top of page

Projeto de Lei quer permitir visita de Pets nos hospitais de Teresina

Atualizado: 15 de nov. de 2019

Proposição da vereadora Pollyanna Rocha (PV) pretende liberar a entrada de animais em visita a tutores internados em hospitais de Teresina.


Um Projeto de Lei (PL) propõe que animais de estimação possam entrar em hospitais públicos ou privados de Teresina para visitar seus tutores, quando estes estiverem internados. A proposta é da vereadora Pollyanna Rocha (PV), que destaca que as visitas seguirão normas rígidas e definidas pelas casas de saúde.


"As pessoas que convivem com animais sabem o quanto essa parceria é sadia e benéfica. A proposta é que os pacientes possam ter acesso à alegria e ao amor dos seus animais de estimação no ambiente hospitalar, desde que sejam obedecidos rígidos critérios a serem determinados pelos médicos e casas de saúde", disse a autora do projeto.


De acordo com o PL, o ingresso de animais de estimação nas unidades hospitalares da capital somente poderá ocorrer em companhia de algum familiar do paciente ou acompanhante que seja habituado no manejo do animal.


Animais poderão visitar pacientes internados em hospitais de Teresina. (Foto: Mais Goiás)

Nos hospitais, o transporte deve ser realizado em caixas específicas para este fim, de acordo com o tamanho e a espécie de cada animal visitante, ressalvando o caso de cães de porte médio ou grande.


"Atualmente, os animais têm ocupado grande espaço em nossas vidas e são considerados entes da família. Muitos os amam tanto a ponto de considerá-los como filhos", frisa Pollyanna Rocha.


Em outros estados do país, a Terapia Assistida por Animais (TAA) já é realidade como em Goiás, Ceará e São Paulo. Entre os benefícios estariam, por exemplo, a melhora no quadro de saúde e, consequentemente, a redução no tempo de internação.


"Há estudos demonstrando que a eficácia do tratamento é cientificamente comprovada. A Pet Terapia é um instrumento benéfico para restaurar a saúde da pessoa doente. O fortalecimento do vínculo afetivo entre o humano e o animal de estimação é de extrema importância para o sucesso do tratamento. Desta maneira, só vimos bons motivos ao propor este projeto e estamos otimistas quanto à sua aprovação", conclui a vereadora.


Conforme a proposição os pets não serão permitidos em alguns setores hospitalares como quimioterapia, transplante, assistência a pacientes vítimas de queimaduras, farmácia entre outros.


O PL foi apresentado no plenário da Câmara de Vereadores de Teresina na semana passada e tramita agora na comissão jurídica desta casa legislativa. Caso a proposta seja aprovada nesta comissão, volta ao plenário para apreciação e votação e, sendo aprovada, segue para a sanção do prefeito.


Com informações do Bicharada


===================


Link da matéria (fonte):

https://cidadeverde.com/bicharada/99399/projeto-propoe-que-animais-visitem-donos-em-hospitais-de-teresina



bottom of page