Apipa Piauí

20 de dez de 20192 min

Abandono: realidade cruel para os animais em dezembro e janeiro

Atualizado: 20 de dez de 2020

Por trás das comemorações de Natal e Réveillon e dos planos de férias em família, existe uma realidade cruel para os animais de estimação. Muitos são abandonados à própria sorte pelos seus amados tutores.

Não seja perverso. Não abandone seu indefeso animal à própria sorte! (Foto: Vila do Pet)

Ano após ano, por ocasião das férias e festas, as histórias de horror envolvendo abandono de pets se repetem. Apesar destas festividades natalinas e Réveillon serem alusivas a confraternização, paz, amor e religião, o que se observa é um gradativo aumento das ações criminosas que resultam em abandono de cães e gatos, justamente neste período do ano. Segundo estimativas de entidades que atuam na proteção de animais, o aumento dos abandonos nesta época chega a ser de 60%.

Assista ao vídeo / R7

As justificativas proferidas pelos praticantes destes nefastos atos de crueldade são as mais variadas. “Quero viajar em paz”, “o animal envelheceu”, “o bicho lembra o ex”, entre outras desculpas descabidas. São situações em que muitos se recusam a incluir o pet nas festas e viagens planejadas e procuram uma saída para se livrar da responsabilidade seguindo um caminho mais fácil através do abandono e maus-tratos.

É importante que se diga, um animal em situação de abandono, além de vivenciar sofrimento inimaginável, pode causar uma série de problemas que afeta a ordem pública, como ocasionar acidentes de trânsito, adoecer e ser o vetor de doenças. Em qualquer caso, os animais vítimas desta barbárie passam a vivenciar angustiante flagelo, marginalizados num submundo caótico onde a morte é sempre um risco iminente.

Assista ao vídeo / TV Clube

Abandonar animais configura crime ambiental e deve ser comunicado à Polícia. Procure a delegacia de polícia mais próxima para fazer a denúncia. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação. Denunciar é um ato de solidadriedade e cidadania.

Para denunciar crimes de abandono em Teresina - PI

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Avenida Raul Lopes, ao lado do Parque Potycabana, Zona Leste de Teresina

Telefone (86) 99449-2387

BPA - Batalhão de Policiamento Ambiental

Av. Duque de Caxias, 3520, Primavera II, Zona Norte de Teresina

Telefones (86) 3225-2748 / 3223-7221 / 3225-2684

Pode-se realizar a denúncia por meio de qualquer delegacia de polícia. Dirija-se ao distrito policial mais próximo e faça a sua denúncia. Os animais agradecem!

Como se pode observar, lamentavelmente, fim de ano é época em que os covardes se divertem com as futilidades da vida, após terem abandonado seus indefesos animais à própria sorte.

NÃO SE OMITA - DENUNCIE A CRUELDADE!

CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)

CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil
     
    Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
     
    Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
     

  • Caixa Econômica Federal
     
    Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
     
    Chave Pix: apipa.cef@gmail.com
     

  • Banco Santander
     
    Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Vai viajar? Jamais deixe seu pet sozinho

Neste Natal
 
AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

Participe da Vaquinha Virtual para quitar as dívidas da APIPA.

Para ADOTAR um amiguinho em Teresina, PI, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.