• Apipa

Prefeitura de Jacobina nega participação em captura de cães

Cachorros abandonados são capturados com requintes de crueldade pelas ruas de Jacobina, PI. Por meio do Instagram, o prefeito Gederlanio Rodrigues afirma que Prefeitura não teve qualquer participação nos atos nefastos que resultaram em maus-tratos aos inocentes.

Mais uma barbárie praticada contra cachorros abandonados. Inocentes são capturados com requintes de crueldade na cidade de Jacobina - PI. (Imagens: Divulgação / APIPA / Instagram)

O prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira, mais conhecido como GD, tornou pública uma nota de esclarecimento na terça-feira (21) após a divulgação de vídeos e fotos de cachorros de rua sendo capturados de forma violenta no município de Jacobina do Piauí.


APIPA repudia ações violentas do CCZ na captura de cães em Teresina


A nota divulgada pelo prefeito em rede social, no Instagram, afirma que a Prefeitura de Jacobina não teve qualquer participação na captura dos animais, e que isso foi feito por outras pessoas.



“Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais. Como poderia agir de modo irresponsável na apreensão sem ter condições de manter estes animais em abrigo? Portanto, afasto de plano quaisquer afirmações acerca de suposta intervenção, autorização, apoio, fomento ou qualquer estímulo por parte da administração municipal para que houvesse a apreensão destes animais”, afirmou o prefeito.


GD destacou que a prefeitura não possui abrigo de animais, mas que está trabalhando para garantir a proteção dos cachorros. “Ressaltamos ainda que tentaremos de todas as formas para abrigar estes animais em abrigos temporários, até encontrarmos a solução definitiva. A nós cabe empreender todos os esforços necessários a correta resolução do problema, que passa não só pela administração municipal, mas por toda a população de Jacobina, ao exercer um ato de amor, adotando um cão de rua, ou não o abandonando, pois só assim teremos uma cidade melhor”, disse.


Relação dos maus-tratos aos animais com a violência doméstica


Nessa quarta-feira (22) o prefeito fez uma nova postagem no seu Instagram e afirmou que os cães estão em um abrigo temporário, enquanto será providenciado um local mais adequado e que um veterinário irá fazer uma análise clínica de todos os cachorros.



“Nossa administração está preparando um local adequado e o veterinário está fazendo uma análise clínica da real situação de todos os cachorros e todos serão bem cuidados. É importante ressaltar também que após todos os trâmites legais, os cachorros ficarão à disposição para adoção”, explicou.


STF proíbe sacrifício de animais apreendidos por maus-tratos


O que diz a APIPA


Em sua fanpage, no Facebook, a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA) emite nota sobre o posicionamento da prefeitura de Jacobina, enquanto manifesta o seu irrestrito apoio ao município, com vistas a alcançar solução plausível para o caso em questão. “A tutela desses animais será observada com cautela por nós e representantes da causa animal próximos à localidade. As providências jurídicas já foram tomadas e os responsáveis serão encontrados, mais cedo ou mais tarde. Cabe ao município apurar os fatos e cumprir a lei. Deixamos claro também que a APIPA está disponível para auxiliar ou sanar qualquer dúvida do município acerca dos cuidados, direitos e bem-estar animal para que, juntos, possamos encontrar formas de educar e conscientizar a população sobre isso”, diz a Entidade. Veja íntegra em post no Facebook.


Abril Laranja: prevenção da crueldade contra animais


Nota do prefeito GD

Na data de hoje, 21, Feriado de Tiradentes, fomos surpreendidos com imagens de apreensão de cachorros de rua em nosso município. Diante do triste fato que hoje se noticiou amplamente nas redes sociais temos a esclarecer o que se segue:


Desde que assumimos o município temos empreendido esforços nas mais diversas áreas de atuação, em especial, na garantia da proteção dos animais e de um meio ambiente sustentável para todos.


