top of page

Tragédia no Recife: animais são acolhidos nos abrigos emergenciais

Os animais de estimação tutelados pelas famílias vitimadas na tragédia ambiental provocada pelas chuvas no Recife estão sendo acolhidos juntos com os tutores, nos abrigos emergenciais montados pela Prefeitura da cidade. Apoiados pela SEDA, animais recebem alimentação e atendimento veterinário.


Animais acolhidos nos abrigos emergenciais recebem cuidados veterinários. (Foto: SEDA)

Acolhidos junto com os seus tutores, nos abrigos montados pela Prefeitura do Recife, os animais domésticos também precisam de atenção e cuidado. As fortes chuvas do maior desastre climático da história da cidade também foram prejudiciais para a saúde e bem-estar dos bichinhos. Pensando nisso, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA) segue realizando visitas nos locais temporários, oferecendo consultas veterinárias e orientações gerais, neste momento de crise. Em paralelo, a Prefeitura intensifica a campanha para doação de rações, medicamentos e utensílios veterinários.


Nesta quinta-feira (2), os servidores da SEDA estiveram no abrigo temporário montado na Escola Municipal Célia Arraes, no bairro da Várzea. Para minimizar o sofrimento e garantir o mínimo de bem-estar, alguns serviços estão sendo oferecidos e realizados com os animais abrigados, como a coleta de sangue para hemograma completo, atendimento veterinário, a entrega e aplicação de medicamentos contra parasitas externos, parasitas internos e dermatites. Além disso, a SEDA está coletando, organizando e entregando a doação de ração e utensílios voltados para os pets.


“Sabemos da importância dessa força-tarefa neste momento de crise. Entendemos que a nossa presença nos abrigos é essencial para fortalecer o controle de zoonoses e também para dar assistência aos animais e também a seus tutores”, destacou o secretário de Direito dos Animais, Geraldo Carvalho.


A trabalhadora doméstica Maria de Fátima, de 53 anos, é moradora do bairro da Várzea e teve a casa inundada pelas águas das chuvas dos últimos dias. Ela é uma das pessoas que perdeu todos os pertences, mas conseguiu proteger a própria vida e também a de seus animais, Bob e Tayrone, um cachorro e um gato, respectivamente. “Foi muita água, encheu tudo. Os vizinhos todos tentaram ajudar e conseguimos sair com vida. Ainda no sábado, viemos para o abrigo e fiquei muito feliz por poder trazer os meus bichinhos comigo”, comentou.


O ambulante Felipe Barbosa, de 27 anos, também morador da Várzea, vivenciou o mesmo desespero por conta das chuvas. Ele, a esposa e o filho, uma criança de 10 anos, tiveram que sair às pressas de casa e estão no abrigo emergencial, acompanhados por seu cachorro Macho e pelos gatinhos Bambi e Panda. “Além do abrigo estar muito organizado, fiquei surpreso em perceber que também estão cuidando dos nossos animais. Eu amo demais os meus bichos e fiquei preocupado por eles”.


Doações


A SEDA (Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais) reforça que a Prefeitura do Recife está recebendo, nos pontos de doação, ração para cães e gatos, além de medicamentos veterinários e utensílios para os animais domésticos assistidos nos abrigos emergenciais.


Quem quiser fortalecer a rede de solidariedade pelos animais, pode fazer doações no edifício-sede da Prefeitura do Recife, no Bairro do Recife, no Sítio Trindade, em Casa Amarela, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Terminal Marítimo de Passageiros, além de pontos de coleta situados nos shoppings Plaza, Recife, Tacaruna, Boa Vista e RioMar, como também nas lojas da rede Novo Atacarejo, da Drogaria São Paulo e dos supermercados Big de Casa Forte, da Avenida Caxangá, de Boa Viagem, na Avenida Recife e no Shopping Tacaruna. Os donativos também podem ser entregues nos Terminais de Passageiros de ônibus e na sede do Procon Recife, que fica na Boa Vista.


