top of page

Salve os JUMENTOS: apoie o movimento contra o abate desses inocentes

Atualizado: 26 de set. de 2022

Amigos, temos poucas horas para pressionar os desembargadores que vão julgar a 'LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL'. Julgamento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, no TRF-1, em Brasília. Pedimos que participem desta ação de solidariedade para apoiar o movimento que luta pela preservação dos jumentos no Brasil. Ajudem!


PARTICIPE! Faça este gesto de solidariedade para apoiar a luta pela preservação dos jumentos no Brasil. (Foto: FNDJ)

Pessoal, queremos 'RESTABELECER A LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL'. O julgamento do Agravo Interposto na SLAT Nº 1002961-62.2019.4.01.0000 ocorrerá nesta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 14h, no TRF-1, em Brasília. Temos pouco tempo! É preciso que nos mobilizemos ao máximo para que os desembargadores nos notem e votem pela manutenção da vida dos jumentos no Brasil. Estamos pedindo que julguem a liminar suspendendo o abate dos animais. Por favor, compartilhem, acessem o site e enviem os e-mails.


Para participar da ação 'SALVE OS JUMENTOS', mobilização que busca preservar os jumentos nordestinos, pressionando os desembargadores a votarem a favor da 'LIMINAR QUE PROÍBE O ABATE DE JUMENTOS NO BRASIL', é só acessar a página do formulário (link abaixo) e preencher os campos com o seu e-mail, nome, sobrenome e clicar no botão 'ENVIAR EMAIL'. Pronto, simples assim. Com este gesto de solidariedade, você vai dar uma importante contribuição para apoiar o movimento que luta pela preservação dos jumentos no Brasil. Juntos, seremos mais fortes!


ENVIAR O SEU E-MAIL AGORA


A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ) conseguiu, em 2018, liminar em ação judicial para proibir o abate, porém alguns meses depois essa liminar foi derrubada e o abate continua até hoje.



O abate de equídeos, como cavalos, mulas e jumentos, é aprovado no Brasil há muitos anos, e o decreto 9013/2017 oferece o arcabouço legal que permite o abate de jumentos e outras espécies. Com base em dados do Mapa, o artigo aponta que foram abatidos legalmente 135.254 jumentos, entre 2002 e 2019.



A justificativa para a permissão da prática do abate deste animal, símbolo da cultura nordestina, seria o crescimento econômico da população do Nordeste, contudo, não há nenhum indício de melhoria na economia até hoje. Conclui-se que apenas pequenos grupos nichados de pessoas enriquecem com o comércio e morte destes seres inocentes.


ENVIAR O SEU E-MAIL AGORA


Assista à entrevista com o deputado Célio Studart (PV-CE), concedida à TV Câmara. Studart defende que venda de pele de jumento seja proibida (vídeo).



O fim da vida não é o que acontece de pior na atividade que envolve o abate de jumentos no Brasil para exportação da pele para a China. Antes de terem suas vidas ceifadas nos abatedouros, os animais são submetidos a extremo sofrimento, sem ter acesso a alimentação e água. Muitos morrem por inanição absoluta, em um dantesco estado de barbárie e crueldade.

  • Os jumentos são capturados em diferentes estados do Nordeste.

  • São transportados por vários dias sem água nem comida.

  • Acabam morrendo dentro dos caminhões - as perdas são em torno de 20%.

  • Existem casos de fraturas, devido à superlotação no transporte.

  • Chegam às fazendas de espera e são aglomerados até que o número de animais compense o transporte para os abatedouros legalizados ou clandestinos.


A prática desta nefasta atividade exploratória é indefensável! Animais não são produtos!


ENVIAR O SEU E-MAIL AGORA


Assine a PETIÇÃO pelo fim do abate de jumentos


O abate de jumentos no Brasil deve cessar imediatamente - os jumentos têm direito à vida! Mostre que esta atividade nefasta constrange e revolta a população brasileira. Assine este abaixo-assinado, reforçando a luta pela vida destes inocentes indefesos.


ASSINAR A PETIÇÃO


Conheça mais sobre a Frente Nacional de Defesa dos Jumentos (FNDJ)

@frentedefesajumentos


 

Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com


Ajude salvar o Zeca! Cãozinho com erliquiose em estado grave


Stallone: cãozinho vítima de crueldade pede ajuda


Estoque ZERADO: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS da Apipa


Ajude o Oliver: sofrido gatinho resgatado pela Apipa


Urgente: filhotes precisam de tapetes higiênicos na Apipa


Natalina: ajude cadelinha atropelada à véspera de Natal


Ajude! Cadela em estado deplorável é socorrida pela Apipa


Ajude a Apipa - situação de emergência

Doe RAÇÃO URGENTE: estoque de alimentos novamente zerado no abrigo

S.O.S APIPA: falta RAÇÃO para os CÃES e GATOS do abrigo


Feliz aniversário, protetora Isabel Moura


Natal Sem Fome: falta ração para os animais da Apipa


Ajude gatinho resgatado com as patas fraturadas


Neste Natal, apadrinhe uma castração na Apipa


Apipa completa 14 anos de fundação


Ajude: gatinho com graves lesões é internado para tratamento


Dívida paga: Apipa agradece apoio recebido na Campanha Livro de Ouro


Ajude! Apipa vivencia maior crise de escassez de recursos


Ajude! Cadelinha inicia tratamento de TVT


Ajude! Apipa tenta contornar os efeitos devastadores da crise


Produtos APIPA® - Promoção Especial

Veja no Instagram


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45

Adquira camisas da coleção da APIPA e ajude animais carentes


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.

Novo post no Instagram


Lennon: gatinho com necessidades especiais precisa de apoio


Conheça caminhas para pets à venda na APIPA - Instagram


Mostrando o Abrigo de Animais Carentes da APIPA


Ajude a APIPA castrar cadelinha reabilitada de acidente



Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Ajude! Cadela atropelada é submetida a cirurgias de emergênciaAjude! Cadelinhas doentes com TVT precisam continuar tratamentoCastrar é preciso: apadrinhe uma castração no abrigo da APIPAGuarda Responsável de Animais: assumindo uma vidaAPIPA registra aumento de 50% nas adoções de animais durante quarentenaAjude a APIPA quitar dívidas pendentes em clínica veterinária

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! ➥ Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemiaPandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: ➥ Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4

Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em TeresinaAJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA

bottom of page