top of page

Saiba o que são as coronaviroses canina e felina

Atualizado: 7 de abr. de 2020

Entenda: a Covid-19 é uma doença que só atinge os humanos (pandemia atual), sendo causada pelo novo coronavírus. Entretanto, existem o coronavírus canino (causa diarreia em cães) e o coronavírus felino (causa peritonite em gatos) que só desenvolvem doença nos pets.

Fique atento às falsas informações (fake news), para não ser enganado. É muito importante esclarecer que os cães e gatos não desenvolvem a Covid-19 nem são os transmissores de tal doença para as pessoas. Vale informar, também, que as coronaviroses canina e felina somente infectam os pets, e não são transmissíveis aos humanos. Não se engane, guarde e proteja o seu amiguinho inocente. (Imagem: Petz)

A chegada do novo coronavírus e o isolamento de um cachorro que convivia com uma pessoa doente em Hong Kong provocaram grande apreensão entre os tutores de animais de estimação. Mas já se sabe que a doença não se desenvolve em cães e gatos. Não há evidências de que os pets possam ser infectados ou transmitir a Covid-19 aos humanos, assegura a Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa família de vírus (coronavírus), no entanto, já é bem conhecida no meio veterinário.


Segundo o veterinário Marcelo Quinzani, o coronavírus canino causa diarreia em cães e o coronavírus felino causa peritonite em gatos, mas não são transmissíveis aos seres humanos.


Para a coronavirose canina existe vacina, conhecida como V8 ou V10, e a doença não requer muitos cuidados. No caso da coronavirose felina, que causa a peritonite infecciosa felina (PIF), não existe vacina, mas a doença é restrita a esses animais (gatos).



Coronavirose nos pets


A veterinária Caroline Mouco, do Hospital Vet Popular, afirma que o diagnóstico precoce facilita o tratamento, mas filhotes, animais idosos ou com deficiência imunológica correm riscos. Cães podem ser imunizados, mas a higiene do ambiente também é importante para a prevenção, disse ela. Confira perguntas e respostas acerca deste tema:


O que é o coronavírus canino e quais são os sintomas?


O coronavírus canino, chamado cientificamente de CCoV, diferentemente do coronavírus causador da Sars ou Mers, tem como sintomas diarreia e vômitos. Caso não tratado, as consequências são desidratação, prostração e podem levar a óbito, especialmente quando associados a outras doenças. A contaminação ocorre por via oro-fecal, de cão para cão, deixando filhotes, idosos ou animais imunodeprimidos mais suscetíveis.


Qual é o tratamento?


O tratamento consiste em dar suporte para o cão afetado, estabilizando os sintomas e fortalecendo o sistema imunológico para que este combata o vírus, já que não há um remédio que combata diretamente este agente.


Qual é o risco para o animal?


O risco se agrava quando se trata de filhotes, animais idosos ou imunossuprimidos. Outro fator complicador é quando a coronavirose surge juntamente com outra doença, como a parvovirose. Nesse caso, o risco de óbito é maior. Porém, quando diagnosticado previamente, aumenta consideravelmente as chances de reabilitação do paciente.


Há como prevenir a doença?


Sim. A vacina múltipla, conhecida como V10 ou V8, previne os cães da coronavirose canina. Ainda assim, cães vacinados podem apresentar a doença, mas em uma gravidade consideravelmente menor, caso isso ocorra. A higiene no ambiente é outro fator importante que deve ser conciliado com a vacina, evitando fezes expostas e o contato do cão com excrementos de outros cães. O uso de desinfetantes é fundamental para a prevenção.


Alguma raça está mais suscetível à doença?


Não há raças com incidência maior. Os mais suscetíveis são os filhotes, idosos e imunodeprimidos.


Há transmissão para humanos?


Não, o coronavírus canino não passa para os humanos. O coronavírus possui diversas cepas, e o canino (CCoV) em nada se assemelha com o Sars ou Mers.


E os gatos, também são afetados?


Coronavírus para os gatos são o FECV e o FIPV, também não são transmissíveis para os humanos, apenas entre felinos. Tem seus sintomas ligados a diarreia e vômito, também. Assim como a coronavirose canina, não se relaciona com problemas respiratórios.


Há risco de o novo coronavírus ser transmissível para animais?


A cada dia novas descobertas estão sendo feitas. Sabe-se que animais silvestres podem ter relação com a transmissão para os humanos, o inverso não há relatos. O que há de fato é que o coronavírus chinês que ataca o sistema respiratório inicialmente, pode ter seu risco de infecção diminuído com hábitos básicos de higiene, como evitar contato com outras pessoas doentes, lavar as mãos com frequência, utilizar álcool gel e evitar aglomerações, entre outros cuidados.



Veja como lavar as mãos de forma segura


Veja quais os passos a percorrer para ter as mãos seguras. Segundo a OMS, lavar as mãos com frequência é uma medida de proteção eficaz para prevenir o contágio. A recomendação é de que as mãos sejam bem lavadas com água e sabão/sabonete ou, no dia a dia, com a utilização de algum tipo de gel desinfetante à base de álcool. Saber fazer essa higienização de forma segura é importante para se evitar o contágio de muitas doenças causadas por vírus. Veja o procedimento adequado no vídeo abaixo.


Assista ao vídeo / A Gazeta ES



Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.



Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA (adoções de animais temporariamente suspensas por conta da pandemia).


Com informações do Bom Pra Cachorro

bottom of page