top of page

Vai viajar? Jamais deixe seu pet sozinho

Atualizado: 20 de dez. de 2020

A médica veterinária Liziè Buss destaca a importância do animal ter sempre companhia e ressalta que a solidão, para os cães, pode ocasionar sofrimento e resultar em severos danos à saúde do bicho.

Que nós sentimos muita falta dos pets, principalmente quando saímos para trabalhar ou viajar, não há dúvidas! Mas, será mesmo que cachorro sente muito a falta do tutor? A resposta é SIM. Cada vez mais a ciência vem mostrando a relação dos cães com seus tutores, não apenas feita de interesses e sim de laços afetivos. (Foto: iStock)

Chega o período de férias escolares, as famílias aproveitam para viajar com as crianças. Os pets, quando não seguem junto com os seus tutores, precisam de cuidados especiais neste período de separação. De acordo com a médica veterinária Liziè Buss, da Comissão de Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a recomendação, de modo geral, é que os animais de estimação não fiquem sozinhos e tenham sempre a companhia de uma pessoa.


Assista ao vídeo / CFMV - Liziè Buss


Os animais domésticos, no geral, são sociáveis, diz Liziè. “Eles gostam e evoluíram para viver em grupo”, garante. Por isso, ela ressalta que a solidão para os cães pode, sim, ser problemática, mesmo que por poucos dias.


Cuidados


Para não deixar os pets sozinhos, existem creches e hotéis, bem como cuidadores que visitam a casa do tutor em períodos do dia e/ou noite para fazer companhia e alimentar os animais durante a ausência da família.


Também existem os produtos e jogos de enriquecimento ambiental, que ajudam a manter o animal ocupado nos períodos em que ele fica sozinho, reduzindo a ansiedade.


Exercícios também ajudam bastante, pois “os animais gostam de trabalhar pelo seu alimento”, assegura Liziè. Passeios, caminhadas e brincadeiras antes de deixar os animais sozinhos são recomendados, pois eles se cansam e conseguem relaxar um pouco mais.


A médica veterinária destaca que os cães, que são muito sensíveis, devem ter treinamento adequado para que possam se adaptar à rotina moderna das famílias e ficar alguns períodos sozinhos.


“É preciso ensinar os animais a ficarem sozinhos e, para isso, é importante que os tutores contratem adestradores positivos e tenham um plano de treinamento adequado, de forma a educar o animal a permanecer sozinho e confortável por algum tempo”, recomenda.


Danos


Segundo Liziè, os animais que não socializam acabam tendo uma série de problemas, como demonstração de agressividade com outros animais e/ou com pessoas; ansiedade de separação, algumas vezes até necessitando de tratamentos medicamentosos; situações que podem gerar mutilações; além de desespero e comportamento de pânico.


“São situações que podem interferir na qualidade de vida da família e também da comunidade, que muitas vezes se deparam com cães que uivam e choram o dia inteiro ou tentam fugir”, diz a médica veterinária.


Mas a especialista alerta que os animais, assim como nós, têm dias de tédio, de frustração. “Não é porque em algum momento o cão gritou, chorou ou uivou que, necessariamente, são maus-tratos”.


Maus-tratos


Sobre ser considerado maus-tratos deixar os animais a sós, Liziè diz que depende de avaliação de um profissional, médico-veterinário ou zootecnista, especialista em perícia, que irá verificar se o período de isolamento provoca sofrimento ao animal.


De forma geral, o que a médica veterinária aponta é que manter os animais em isolamento social, sendo negligentes com relação à necessidade de expressar comportamentos naturais, de criar vínculos emocionais, de carinho, atenção e socialização são, sim, condições que podem vir a ser consideradas como maus-tratos.


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Chave Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4



Participe da Vaquinha Virtual para quitar as dívidas da APIPA.


Para ADOTAR um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


Com informações do CFMV

bottom of page