top of page

Curupira: aplicativo facilita denúncia de crimes ambientais

Curupira é um aplicativo (Android) desenvolvido por estudantes da UFPI, com objetivo de facilitar as denúncias sobre tráfico e caça de animais silvestres, entre outros crimes ambientais.

Equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo Curupira. (Foto: Arquivo Pessoal / Wedson Medeiros)

Os defensores dos animais silvestres ganharam uma ajuda extra do mundo digital com o aplicativo Curupira, lançado no final de setembro. O app, primeiro do tipo na América Latina, foi criado por estudantes dos cursos de Biologia e Computação da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e está disponível gratuitamente no Google Play. O software, desenvolvido para o sistema operacional Android, promete ser uma ferramenta eficaz no combate aos crimes ambientais, pois funciona em conexão direta com o IBAMA, facilitando o envio de denúncias sobre os crimes de tráfico e caça de animais silvestres, entre outras nefastas práticas nocivas ao meio ambiente.


Assista ao vídeo / TV Antares


O aplicativo foi batizado de Curupira, o famoso personagem do folclore brasileiro que ludibriava caçadores para proteger os animais nas florestas do Brasil. Através dele, o usuário pode fazer, com facilidade, as denúncias de casos que envolvem caçadores de animais silvestres, por exemplo, enviando fotos, informações e a localização geográfica através do GPS do smartphone.


De acordo com o professor Wedson Medeiros, um dos que orientaram os alunos durante o desenvolvimento do projeto, o aplicativo garante o anonimato de quem denunciar, funcionando de forma eficiente em link direto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).


“O aplicativo tem a vantagem de aumentar a precisão das denúncias, já que dispõe de recursos como o geo posicionamento e as fotos”, comentou o professor.


Assista ao vídeo / TV Clube



Participe da Vaquinha Virtual para quitar as dívidas da APIPA.


Para ADOTAR um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


O App Curupira


A ideia surgiu a partir da disciplina de Educação Ambiental do Departamento de Biologia, por sugestão do Prof. Dr. Bruno Pralon. Sete estudantes orientados por Pralon e pelo Prof. Dr. Wedson Medeiros viabilizaram o desenvolvimento do software, que foi disponibilizado para o sistema operacional Android. O aplicativo Curupira é gratuito e mantido a partir de parceria do IBAMA/PI com o Departamento de Biologia da UFPI. Participaram do projeto CURUPIRA os discentes Daniele Tertulino, Nilton Teixeira, Joanara Oliveira, Pablo Oliveira e Luiza Ester Alves (Licenciatura em Ciências Biológicas - CCN/UFPI) além de Pedro Ivo Soares e Wellyson Vieira (Bacharelado em Computação, CCN/UFPI).


Através do aplicativo Curupira, os usuários poderão denunciar crimes de caça, tráfico, cativeiro e maus-tratos contra animais silvestres, e ainda especificar que tipo de animais estão sendo alvo dos criminosos.


No território piauiense, segundo o professor Wedson, espécies como o tatu, tamanduá-mirim e algumas aves são as mais vitimadas pela caça predatória. Já as aves, como papagaios, araras, periquitos e pássaros canoros, são os principais alvos de captura para fins de tráfico e cativeiro.


O projeto não tem fins lucrativos. É cadastrado como um Projeto de Extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) coordenado pelos professores Bruno Pralon e Wedson Medeiros. A licença está sobre responsabilidade do Time Curupira da UFPI.


Com o aplicativo Curupira, você pode denunciar de modo preciso crimes contra a fauna. A denúncia pode conter imagens e a geolocalização do crime, de modo que o IBAMA ou órgãos ambientais parceiros possam ter precisão na apuração da denúncia, gerando economia ao serviço público. Além de texto e fotos, você pode incluir áudio na denúncia.


Com este app, o cidadão vai estar apto a denunciar uma ocorrência de crime ambiental, como caça, tráfico, cativeiro ou maus-tratos, podendo indicar qual a espécie vitimada na ação criminosa. (Foto: Foto: Valmir Macêdo / Cidadeverde.com)

Contribua com a proteção do meio ambiente. Você é um agente ativo neste processo. Os animais agradecem!



Com informações da TV Clube

bottom of page