Salve os JUMENTOS: apoie o movimento contra o abate desses inocentes
Atualizado: 26 de set. de 2022
Amigos, temos poucas horas para pressionar os desembargadores que vão julgar a 'LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL'. Julgamento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, no TRF-1, em Brasília. Pedimos que participem desta ação de solidariedade para apoiar o movimento que luta pela preservação dos jumentos no Brasil. Ajudem!

Pessoal, queremos 'RESTABELECER A LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL'. O julgamento do Agravo Interposto na SLAT Nº 1002961-62.2019.4.01.0000 ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, no TRF-1, em Brasília. Temos pouco tempo! É preciso que nos mobilizemos ao máximo para que os desembargadores nos notem e votem pela manutenção da vida dos jumentos no Brasil. Estamos pedindo que julguem a liminar suspendendo o abate dos animais. Por favor, compartilhem, acessem o site e enviem os e-mails.
Para participar da ação 'SALVE OS JUMENTOS', mobilização que busca preservar os jumentos nordestinos, pressionando os desembargadores a votarem a favor da 'LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL', é só acessar a página do formulário (link abaixo) e preencher os campos com o seu e-mail, nome, sobrenome e clicar no botão 'ENVIAR EMAIL'. Pronto, simples assim. Com este gesto de solidariedade, você vai dar uma importante contribuição para apoiar o movimento que luta pela preservação dos jumentos no Brasil. Juntos, seremos mais fortes!
A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ) conseguiu, em 2018, liminar em ação judicial para proibir o abate, porém alguns meses depois essa liminar foi derrubada e o abate continua até hoje.
O abate de equídeos, como cavalos, mulas e jumentos, é aprovado no Brasil há muitos anos, e o decreto 9013/2017 oferece o arcabouço legal que permite o abate de jumentos e outras espécies. Com base em dados do Mapa, o artigo aponta que foram abatidos legalmente 135.254 jumentos, entre 2002 e 2019.
A justificativa para a permissão da prática do abate deste animal, símbolo da cultura nordestina, seria o crescimento econômico da população do Nordeste, contudo, não há nenhum indício de melhoria na economia até hoje. Conclui-se que apenas pequenos grupos nichados de pessoas enriquecem com o comércio e morte destes seres inocentes.
Assista à entrevista com o deputado Célio Studart (PV-CE), concedida à TV Câmara. Studart defende que venda de pele de jumento seja proibida (vídeo).
O fim da vida não é o que acontece de pior na atividade que envolve o abate de jumentos no Brasil para exportação da pele para a China. Antes de terem suas vidas ceifadas nos abatedouros, os animais são submetidos a extremo sofrimento, sem ter acesso a alimentação e água. Muitos morrem por inanição absoluta, em um dantesco estado de barbárie e crueldade.
Os jumentos são capturados em diferentes estados do Nordeste.
São transportados por vários dias sem água nem comida.
Acabam morrendo dentro dos caminhões - as perdas são em torno de 20%.
Existem casos de fraturas, devido à superlotação no transporte.
Chegam às fazendas de espera e são aglomerados até que o número de animais compense o transporte para os abatedouros legalizados ou clandestinos.
A prática desta nefasta atividade exploratória é indefensável! Animais não são produtos!
Assine a PETIÇÃO pelo fim do abate de jumentos
O abate de jumentos no Brasil deve cessar imediatamente - os jumentos têm direito à vida! Mostre que esta atividade nefasta constrange e revolta a população brasileira. Assine este abaixo-assinado, reforçando a luta pela vida destes inocentes indefesos.
Conheça mais sobre a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ)
Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa
CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
➥ Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave
➥ Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda
➥ Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa
➥ Ajude o Oliver: sofrido gatinho resgatado pela Apipa
➥ Urgente: filhotes precisam de tapetes higiênicos na Apipa
➥ Natalina: ajude cadelinha atropelada à véspera de Natal
➥ Ajude! Cadela em estado deplorável é socorrida pela Apipa
Ajude a Apipa - situação de emergência
➥ Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo
➥ S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo
➥ Feliz aniversário, protetora Isabel Moura
➥ Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa
➥ Ajude gatinho resgatado com as patas fraturadas
➥ Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa
➥ Apipa completa 14 anos de fundação
➥ Ajude: gatinho com graves lesões é internado para tratamento
➥ Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro
➥ Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos
➥ Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT
➥ Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise
Produtos APIPA® - Promoção Especial
PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45
➥ Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes
Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.
➥ Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio
➥ Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram
➥ Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA
➥ Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente
Solidarize-se com os animais da APIPA
Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).
Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.
➥ Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergência ➥ Ajude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamento ➥ Castrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPA ➥ Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida ➥ APIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentena ➥ Ajude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária
Como ajudar a APIPA
Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia ➥ Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56
Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com
Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com
Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4
➥ Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina ➥ AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA