top of page

Salve os JUMENTOS: apoie o movimento contra o abate desses inocentes

Atualizado: 26 de set. de 2022

Amigos, temos poucas horas para pressionar os desembargadores que vão julgar a 'LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL'. Julgamento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, no TRF-1, em Brasília. Pedimos que participem desta ação de solidariedade para apoiar o movimento que luta pela preservação dos jumentos no Brasil. Ajudem!


PARTICIPE! Faça este gesto de solidariedade para apoiar a luta pela preservação dos jumentos no Brasil. (Foto: FNDJ)

Pessoal, queremos 'RESTABELECER A LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL'. O julgamento do Agravo Interposto na SLAT Nº 1002961-62.2019.4.01.0000 ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, no TRF-1, em Brasília. Temos pouco tempo! É preciso que nos mobilizemos ao máximo para que os desembargadores nos notem e votem pela manutenção da vida dos jumentos no Brasil. Estamos pedindo que julguem a liminar suspendendo o abate dos animais. Por favor, compartilhem, acessem o site e enviem os e-mails.


Para participar da ação 'SALVE OS JUMENTOS', mobilização que busca preservar os jumentos nordestinos, pressionando os desembargadores a votarem a favor da 'LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL', é só acessar a página do formulário (link abaixo) e preencher os campos com o seu e-mail, nome, sobrenome e clicar no botão 'ENVIAR EMAIL'. Pronto, simples assim. Com este gesto de solidariedade, você vai dar uma importante contribuição para apoiar o movimento que luta pela preservação dos jumentos no Brasil. Juntos, seremos mais fortes!



A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ) conseguiu, em 2018, liminar em ação judicial para proibir o abate, porém alguns meses depois essa liminar foi derrubada e o abate continua até hoje.



O abate de equídeos, como cavalos, mulas e jumentos, é aprovado no Brasil há muitos anos, e o decreto 9013/2017 oferece o arcabouço legal que permite o abate de jumentos e outras espécies. Com base em dados do Mapa, o artigo aponta que foram abatidos legalmente 135.254 jumentos, entre 2002 e 2019.



A justificativa para a permissão da prática do abate deste animal, símbolo da cultura nordestina, seria o crescimento econômico da população do Nordeste, contudo, não há nenhum indício de melhoria na economia até hoje. Conclui-se que apenas pequenos grupos nichados de pessoas enriquecem com o comércio e morte destes seres inocentes.



Assista à entrevista com o deputado Célio Studart (PV-CE), concedida à TV Câmara. Studart defende que venda de pele de jumento seja proibida (vídeo).



O fim da vida não é o que acontece de pior na atividade que envolve o abate de jumentos no Brasil para exportação da pele para a China. Antes de terem suas vidas ceifadas nos abatedouros, os animais são submetidos a extremo sofrimento, sem ter acesso a alimentação e água. Muitos morrem por inanição absoluta, em um dantesco estado de barbárie e crueldade.

  • Os jumentos são capturados em diferentes estados do Nordeste.

  • São transportados por vários dias sem água nem comida.

  • Acabam morrendo dentro dos caminhões - as perdas são em torno de 20%.

  • Existem casos de fraturas, devido à superlotação no transporte.

  • Chegam às fazendas de espera e são aglomerados até que o número de animais compense o transporte para os abatedouros legalizados ou clandestinos.


A prática desta nefasta atividade exploratória é indefensável! Animais não são produtos!



Assine a PETIÇÃO pelo fim do abate de jumentos


O abate de jumentos no Brasil deve cessar imediatamente - os jumentos têm direito à vida! Mostre que esta atividade nefasta constrange e revolta a população brasileira. Assine este abaixo-assinado, reforçando a luta pela vida destes inocentes indefesos.



Conheça mais sobre a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ)


 

Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com









Ajude a Apipa - situação de emergência












Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Comments


bottom of page