top of page

Polícia resgata animais em situação degradante em Teresina

Animais em situação de degradação são resgatados de abrigo clandestino em Teresina. Bichos doentes e em estado avançado de desnutrição eram mantidos por uma jovem que deverá responder por crime de maus-tratos a animais.

O crime foi denunciado pela Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-PI e é investigado pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente - DPMA. (Fotos: Divulgação / Piauí Hoje)

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) resgatou, nesta quarta-feira (22), vários animais (20 cães, 3 gatos e 1 cabra) que eram mantidos em abrigo clandestino localizado numa residência do bairro Três Andares, Zona Sul de Teresina. A maioria dos bichos estava em situação extrema de magreza e todos foram diagnosticados com Leishmaniose (calazar). Uma jovem estudante, que não teve a identidade revelada, é a responsável pelo local e deverá responder por crime de maus-tratos a animais.


Assista ao vídeo / TV Cidade Verde


A DPMA recebeu a denúncia por meio do Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) em dezembro de 2019. A delegada Edenilza Viana, disse que foram flagrados animais doentes, sem água, sem comida e em um ambiente totalmente insalubre.


"Era um local totalmente insalubre, dava muita pena em ver cada animal com pelos caídos, unhas muito grandes e magros. A investigada já prestou depoimento e disse que era protetora, que pegava animais doentes na rua, levava para casa para cuidar, mas constatamos outra situação. Bichos sem comida, sem água, doentes, operados e um local totalmente sujo, não havia proteção nem para sol ou chuva", disse a delegada. Na casa foi flagrada ainda uma cabra com mastite (inflamação da mamas).


A titular da DPMA também apura o recebimento de doações em dinheiro para o abrigo clandestino e alerta para o perigo que moradores e animais no bairro estão correndo pela presença de tantos animais com calazar.


"Todos os animais resgatados estão com Leishmaniose. Fica o alerta para a população daquele bairro para averiguar os sintomas da doença. A zoonoses vai vistoriar a área, pulverizar para combater os vetores. Lembrando que os animais não são vilões, mas o mosquito e a população que não cuida dos bichos", explica a delegada.


Inquérito policial foi instaurado pela DPMA e, devido a complexidade do caso, a estudante deve ser indiciada pelo crime de maus-tratos.


Os animais foram levados para o Centro de Controle de Zoonoses de Teresina, local em que serão sacrificados.


Ajude a APIPA


APIPA inicia vaquinha virtual com objetivo de quitar elevadas dívidas em clínicas veterinárias. Para tomar parte nesta corrente de amor e solidariedade e dar a sua contribuição para nos ajudar a pagar as nossas dívidas, pedimos que acesse a página da campanha na Kickante para participar fazendo a sua doação à APIPA. Participe e nos ajude agora (link abaixo)!






Para adotar um amiguinho em Teresina, conheça o abrigo de animais carentes da APIPA.


Com informações do Bicharada

bottom of page