No veganismo, a alimentação tem ênfase por ser o setor que mais explora animais, mas não é o único, por isso o movimento é muito mais amplo.
O veganismo é um movimento que busca combater todas as formas de exploração e crueldade contra animais. Contudo, é muito comum ser associado a dietas modernas ou alimentação fitness, deixando o propósito da causa de lado.
O que é considerado uma dieta é o ovolactovegetarianismo, que elimina apenas o consumo de carnes e mantém ovos e leite, e o vegetarianismo estrito, que exclui todos os alimentos de origem animal. Além da produção de alimentos, existem outras formas de exploração animal, que devem ser consideradas.
No veganismo, a alimentação tem mais ênfase por ser o setor que mais explora animais. A indústria alimentícia e a pecuária, por exemplo, são os principais setores responsáveis por essa exploração no mundo. São abatidos, anualmente, cerca de 70 bilhões de animais terrestres (dados da Organização para a Alimentação e Agricultura, da ONU) e mais de 800 bilhões de peixes, só para consumo humano.
Além disso, entre todas as mudanças que se faz na transição para o veganismo, a alimentação é a parte mais difícil. De modo geral, as pessoas têm muita dificuldade para mudar, e é preciso um tempo para que se consiga uma adaptação plena a essa mudança. As pessoas que aderem ao veganismo costumam escutar de amigos e familiares frases como, "vocês não vão conseguir, deixem isso pra lá, continuem comendo o que sempre comeram".
Diferente do vegetarianismo, o veganismo aborda diversas questões sobre a utilização de animais. Portanto, tratar o movimento apenas como uma dieta, é ignorar todas as outras formas de exploração existentes e todo o seu caráter político e social.
Aderir ao veganismo é visto por muitos como algo extremista. No entanto, ser vegano não tem nenhuma relação com extremismo, é um posicionamento ético e político em defesa dos direitos dos animais. O movimento se opõe a práticas que utilizam e exploram outras espécies, seja no ramo alimentício, moda ou entretenimento.
Algumas práticas comuns de exploração animal:
Produção de alimentos (carnes, ovos, embutidos, banha de porco, mel, leite e derivados, queijo, manteiga, margarina, corantes de origem animal, gelatina, etc).
Roupas de couro, seda e lã ou com penas.
Produção de cosméticos que utilizam componentes animais na formulação (maquiagem contendo cera de abelha, sabonetes de glicerina animal, entre outros).
Os testes em animais, que se utilizam dos porquinhos-da-índia, camundongos, coelhos e macacos para desenvolver produtos de limpeza e cosméticos.
Entretenimento com exposição/exploração de animais aquáticos, zoológicos, vaquejadas, rodeios, touradas, pesca esportiva, etc.
Comercialização de pets (peixes para aquários, pássaros silvestres, cães e gatos de raça, entre outros).
Os seres humanos tratam cavalos, coelhos, porcos, galinhas, vacas, bois, peixes e outros, como meros objetos. Somos educados culturalmente a enxergá-los como seres incapazes de sentir.
Testamos produtos cosméticos nos olhos e peles de animais. Esses inocentes são, de forma vil, explorados na produção de entretenimento enquanto são forçados a uma condição de subserviência, submetidos a sádicos e perversos caprichos humanos, a se observar nos rodeios, vaquejadas, touradas, entre tantas outras formas de tortura, como os aprisionamentos em pequenas gaiolas, jaulas e aquários, só para citar alguns. Isso diz muito sobre a nossa cultura, nossos costumes e educação.
Por isso o movimento vegano é extremamente importante, pois traz um questionamento sobre como tratamos e como podemos melhorar a nossa relação com as outras espécies, em todos os aspectos.
O veganismo é um movimento amplo que visa a emancipação de seres sencientes (capazes de sentir e experimentar dor), e expande a sua forma de atuação para além da comida. Por isso, não deve ser encarado apenas como uma dieta.
Ajude a Apipa quitar sua conta de água
Valor: R$ 940 / Vencimento: 18 de setembro
Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!
Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!
Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa
ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Ajude a Apipa - situação de emergência
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
Com informações do Terra
Comments