top of page

Ração a granel: cinco motivos para NÃO comprar

Atualizado: 15 de jan. de 2022

CUIDADO! Ração a granel é exposta em condições precárias de higiene e conservação, além da falta de informações nutricionais e de validade do produto, podendo causar muito mal aos cães e gatos que a consumirem.

Qualidade do alimento fica comprometida por conta da exposição inadequada. (Foto: Pixabay)

É bastante comum encontrar estabelecimentos que comercializam ração a granel. Muitos tutores de cães e gatos optam por esse tipo de produto para testar se o animal vai gostar de um determinado sabor ou até mesmo para tentar economizar dinheiro. Mas o que se sabe, todavia, é que há diversos riscos no consumo do alimento vendido dessa forma.


Entenda os motivos pelos quais você não deve comprar ração a granel para o seu animal de estimação. Confira no vídeo.



Garantia


Comprando ração a granel você não terá nenhuma garantia da qualidade do produto. Infelizmente, muitas pessoas optam pela ração a granel pensando na economia, mas ninguém pode garantir a você que o vendedor não esteja tentando levar alguma vantagem misturando rações e até adicionando rações velhas, vencidas, para não perder dinheiro.


Portanto, recomendamos que os tutores evitem comprar ração a granel, para não colocar a saúde e o bem-estar do pet em risco.


Validade


Algumas lojas despejam os grãos em compartimentos plásticos. Dessa forma, não há como saber se aquela ração está dentro do prazo de validade ou se, por acaso, há grãos vencidos. A única forma de ter certeza sobre isso é checando as informações na embalagem original do produto lacrado.


Falta de informação


No verso das embalagens de ração, o tutor pode conferir a tabela nutricional do respectivo alimento. A partir das informações contidas nela e na composição do produto, poderá fazer o balanço energético adequado para o seu animal de estimação, evitando servir porções maiores ou menores que a necessidade diária.


Conservação


A embalagem original é pensada para proteger os grãos dos fatores externos e deve ficar sempre fechada para conservar a qualidade do alimento.


Ao ficaram expostas nas lojas, algumas vezes em sacos abertos ou em potes sem tampas, as rações têm contato com variações de temperatura, luminosidade, a umidade e o ar ambiente. Esses fatores contribuem para a oxidação de alguns nutrientes presentes na composição das rações, fazendo com que o animal não receba a nutrição adequada.


Higiene


Além da perda nutricional, outro fator de risco relacionado à exposição é que, dependendo das condições de umidade e temperatura, fungos do ambiente podem se proliferar e afetar as rações. Isso pode causar reações indesejadas no cão ou gato, como vômitos, diarreias e outros problemas graves.


Outro detalhe é que a ração exposta atrai algumas pragas, como ratos, baratas, moscas. Tudo isso pode afetar a saúde do pet que vai ingerir o produto contaminado.


À primeira vista, as rações a granel podem parecer um bom negócio, devido a seu baixo custo. Mas levando em conta os riscos inerentes a seu consumo, na prática, podem resultar num melancólico "barato que saiu caro".


Assim expostas, há a deterioração rápida, com perda da capacidade nutricional. (Foto: Portal dos Cães e Gatos)



Faça um gesto de amor pelos animais da Apipa


CONTA BANCÁRIA DA APIPA PARA DOAÇÕES CNPJ: 10.216.609/0001-56


Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Chave Pix: apipa.bbrasil@gmail.com





Ajude a Apipa - situação de emergência












Produtos APIPA® - Promoção Especial


PROMOÇÃO INCRÍVEL - CAMISAS POR R$ 45


Cadelinha Érica quer ser adotada - ajude realizar a castração.







Solidarize-se com os animais da APIPA

Solidarize-se com os cães e gatos carentes assistidos pela APIPA. O nosso centro de acolhimento está sempre superlotado, operando com o dobro de sua capacidade, sendo necessário que se faça coletas diárias de doações de ração, material de limpeza, medicamentos veterinários e jornais. Um dia de consumo de ração no abrigo equivale a 25 kg para os cães adultos e entre 12 e 15 kg para os gatos, sem contar os filhotes. Para fazer a higienização do abrigo, usamos diariamente 5 litros de desinfetante e 5 litros de detergente, além de muito saco de lixo, esponjas, vassouras e rodos. O amigo interessado em ajudar pode entregar os donativos diretamente na sede da Entidade, ou ainda, se preferir, fazer as doações em dinheiro por meio de depósitos bancários (contas abaixo). A protetora Isabel Moura, que é uma das fundadoras e membro da atual diretoria executiva da APIPA, fala um pouco sobre a importância da adoção de animais carentes e o trabalho que a Entidade desenvolve na reabilitação de cães e gatos resgatados em situação de maus-tratos e abandono (vídeo).


Devido à pandemia, as visitas ao abrigo da APIPA sofreram algumas restrições, sendo agora necessário que o visitante faça prévio agendamento por meio do Instagram.

Como ajudar a APIPA

Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos! Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos: Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações) CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8 Pix: apipa.bbrasil@gmail.com

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0 Pix: apipa.cef@gmail.com

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4



Com informações do Folha de Pernambuco

bottom of page