top of page

Teresa Britto propõe criação de UPA Veterinária no Piauí

Atualizado: 27 de set. de 2022

Mais uma proposição legislativa da deputada estadual Teresa Britto (PV) é submetida à apreciação da ALEPI para garantir direitos aos animais no Piauí. O Indicativo de Projeto de Lei proposto pela parlamentar visa criar as Unidades de Pronto Atendimento Veterinário (UPA VET) para atendimento gratuito de animais carentes no Estado.


UPA VET é mais uma proposta da deputada Teresa Britto (PV) que visa implementar políticas públicas aos animais no Estado do Piauí. (Fotos: PETZ / VIEX)

A proposta foi apresentada à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) pela deputada estadual Teresa Britto (PV), em forma de Indicativo de Projeto de Lei, e prevê criar as Unidades de Pronto Atendimento Veterinário no Estado do Piauí (UPA VET), tendo o objetivo de prestar atendimento veterinário com serviço de urgência e emergência voltado a socorrer animais de estimação, também oferecendo equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento desses animais, incluindo vacinações, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós cirúrgico, em forma de serviço público gratuito oferecido pelo Estado.


As organizações não governamentais, que tenham como finalidade estatutária a proteção animal, os protetores de animais autônomos e os animais tutelados por pessoas de baixa renda terão direito aos atendimentos veterinários gratuitos oferecidos pela UPA VET.


Ao justificar esse Indicativo de Projeto de Lei, a deputada Teresa Britto (PV) destaca que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existem mais de 30 milhões de animais abandonados do Brasil, e que é importante garantir que eles também possam ter atendimento, assim como os que fazem parte das famílias de baixa renda no Estado.


“É indispensável a criação da 'UPA VET' em cada uma das regiões geográficas imediatas, no âmbito do Piauí, com vistas a possibilitar atendimento, notadamente, aos animais sob a guarda de pessoas de baixa renda, que não podem pagar o alto valor dos medicamentos veterinários, deixando seus animais, quando doentes, sofrerem sem tratamento adequado, chegando a óbito ou abandonando-os nas ruas, nessas condições”, explicou a parlamentar.


Como é um Indicativo de Projeto de Lei, a proposta precisa passar pelas comissões técnicas, e depois pelo plenário da ALEPI. Se aprovado, segue para a governadora Regina Sousa (PT), que irá decidir se vai transformar a proposta em Projeto de Lei, já que somente o Poder Executivo possui autonomia para criar esse tipo de atribuição.





Concorra a um MEGA PRÊMIO por apenas R$ 5,00







Neste 2022, vote consciente, vote pelos animais!


Em ano eleitoral, muitos candidatos se apresentam como defensores dos animais, com o intuito de conseguir votos. O eleitor precisa ficar atento para não ser enganado por políticos oportunistas, sabendo identificar os candidatos verdadeiramente comprometidos com a causa animal. Fique alerta!





Campanha: coleta de doações para o abrigo da Apipa



ANIMAIS VIVENCIAM INSEGURANÇA ALIMENTAR - VEJA COMO AJUDAR



Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com








Ajude a Apipa - situação de emergência








Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo).

Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram. Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Com informações do Cidadeverde.com

bottom of page