Pelo teor das imagens divulgadas hoje percebe-se claramente que não há nenhum agente do município envolvido em tais atos, não partindo deste gestor quaisquer atos formais que autorizassem o recolhimento destes cães, pois não há no município abrigo adequado para estes animais. Como poderia agir de modo irresponsável na apreensão sem ter condições de manter estes animais em abrigo? Portanto, afasto de plano quaisquer afirmações acerca de suposta (o) intervenção, autorização, apoio, fomento ou qualquer estimulo por parte da administração municipal para que houvesse a apreensão destes animais.


Não há qualquer ato formal nesse sentido. Informamos ainda que estamos junto com nossa assessoria técnica e jurídica buscando a melhor solução para a pronta resolução do caso e garantimos a todos que não haverá por parte desta gestão qualquer ato que autorize ou estimule a matança desses animais, pois não coadunamos com qualquer ato que venha a atentar contra a vida, seja ela humana ou para alguns, destes pequenos seres, que merecem e gozam, SIM, da proteção estatal.


Ressaltamos ainda que tentaremos de todas as formas abrigar estes animais em abrigos temporários, até encontrarmos a solução definitiva. A nós cabe empreender todos os esforços necessários a correta resolução do problema, que passa não só pela administração municipal, mas por toda a população de Jacobina, ao exercer um ato de amor, adotando um cão de rua, ou não o abandonando, pois só assim teremos uma cidade melhor pra se viver. Sejamos mais humanos e deixemos um espaço em nossa casa e no coração para esses seres, que muito tem a nos ensinar.


Prefeito Gederlanio Rodrigues de Oliveira

Crime: abandono de cão na porta da APIPA causa revolta e indignação


Coronavírus: face mais cruel da pandemia é abandono de animais


Guarda Responsável de Animais: assumindo uma vida


Como ajudar a APIPA


Existem diversas formas com as quais o amigo pode participar para contribuir com o trabalho assistencial da APIPA. Um modo bem simples e rápido de ajudar é fazer as doações em dinheiro por meio de transferência/depósito bancário (contas abaixo). O amigo também pode fazer doações (online) por meio do PagSeguro. Lembrando que a nossa associação sobrevive unicamente de doações. Não deixe de oferecer a sua solidariedade em prol do bem-estar dos nossos bichinhos carentes. Ajude-nos!


Pandemia: APIPA sofre com redução de 70% nas DOAÇÕES ao abrigo Faça a sua doação de ração para cães e gatos:

Ajude! Falta ração para alimentar mais de 300 animais famintos


CONTAS BANCÁRIAS DA APIPA (doações)


CNPJ: 10.216.609/0001-56

  • Banco do Brasil Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

  • Caixa Econômica Federal Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

  • Banco Santander Ag: 4326 / CC: 13000087-4


Abandono de animais aumenta e APIPA pede ajuda em Teresina


AJUDE os animais carentes do abrigo da APIPA


APIPA suspende temporariamente as visitas e adoções de animais, em cautela à pandemia de coronavírus. No entanto, vem lembrar aos amigos que a rotina interna em seu centro de acolhimento continua com seu funcionamento normal, pois não pode parar. Pedimos que continuem ajudando, fazendo as doações.


Ajude! APIPA pede que as doações continuem durante pandemia


Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA


As adoções tinham sido temporariamente suspensas por conta da pandemia. Atendendo a pedidos de amigos, a APIPA já começa a disponibilizar alguns animais para adoção. Confira mais informações em post no Facebook.


Com informações do GP1

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS

CNPJ: 10.216.609/0001-56

BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0

BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

contato.apipa@gmail.com

Rua Trinta e Oito, 1041 - Loteamento Vila Uruguai - Bairro Uruguai (6 quadras após a UNINOVAFAPI)

Teresina, PI - CEP 64073-167

COPYRIGHT © 2018

Site criado pela Pix Marketing Digital

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon