conseguido encontrar lares permanentes ou temporários para todos os seus animais, pela primeira vez.
Na semana passada, o abrigo publicou um vídeo no Facebook mostrando as funcionárias no canil 2 (um dos três edifícios de canis) usando máscaras de proteção e batendo palmas para comemorar as dezenas de gaiolas vazias. “Essa incrível conquista só foi possível com a ajuda e o apoio de toda a nossa comunidade”, dizia a publicação.
Assista ao vídeo / Friends of Palm Beach County Animal Care and Control
Covid-19: isolamento humano intensifica sofrimento a animais de rua
“Obrigada aos voluntários e funcionários do abrigo que trabalham incansavelmente para cuidar, defender e encontrar lares para os animais que recebemos. Obrigada aos nossos incríveis ‘pais’ temporários que abrem seus corações e suas casas para milhares de animais de estimação todos os anos. Obrigada a todos que escolheram adotar um animal abandonado...”
Desde a sua publicação, o post já foi compartilhado milhares de vezes, e muitas pessoas expressaram o seu entusiasmo com a notícia. “Estou muito feliz em ouvir isso. Essa notícia mudou o meu dia, mudou o meu mês inteiro. Agradeço a Deus por existirem pessoas que amam tanto os animais quanto eu,” comentou uma usuária da plataforma. “Que dia maravilhoso para os funcionários e os animais”, disse outro. “Estou com vontade de chorar!!!! Lágrimas de felicidade, é claro”, acrescentou outra.
Elizabeth Harfmann, gestora do abrigo e responsável pelo contato com a comunidade, disse ao Yahoo Life que ficou 'muito surpresa' com a repercussão da publicação. “Nós esperávamos que o post pudesse receber alguma atenção e trazer positividade para a comunidade, mas nunca imaginamos que ele poderia ir tão longe!” disse ela. “Recebemos mensagens de pessoas da Malásia, Polônia, Reino Unido e Canadá”, acrescentou.
Harfmann, que trabalha no abrigo há 11 anos, diz que o vídeo que viralizou foi ideia de Stephani Moore, coordenadora de comportamento e enriquecimento, que pensou que seria “uma oportunidade de tirar uma foto divertida para os funcionários”.
“Além disso, a ideia era fazer um agradecimento a todos que ajudaram a fazer com que isso acontecesse. Sem o apoio da nossa comunidade, isso não teria sido possível”, disse ela.
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
Segundo Harfmann, o abrigo pode acomodar mais de 300 animais por vez, e mais de 100 costumam estar disponíveis para adoção ou lar temporário. Como se trata de um abrigo de admissão aberta, a população de animais pode variar e incluir diferentes raças de cães e gatos. “Os animais com a maior necessidade de ajuda para encontrar um lar são os nossos cachorros com mais de 20 quilos e os gatos adultos”, destaca.
Harfmann diz que, inicialmente, houve um aumento gradativo do número de adoções e ofertas de lares temporários, mas que no meado de março ela notou um crescimento significativo. Com a pandemia do coronavírus e milhões de pessoas em quarentena, não foi surpresa que muitos animais tenham encontrado um lugar para morar.
“Os abrigos estão tentando desesperadamente encontrar acomodação para os animais devido à falta de funcionários, em decorrência da pandemia. As pessoas estão tentando ajudar da forma como podem, porque o mundo está mudando. Os animais trazem conforto, companheirismo e benefícios para a saúde. Como as pessoas estão em casa, muitas têm mais tempo para dedicar a um animal de estimação”.
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
Coronavírus: face mais cruel da pandemia é abandono de animais
Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!
Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo
Faça a sua doação de ração para cães e gatos:
Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos
CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)
CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA
APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.
Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia
Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA
As adoções tinham sido temporariamente suspensas por conta da pandemia. Atendendo a pedidos de amigos, a APIPA já começa a disponibilizar alguns animais para adoção. Confira mais informações em post no Facebook.
Com informações do Yahoo