Plano de Contingência do Recife


Desde o alerta de chuvas fortes, emitido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a Prefeitura do Recife colocou em prática o Plano de Contingência, envolvendo cerca de 3 mil servidores, sendo 400 deles da Defesa Civil do Recife, para atuar na cidade durante esta que foi a maior chuva dos últimos 50 anos. A Prefeitura do Recife atua no apoio ao trabalho de resgate, na proteção das vidas, no abrigamento e assistência aos desabrigados e desalojados e na limpeza e reordenamento da cidade. Neste momento, o Recife conta com 34 abrigos emergenciais temporários, que estão recebendo cerca de 3.811 pessoas, abrigando também seus animais de estimação.


Na terça-feira (31), a Prefeitura do Recife iniciou um mutirão para retirada de documentos dessas pessoas. Mais de 15 mil toneladas de resíduos sólidos já foram recolhidos na cidade após as chuvas, e 148 ocorrências críticas foram atendidas pela Defesa Civil desde o início dos temporais.


SEDA e GRAD trabalham em conjunto


A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (SEDA), consolidou parceria com o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), organização que promove ajuda aos animais em circunstâncias de vulnerabilidade provocadas por desastres. Na terça-feira (31), acompanhados por servidores da SEDA, o GRAD-Brasil esteve no bairro de Areias, uma das áreas atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. No local, foi feito o levantamento das necessidades dos tutores, como pedidos de ração e/ou medicamentos para os animais, além de orientações acerca de possíveis zoonoses.


Ação auxilia tutores e animais em situação de vulnerabilidade, nas áreas atingidas pela tragédia. (Foto: SEDA)

“A SEDA tem um papel fundamental diante dessa tragédia em curso, que é dar assistência aos animais. Buscamos parceria com um grupo especializado nesse tipo de resgate. Eles têm expertise e estão conosco desempenhando esse serviço essencial. Sabemos que a prioridade é o bem-estar das pessoas, mas os animais não podem ser deixados de lado”, pontuou o secretário executivo dos Direitos dos Animais, Geraldo Carvalho.


O secretário ainda reforçou que é comum as famílias em situação de vulnerabilidade resistirem em deixar as áreas de risco, também por conta dos seus animais. “Os tutores e seus animais estão sendo acolhidos nos abrigos emergenciais montados pela Prefeitura”, acrescentou. Os pontos de doação localizados na Prefeitura do Recife (Bairro do Recife), Sítio Trindade (Casa Amarela) e Parque Dona Lindu (Boa Viagem), também estão preparados para receber rações e medicamentos. Esses itens serão recolhidos conforme demanda e distribuídos de acordo com o levantamento feito pela SEDA.


A coordenadora do GRAD-Brasil, Marilyn Nascimento, explicou que além do resgate, a organização também atua com protocolos sanitários. “Atuamos na mitigação de possíveis zoonoses que venham a surgir por conta das chuvas, como leptospirose, raiva, leishmaniose, entre outras. Nossa função é agregar, no atendimento das famílias, para que os animais não virem um problema pós-desastre”, disse. O grupo é especializado em situações emergenciais e atuou em eventos como a recente tragédia em Petrópolis (RJ) e Brumadinho (MG).


Na tarde da última segunda-feira (30), a SEDA e o GRAD-Brasil foram acionados para ajudar no resgate aos animais do Abrigo Planeta Patinhas, no bairro do UR-11, Ibura. Gra, uma cadelinha, é uma sobrevivente que foi desenterrada viva pelos voluntários. Os demais foram encontrados mortos ou estão desaparecidos. Ainda no local, ela teve os primeiros atendimentos realizados por médicos veterinários voluntários e da SEDA. Após uma avaliação, foi constatada fratura no membro anterior direito. Em uma ação conjunta, da SEDA com clínicas veterinárias parceiras, foram realizados os exames necessários no animal. A sobrevivente irá, agora, passar por cirurgia e segue acompanhada pela equipe da SEDA.


Hospital Veterinário do Recife


Os atendimentos no Hospital Veterinário do Recife, situado no bairro do Cordeiro, seguem normalmente. Consultas e procedimentos devem ser agendados junto à Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais por meio do telefone (81) 4042-3034. O mesmo número também funciona para denúncias.



 

ANIMAIS DA APIPA EM RISCO DE FOME



 

AJUDE A APIPA - Receita Federal cobra dívida de R$ 3.378,46

 


Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!










Ajude a Apipa - situação de emergência









Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Diário de Pernambuco e SEDA

bottom of page