top of page

Quarentena: amigos pets são maiores aliados

Os maiores aliados em tempos de isolamento social pela Covid-19 são os animais de estimação. Ficar mais perto do pet nesse período resulta em ganho para a convivência, fortalecendo laços de amizade e cuidados.

Pets deixam as pessoas mais felizes, aumentando os níveis de serotonina. As pessoas conseguem enfrentar esses dias difíceis com menos estresse. (Foto: GI / Getty Images)

Muitos já são os estudos que demonstram que a companhia de um pet faz diferença para melhorar sintomas de ansiedade e depressão. Também se observa que o convívio com animais de estimação eleva a qualidade de vida das pessoas mais velhas, especialmente diante da síndrome do ninho vazio, quando os filhos deixam a casa.


E em tempos de coronavírus e isolamento social? Saiba que os bichos ajudam a conservar nossa saúde mental.


Já é comprovado cientificamente que a convivência com um pet aumenta a concentração, em nosso sangue, de uma substância chamada serotonina, que ficou conhecida como 'hormônio da felicidade'. A presença de uma mascote por perto também reduz nossos níveis do hormônio do estresse. Está aí a explicação fisiológica de nos sentirmos tão bem junto aos nossos pets.



Desse modo, os animais podem nos auxiliar a enfrentar com menos estresse períodos de quarentena ou distanciamento social, como o que atravessamos no mundo todo, por conta da atual pandemia. E isso vale sobretudo para os idosos, que, por estarem no grupo de risco para o coronavírus, devem isolar-se ainda mais.


Para que possamos retribuir o carinho e benefício da sua companhia, não podemos nos esquecer dos cuidados com os animais nesse momento. Certifique-se de manter um estoque de ração em quantidade adequada, bem como medicamentos de uso crônico, caso o bicho dependa deles. Manter a vacinação em dia também é importante, porque diminui a necessidade de ter de correr para o veterinário diante de uma infecção inesperada.


Além disso, é bacana oferecer brinquedos e petiscos para divertir o bicho junto à família. E lembre-se de que, ainda que você não possa sair com o pet às ruas, é possível promover brincadeiras dentro de casa para exercitá-lo. Vale jogar bolinha, correr ao lado dele… Estímulos não faltam.


Em relação aos animais que se acostumaram a fazer suas necessidades na rua, saia de casa mas evite aglomerações - e não se esqueça de recolher os dejetos da via pública. Se o tutor for idoso, convém ter uma rede de contatos (vizinhos, parentes, amigos) para dar suporte ao animal e passear com ele nesse período. Lembrando que os passeios devem ser curtos e em locais com pouca gente. Também, nunca é demais ressaltar, observe os horários indicados para passeios, a fim de não comprometer o bem-estar do pet.



Se a sua rotina permitir, aproveite o tempo maior para curtir seu pet. Ele certamente ficará feliz de ficar horas a mais com seus familiares. E a troca de carinho e boa energia vai ajudar a amenizar esse período difícil para todos.




Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!




Faça a sua doação de ração para cães e gatos:


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4




APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.



Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA


As adoções tinham sido temporariamente suspensas por conta da pandemia. Atendendo a pedidos de amigos, a APIPA já começa a disponibilizar alguns animais para adoção. Confira mais informações em post no Facebook.


Com informações do Pet Saudável

bottom of page